slide-slick

AquaRio

em sábado, 23 de setembro de 2017


Conforme comentei no post sobre a Bienal, aproveitei os dois dias que passei no Rio para visitar o AquaRio. O VLT facilita muito a locomoção, e nos deixa praticamente na porta do aquário. Como bom turista que sou, recarreguei meu Bilhete Único e fui para mais essa aventura.

Eu estava hospedado em Botafogo no Rio Hostel. Foi a primeira vez que me hospedei no local, pois o hostel que eu normalmente ficava fechou as portas sem aviso prévio. Eu, quase sempre, prefiro esse tipo de hospedagem, tanto pelo preço quanto pelos contatos e o clima do ambiente. Geralmente uma galera animada que propicia bons e divertidos momentos. A diária ficou em 40 reais com café da manhã incluso, wi-fi, ar condicionado, sala de tv e barzinho.  Eles têm opções de quartos individuais ou compartilhados. O individual sai em torno de 70 reais.  Bom, vamos falar do AquaRio.

O ingresso é um pouco salgado, 80 reais.  Nascidos ou moradores no Estado do Rio de Janeiro pagam 60, desde que comprove na entrada.  Identidade na mão, lá fui eu embarcar nessa viagem maravilhosa ao fundo do mar, cercado por tubarões e outras peixes que nem mesmo sabia da existência.   As fotos não ficaram boas, afinal é proibido o uso do flash lá dentro, priorizando o conforto dos peixinhos. 

As visitas escolares enchem o ambiente de crianças em uma algazarra sem limites.  Coitados dos instrutores e professores!  Nós, pobres mortais, temos que disputar cada um dos espaços com dezenas de pimpolhos afoitos pela novidade.  Como eu já visitei o Aquário de São Paulo, não cheguei a me impressionar com as instalações, embora o AquaRio seja o maior aquário da América do Sul. O melhor, na minha opinião, é o túnel no fundo do maior tanque, que realmente nos encanta e assusta bastante alguns pequeninos.  O AquaRio conta com 4,5 milhões de litros de água salgada distribuídos em 28 recintos.

O aquário conta com espaços reservados para exposições temporárias ou itinerantes, como por exemplo o Museu de Ciência e o Museu do Surf.  Visitei também lá dentro uma exposição da Marinha do Brasil mostrando um pouco de sua história e curiosidades de sua missão no Haiti

Durante o passeio o visitante tem a oportunidade de se sentir no meio de um cardume de sardinhas. O visitante entra por um túnel e fica dentro daquela cúpula, como dá para ver na foto ao lado.  No final, você pode encarar uma longa fila para arriscar tocar  nos tubarões e outros peixes. Como essa área tem os espaços destinados ao descanso dos peixes, você corre o risco de ficar um tempo esperando e não realizar por completo essa façanha.  Esse foi o meu caso, o danadinho do tubarão resolveu se esconder nessa hora.

Fora isso tem muito coisa legal para curtir.  Sendo que essas atividades necessitam de agendamento prévio, pois acontecem em horários e dias especiais.  Entre elas, um tour aos bastidores do aquário acompanhando tarefas como limpeza e manutenção dos tanques, assim como a alimentação dos peixes.  Uma outra atividade bem legal é o Dormindo no Aquário com previsão ainda para esse ano de 2017.  

É um passeio que eu recomendo.  Mesmo sendo caro, só ouvia elogios das pessoas durante o tempo que estive lá.  Só vá preparado para andar e enfrentar a multidão de crianças que poderão também estar em passeio no mesmo horário de sua visita.  Fora isso, é uma aventura bem legal!

http://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Como chegar / Localização

O AquaRio fica no Porto Maravilha do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade. Está localizado no final da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016), ao lado da praça Muhammad Ali e bem em frente aos Armazéns 7 e 8.

Próximo também de inúmeras novas atrações, como o MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Amanhã e o painel "Etnias", o maior painel de grafite do mundo feito pelo artista Kobra.

Horário de Funcionamento

O AquaRio funciona todos os dias das 10h às 18h, com entrada no circuito até 17h. -  Os ingressos são vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado, mas atenção, esse é o horário para a sua entrada. Os visitantes levam, em média, uma hora para percorrer todo o circuito, mas eles não estipulam um tempo máximo para sua permanência, você pode aproveitar o quanto quiser!

Confiram algumas fotos 










30 comentários:

  1. Muito legal esse passeio. Lembra bastante o aquário de São Paulo. Realmente o ingresso é bem salgado! O Brasil deveria investir mais em atividades culturais como museu, teatro, aquários e diminuir os valores de ingresso para incentivar as pessoas a irem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui no Aquário de São Paulo também. A parte dos dinossauros e outros cenários temáticos que vocês tem é muito legal.

      Excluir
  2. Que Paraíso, adoro aquários, e sou apaixonada. Acho lindo ver os animais de tão perto. E olha essa estrela do mar que linda. O passeio deve ter sido incrível.
    Blog Rainara Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível sim. Quanto tiver a oportunidade, não deixe de visitar.

      Excluir
  3. Evandro que maravilha esse passeio que você fez, eu moro no Rio de janeiro e ainda não fui ao AquaRio. Tenho muita vontade de ir, mas o tempo não deixa, que interessante ele por dentro. É um lugar fascinante, ver os peixes nadando, depois da sua postagem vou querer conhecer, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar. Às vezes temos tantos lugares legais pertinho e ainda não visitamos. Vale muito à pena.

      Excluir
  4. Oi tudo bem?
    Que passeio bacana! Aqui em São Paulo também tem um aquário ( que eu nunca fui, porém o preço é quase o mesmo do dai do rio ) E apesar do valor eu também acho que super vale a pena!
    é muito lindo tudo por lá!!
    Otimas fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque. Eu já visitei o de São Paulo. Além dos peixes, o aquário de daí montou cenários bem legais com temas variados que eu achei o máximo.

      Excluir
  5. Bom tarde, como vaiw Que maravilha, gostei bastante de você ter compartilhado a sua viagem para esse aquário, eu acho super lindo, confesso que ainda nao fui no Rio, mas quando eu for, ja anotei mais um lugar marailhoso para conhecer

    ResponderExcluir
  6. Oi Evandro, tudo bem?

    Adorei esse passeio, foi uma ótima forma de você aproveitar mais do Rio de Janeiro. Como sou apaixonada pelo fundo do mar e pelas mais diversas espécies de peixes, com toda certeza ficaria babando neste local. Adorei suas fotos, ficaram muito boas. E obrigada pela dica de hostel, será muito útil rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai também prefiro ficar em hostel e pelos mesmos motivos! E o preço é sempre um ótimo atrativo né, da para usufruir em outras coisas com mais comodidade, rs. Achei bacana que quem é do Rio paga mais barato, diferente forma de atrair a população também né? O AquaRio é enorme! Fiquei impressionada com a quantidade de água, caramba. Que sacanagem o tubarão sacana viu rsrsrs te deixou na mão. Que local lindo, as fotos ficam fantásticas! Criança as vezes causa né rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Dessa forma a pessoa se sente dentro do aquário. Entendo a animação das crianças, é uma boa experiência e um passeio excelente para aprender mais se divertindo. O AquaRio parece um paraíso azul de água e animais adoráveis.O lugar é imenso, fiquei encantada pelo túnel onde dá para sentir-se no meio de um cardume de sardinhas.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Nossa deve ter sido uma experiencia incrível estar dentro de um aquário né? Gostei bastante das suas fotos e se algum dia for pro Rio não vou deixar de visitar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. ola tudo bem ?
    Estou com a passagem pro rio em março , vou levar o neto para comemorar o niver, tinha pesquizado alguns passeios que ele com 9 anos fosse gostar . O aquario foi um deles , estava em duvida mais agora vendo suas fotos tenho certeza que tanto ele quanto a vó vao ficar encantados . Bjssss

    ResponderExcluir
  13. olá!
    Que lugar lindo! Quando for visitar o Rio de Janeiro vou dar uma passadinha no aquário para conhecer, eu adoro a vida marinha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, amei as fotografias, aquela do tubarão então, muito amor. Eu fui no Aquário aqui em Sampa ano passado e meu maior sufoco foi para ver os ursos, pensa num local lotado de criança gritando e batendo no vidro? Isso porque tinha monitor nervoso já. Tubarões eu não tive sorte alguma, eles estavam dormindo acredita? AMEI de paixão o setor dos morcegos, tinha um sendo retirado para tratamento que fiquei toda cheia de amor por ele, muito fofinho, haha. Gostei da sessão jurássica também. Mas também nunca mais levo gente pequena lá, fui com meus primos e minha sobrinha, passei um sufoco com a Bibi na loja, ela derrubou as canecas no chão, passou sorvete na roupa, etc. Apesar do dia ter sido corrigo, e barulhento, eu curti muito. Pretendo voltar ainda esse ano embora tenha aumentado 5 golpes o ingresso (R$ 85), a experiência do lugar é muito gratificante. Adorei a postagem, sério. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Que lugar lindo acredita que eu moro no e ainda não tive a oportunidade de ir já ouvir muita gente falando que é um lugar maravilhoso ótimo para levar a família,parabéns as fotos ficaram lindas deu até inveja rsrs bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oie tudo bem? eu adorei as fotos é lugar muito bonito, eu confesso também ter uma invejinha viu infelizmente não moro no Rio de Janeiro rsrs, mais dever ser muito bom esta perto dos peixinhos, observando a vida marinha. Sucesso

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    Nossa que passeio empolgante. As fotos ficaram ótimas. Da pra ver o quanto o lugar é incrivel. Não sei se eu iria ter coragem de entrar ali. Tudo cercado de água. Nossa já me da ate agonia. Kkk mas que o lugar é lindo é viu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. O Aquário é demais ja fui e me encantei! Eu nunca fiquei em um hostel parece legal mesmo! As fotos ficaram show!
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Primeiro, adorei sua dica de hospedagem. Segundo, que lugar lindo! Mas acho que ficaria meio sufocada nele, é muita água rs
    Post ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Um passeio incrível! Aqui no Japão, há um aquário enorme, ao redor da avenida, mas só conheço pela televisão, uma pena que eu ainda não possa ir lá para conhecê-lo de perto. é muito gratificante e divertio. Adorei saber que você estava na minha cidade natal ... Se eu tivesse no Brasil, vocês ficariam na minha casa, seria um prazer conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Nossa sou doida pra conhecer.
    Acho lindo💖
    Incrível, pena que muita gente não sabe da existência dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uaaau esses corredores :o como eu adorava conhecer, deve ser uma sensação incrivel e tão bonito, quero muito um dia visitar

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. olá , tudo bem ? seu post me inspirou muito , estou roteirando um final de semana com neto no Rio e faremos esse passeio no aquário com certeza , Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Confira no site do aquário porque tem uns descontos legais.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo