slide-slick

Como se tornar um escritor (Parte III) - Texto de Tiago F.C. Ramos

em quinta-feira, 3 de novembro de 2016

https://www.flickr.com/photos/michele_rodrigues/8180104723/in/photolist-dsRb9k-5YRTbF-9GzATG-3nSuzj-5YW6jL-kFaz2G-8DGZ84-5YW6oW-9ac61h-5YRTXz-5YW6MN-nzgHRk-69WcEo-z6pcC-5YRT6v-ni5q6f-5n4FAk-2iydAC-5YRTKB-nBm4a2-6ftn9n-7E9cx2-6ftwYi-ni5rej-ni5niS-6fxH2h-7qKcrg-a4uJ76-4u4t32-9QeLba-7LzRTC-EtZwE-q5rsht-6fxwDE-4qmvTM-7LM167-8bUWHS-7gPuh1-hZxjVh-6NKmCx-9YX37e-9YZXfb-6fxx2Y-6VxQWE-7E9cU2-6fxD83-9ywq2E-5YW6HC-6ftovg-6fxFxj
(Texto de Tiago F.C. Ramos)
Como eu havia prometido sua estória em 100 páginas. Mas como fazer esse feito incrível? Usaremos a técnica da divisão. Parece tudo muito simples, e realmente é. O grande problema com ela é quando você não tem sua estória na cabeça. Precisamos contornar isso, não é mesmo? Então, lá vamos nós.

Exatamente para lhe ajudar a começar — e terminar — teremos de usar a técnica da divisão. Ela parece ser um problema por causa da falta de corpo, mas é exatamente ela que se torna a sua solução. Como funciona? Sabemos que toda estória tem começo, meio e fim. Logo, teremos de dividir tudo em 3 partes. Pegue agora mesmo uma folha de papel. Anote os pontos altos da estória e determine em que parte eles ficarão (se no começo, meio,...). Depois disso, olhe para a estória e imagine como será seu desfecho.

Ainda não sabe o que colocar na estória? É exatamente para isso que serve a divisão. Se você tiver um ROTEIRO, ficará mais simples seguir sua estória. Se o corpo é dividido em 3, é só colocar suas partes preferidas da estória nos 3 campos. É claro que sua estória já esta na sua cabeça, mas ela ainda não se desenvolveu e nem foi para o papel, mas você já visualizou alguma coisa. Essas partes entram primeiro. São o esqueleto da estória e dessas partes se ampliam as estórias que deseja escrever.

Quer saber mais? Veja como fazer 100 paginas no meu blog. A cada post, um desafio para você treinar suas habilidades de escrita. 

*Todo conteúdo da coluna é de inteira responsabilidade do autor TCF Ramos.

Leia os outros posts da coluna:
 Parte I
Parte II
Se quiser mais sobre o tema de hoje, acesse:  



 Contatos do autor: 

http://www.facebook.com/WixPortugues
Tel :    21 975 54 4388
          21 975 54 3558

tcframos@yahoo.com.br
 

17 comentários:

  1. Olá Tiago! Que bacana essa dica de dividir o texto... na verdade nunca tinha pensado nisso, mas faz todo sentido... parabéns pela coluna, estou acompanhando e apreciando bastante :)

    Grande abraço, Roberta
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra dica pra você Roberta: anote todas as dicas a parte. Existem muitas dicas pela internet, mas a ideia aqui é juntar tudo que é útil e fazer um guia pratico de dicas. No fim, você tem um fichário dividido por temas e dicas. Não se esqueça que estamos a disposição para responder duvidas.

      Excluir
    2. Eu também gostei muito dessa dica do Tiago. Assim parece bem mais fácil. Obrigado, Roberta.

      Excluir
  2. Oi, Tiago! Tudo bem?
    Olha, sem quer eu comecei certo. Não sei se já comentei um tenho uma história que eu pretendo escrever no futuro. E fiz justamente o que você disse, fiz a divisão e já tenho o projeto da história. Só que ainda não tive a iniciativa de escrever nada ainda. Tenho o projeto, mas ainda nada. Espero que as próximas dicas venham para me ajudar a dar esse primeiro passo. Estou gostando bastante da coluna. Até mais!
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro! O primeiro passo é bem chato de dar mesmo, mas vou ajudar você a sair da "zona de conforto". Por sua causa, escreverei um artigo exatamente sobre isso. Me fale das suas dificuldades e terei o imenso prazer de ajuda-lo.

      Excluir
    2. Legal, Leandro. Metade do caminho já está andado. Acho a ideia o mais difícil.

      Excluir
  3. Olá, Tiago!
    Estou gostando muito das suas dicas. Comecei a escrever pequenos textos no blog e com o incentivo dos amigos me aventurei a escrever uma pequena história. Por enquanto estou usando o Wattpad e quem sabe, um dia, me arrisque a pensar na publicação. Recentemente, um amigo publicou um livro e sei das dificuldades que ele enfrentou.
    Desejo sucesso aos autores nacionais!
    Abraço.
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a todos visitar o blog da Cidália. Eu acompanho há um bom tempo e fico sempre ligado nos contos que ela escreve.

      Excluir
  4. Cidália, que bom que tocou nisso. Darei dicas assim logo. Uma dica pra você: crie uma conta na nuvem. sempre que precisar, ou tiver ideias, pode baixar o texto de onde estiver e dar continuidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a questão de organização e roteirização muito importante, porém um tanto difícil de seguir as vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa dificuldade, Nay. Vou tentar exercitar essa organização heheh preciso muito. Obrigado por participar.

      Excluir
  6. Boa noite, Tiago!
    Gostei muito das suas dicas e da resenha! Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Raquel. Teremos muito mais por aqui. O Tiago está preparando posts cheios de dicas.

      Excluir
  7. Ótima resenha, dicas preciosas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. É uma boa dica. Roteiros ajudam bastante naquele momento que nos perdemos na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carlos. Eu ainda não tinha experimentado essa técnica, mas acredito que funcionará muito bem. Vou tentar colocar em prática. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo