slide-slick

Como se tornar um escritor (Parte II) - Texto de Tiago F.C. Ramos

em terça-feira, 25 de outubro de 2016

(Texto de Tiago F.C. Ramos)
Continuemos o papo. Antes eu disse a vocês que precisamos sair dessa ideia de que o produto brasileiro não presta. Ou que o de fora é melhor do que o de dentro. Vamos acabar com isso agora. Nós somos um povo inventivo e criativo, o que nos permite manter uma posição de igualdade com os de fora.

Sinceramente eu desejo que você que deseja ser escritor pare de desejar e comece a ser o escritor que deseja ser. Mas como fazer isso? No meu blog eu havia dito que nem sempre podemos começar um projeto de escrita exatamente por não saber como começar. Isso é tão verdade que eu, no começo, não sabia o que fazer.

Eu nunca tive a ideia de ser escritor, mas posso dizer que sou autor. Não, eu não me considero escritor, sou apenas autor. Sou autor dos Dias Esquecidos da saga Conto das lendas. O escritor propriamente dito é aquele que vive de sua paixão. Ele pode viver de livros. O autor, não. O autor é meramente alguém que lançou um livro, mas não é conhecido ou amado pelos seus livros. Ele tem um livro lançado, mas não faz sucesso com ele. Escritor é uma profissão. Ele vive disso e faz sucesso dentro desse contexto.

No momento, ajudarei você a ser um autor. Para ser escritor você precisa primeiro ser autor. E para ser um autor de sucesso, você precisa ter uma boa estória. Também disse que todos nós temos grandes estórias, mas elas estão lá dentro de nossas cabeças. Estou convidando você para se mover. Espero ter motivado você a se tornar um autor que tem potencial para se tornar um escritor. Acredite, você pode sim.


No próximo post começaremos a dar à luz sua ideia. Vai se surpreender com a capacidade criativa que possuímos e técnicas de criação que superam expectativas. Você JÁ possui tudo isso e não sabe.

*Todo conteúdo da coluna é de inteira responsabilidade do autor TCF Ramos.

Leia os outros posts da coluna:
 Parte I
Se quiser mais sobre o tema de hoje, acesse:  



 Contatos do autor: 

http://www.facebook.com/WixPortugues
Tel :    21 975 54 4388
          21 975 54 3558

tcframos@yahoo.com.br
 

15 comentários:

  1. Meu sonho é ser escritora *-* estarei acompanhando esses episódios, tenho muitas dúvidas e sou bem curiosa sobre o assunto. Grande beijo !

    www.proposiotfeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jheniffer (super legal seu nome), a ideia é montar um apanhado geral que dê todo suporte necessário para que o sonho de se tornar um(a) escritor(a) se torne realidade. Passo a passo e você vai conseguir ter sua estória logo logo.

      Excluir
    2. É um sonho maravilhoso, Jheniffer. Torcendo para quem em breve se torne realidade. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Oii Evandro!!! achei excelente a postagem, vou confessar que uma das minhas metas é escrever um livro, quem sabe já vou anotando algumas informações... Beijinhos de Luz.

    Clau preguicaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia sua meta será cumprida. Acredite, você vai conseguir. Vamos te ajudar com isso (assim como todos). Super abraço.

      Excluir
    2. Legal, torcendo pra que atinja rapidamente sua meta. obrigado por participar aqui com a gente.

      Excluir
  3. Oi, Tiago. Tudo bem?
    Vejo depois dessa publicação que a minha intenção é ser um autor. Tenho alguma ideia que quero colocar no papel em breve, mas a minha intenção é ser um escritor, ou seja, viver por meio da produção de livros. Se um dia puder ser um autor conhecido, já está muito bom para bom. Estou empolgado para ver as próximas colunas. Estou gostando bastante. Até mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que logo haveria gente como você aqui nos comentários. Acredite, há um espaço imenso a ser preenchido na literatura nacional. Eu estou encorajando sim, a todos que façam como você. Talvez vejamos o nome Leandro Brito entre os escritores novos desse Brasil imenso. Não seria incrível?

      Excluir
    2. Obrigado, Leandro. Você está no caminho certo, seus textos são muito bons. Qualquer um que visita seu blog pode confirmar isso.

      Excluir
  4. Complicado! kkekk Acho que escritor não é quem vive do que escreve. É aquele que faz o que gosta independente de viver disso ou não. ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos discutir isso Paloma. Você está convidada para o post que trata do assunto. Muito obrigado por expor sua opinião, vale muito para nós.

      Excluir
    2. Olá, Paloma. obrigado por participar. Eu também não tinha parado para pensar sobre essa diferença. Acho que vale à pena discutir o assunto.

      Excluir
  5. Olá Tiago,
    Jamais pensei nessa diferença entre escritor e autor! Pra mim, escritor é aquele que escreve porque gosta e se tem a sorte de publicar um livro torna-se autor.
    Mas depois de ler a sua opinião, lembrei de uma amiga que publicou apenas um livro.
    Vou acompanhar as suas dicas!
    Abraço,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valiosa a sua noção de escritor. Não deixa de ser verdade, pois É UMA PAIXÃO sim. Vamos continuar a falar sobre isso em breve.

      Excluir
    2. Eu também não tinha pensado nessa diferença, mas realmente existe uma diferença. Ainda indo além no assunto, acho que muitos "escritores" de sucesso nem sempre são os talentosos que realmente têm o dom heheh

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo