slide-slick

Resenha: Como eu era antes de você

em terça-feira, 12 de julho de 2016


Em 2007, depois de um trágico acidente em um dia chuvoso, o empresário Will Traynor teve sua vida mudada completamente.  Uma moto em alta velocidade o atropelou, causando uma lesão em suas vértebras, paralisando todo seu corpo, restringindo drasticamente seus movimentos, tornando-o tetraplégico.



Em 2009, Louisa Clark trabalhava em um café, The Buttered Bun, mas perdeu o emprego e se encontrava sem direção.  Mesmo sendo pouco, o dinheiro faria falta para família, principalmente em um momento de instabilidade familiar.

É assim que Jojo Moyes começa a contar a história em Como eu era antes de você.
Lou, como era chamada, resumia sua vida entre a família, o trabalho e o namorado (sempre ausente).  Ela tinha um estilo próprio, roupas e sapatos exóticos, adorava moda, do tipo que ainda sentia falta das velhas meias de abelhinha listradas de amarelo e preto que teve quando criança. Embora mais velha que Treena, sempre achava que perdia nas comparações com a irmã.  Louisa Clark parecia uma garota comum, que passaria quase despercebida pelas ruas.


Will não conseguia se adaptar à nova realidade.  Sempre foi um empresário bem sucedido que sempre teve tudo o que desejou, sempre cercado de belas mulheres, era um grande admirador de aventuras radicais. Depois do acidente, foi abandonado pela namorada e sua vida se restringiu a uma cadeira de rodas e diversas complicações de saúde constantemente.

O que nenhum dos dois imaginava era que, mesmo com todas as diferenças, suas vidas estariam prestes a se cruzar, o que mudaria seus destinos para sempre.  Lou é contratada temporariamente por 6 meses como cuidadora assistente, e então, a garota que não se permitia sonhar, conhece o jovem irônico e amargurado  Will, que já não suporta o estado atual de sua vida, diante das memórias de uma realidade, hoje presente, apenas nas fotos e em sua lembrança.

Agora, Lou terá apenas 6 meses para provar a Will que a vida ainda vale à pena.  Terá que descobrir os confusos sentimentos que serão despertados, diante de todas as mudanças que ele fará em sua vida.  E ele, terá que lidar com a inusitada presença da moça de sorriso fácil,  trazendo um novo brilho e um turbilhão de coisas, tentando provar que para o amor não existe nenhuma barreira.

Não é, digamos, uma história totalmente original.  A sensação que tive era de já ter lido e conhecer os personagens, mas o conjunto da obra me agradou.  Impossível não se apaixonar pelo casal e torcer por um final feliz.  Os capítulos são em primeira pessoa, relatados por Lou.  Alguns personagens ganham capítulos próprios, relatando então, os acontecimentos pela visão deles.
É um livro com trechos engraçados e leves, mas também tem seus momentos tensos e dramáticos, mas nada que te faça passar dias chorando.  Com tantos spoilers por aí, fica difícil não saber o que acontece no final.  A autora também mostra as dificuldades de acessibilidade para portadores de deficiências em locais públicos, fazendo-os, muitas vezes, passar por constrangimentos e incômodos. Para quem curte o gênero, eu recomendo.

A adaptação para o cinema, que teve o roteiro feito pela própria autora Jojo Moyes, acaba valorizando o lado cômico de Lou e a completa sintonia dos atores, aliviando, assim, o lado dramático da estória.  O livro vai muito além do filme, tendo partes importantes suprimidas do longa, e deixando muitos personagens à margem do enredo.   Uma das partes mais bonitas do livro, na minha opinião, não foi bem captada pelas lentes do cinema (me refiro à cena do casamento).


Os atores Emilia Clarke (Game of Thrones) e Sam Claflin (Jogos Vorazes) nos papéis principais, tem tudo para conquistar você.  Enfim, eu veria (e leria) de novo, confesso.

Agradeço à autora Edna Guedes que me enviou esse livro de presente, proporcionando ótimos momentos de leitura.  Eu adorei!


"Lou Clark é uma jovem cheia de vida e espontaneidade, que sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.
Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.
O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois."


http://www.intrinseca.com.br/Como eu era antes de você
Autora :  Jojo Moyes
Ano: 2016
Páginas: 368
Editora: Intrínseca

48 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Gostei muito do livro, realmente é uma história emocionante.
    Abraços
    http://lereaminhavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Evandro.
    Gostei que na sua resenha você fez uma retomada temporal e isso me ajudou a lembrar de partes que eu já não lembrava.
    Esse livro foi uma decepção para mim na época em que o li, por conta do final. Mas acho que hoje em dia já estou mais madura e numa releitura talvez eu mude de opinião.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Maria. Eu, hoje, procuro entender que os finais, como na vida, nem sempre são como queremos. O importante é a forma que nos contam.

      Excluir
  3. Oiiii Evandro! Adorei a sua resenha <3 Estou querendo muito ler esse livro, mas não me segurei e assisti o filme, que simplesmente adorei! Chorei e ri muito. E agora não vejo a hora de comprar o livro rsrs

    *Beijokas -Hellen Barros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Evandro!!! É um livro encantador e que te prende do início ao fim! Foi o primeiro livro da Jojo que li e adorei a escrita dela. Lá no blog comentei um pouquinho também sobre o filme, depois passa lá pra ver se quiser!

    Grande abraço
    https://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta, esse também foi o primeiro livro dela que li e também gostei bastante da forma que escreve.

      Excluir
  5. Não quero spoiler, embora saiba o que acontece na história. Rsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk eu fujo dos spoilers tb, embora os melhores comentários que eu gostaria de fazer e analisar sejam spoilers. kkkkk

      Excluir
  6. Muito boa essa resenha, esse blog ta cada vez melhor.. Estou louco pra ver este filme, nunca li o livro, mas, apesar de parecer um romance água com açúcar, to com vontade de ver rs' ainda mais vontade de ver e ler o livro depois dessa resenha tão bem descrita. Parabéns e continue seu trabalho primoroso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro, com certeza, vai bem além disso. No filme aliviaram bastante os temas polêmicos e dramáticos, tornando-o então bem mais leve. De qualquer forma, acho que vc vai gostar.

      Excluir
  7. Hum gostei da resenha, aliás, todas as resenhas que li dele. Esse livro vem me perseguindo mas juro! Não tenho vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é legal, Márcia. O filme, embora eu tenha gostado, acho que talvez não te agrade.

      Excluir
  8. Ownnn. Amo esse livro e amo a Jojo Moyes. Sou duvidosa pra falar. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs pois é, Pamela, percebo que tem muitos fãs por aí desse livro e, consequentemente, do filme. Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Definitivamente este livro está me perseguindo rsrs, adorei sua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Aah adorei quando vi que o post de hoje era sobre esse livro!! Eu estou muito curiosa pra saber como é, tanto o livro como o filme! Obrigada pela indicação

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais do livro que do filme, mas vejo que as pessoas também estão se apaixonando pelo filme.

      Excluir
  11. Parabéns pela resenha. Estou ansiosa para ver o filme é ainda mais para ler o livro. Que no meu momento atual é a melhor opção 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito melhor, na minha modesta opinião. Ainda bem que li o livro primeiro, pq já tinha todo o filme montado em minha cabeça rsrs

      Excluir
  12. E a minha curiosidade para assistir o filme e o livro só aumenta. Ótima resenha Evandro! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos filmes mais bonitos que já vi! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não leu o livro, leia. Ele vai muito além do filme, você vai gostar ainda mais.

      Excluir
  14. Gostei da resenha e me deixou com mais vontade de ler o livro, eu apenas assisti o filme é achei lindo, imagina o livro então 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem muitas coisas que o livro não mostra, inclusive partes essenciais para entender a personagem.

      Excluir
  15. Eu também adorei esse livro, Evandro! Estou louca para assistir o filme. Pelo que li na sua resenha, o filme deixa um pouco a desejar, qe pena!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gostei do filme, mas curti terem excluído partes, ao meu ver, importantes.

      Excluir
  16. Estou lendo o livro Evandro!!
    Sendo assim, pulei umas partes da sua resenha. rsrsrsrsrs... Não quero saber umas partes, o que vai acontecer com os dois. Estou amando a história e ansiosa pra assistir o filme.

    Abraços!!

    http://raquelamandamakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Não se preocupe com minhas resenhas, evito spoillers. Pode ler tranquila.

      Excluir
  17. Eu assisti o filme ontem, e apesar de não ser meu estilo (prefiro ação) é legalzinho, só achei muito longo.
    O livro ainda não li, acho que gostarei mais do livro que do filmes rsrs

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha quero muito ver este filme, rs antes de ler o livro rsrs parece bem legal. Beijos #Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs eu sempre prefiro ler antes de assistir kkkk E, claro, depois reclamar das diferenças kkk

      Excluir
  19. Confesso que não li a resenha porque sou dessas que quando quer ler muito um livro não gosta de saber NADA sobre ele kkk. Me deixou mais na vontade ainda beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk A resenha não tem spoillers, não se preocupe, mas, de qualquer forma, depois que ler, quero saber o que achou.

      Excluir
  20. Oi Evandro!Que resenha maravilhosa, super completa!!! Esse livro é muito emocionante! Eu amei demais e indico muito para quem não leu!
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita! ♡
    Beijos
    www.omundodalilica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lilian. Eu também gostei muito, com certeza, quem ler vai gostar também.

      Excluir
  21. Hey Evandro! Adorei sua resenha, ainda não tive contato nem com o livro e nem com a obra literária. Confesso que temáticas de romance não são muito minha praia, todavia, uma vez ou outra, permito-me embarcar nesse tipo de história. Como sempre suas postagens são incríveis, ganhou mais um seguidor.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ed. Ás vezes temos que sair da zona de conforto. Vc está certo. valeu pela visita e por seguir. Retribuído.

      Excluir
  22. Olá Evandro! Gostei muito da sua resenha, na minha opinião o livro é muito melhor que o filme, ganhou mais uma seguidora! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paola. Que bom que gostou da resenha. Obrigado por seguir. Também virei seu seguidor.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo