slide-slick

Açucar Amargo

em segunda-feira, 4 de abril de 2016

Açúcar Amargo, livro de Luiz Puntel é uma homenagem a várias mulheres que perderam a vida ou se dedicaram a lutar pelos direitos dos boias-frias.  A história é baseada em fatos da vida real.  

O livro relata a trajetória de Marta e sua família, que tocava uma lavoura em Catanduva, interior de São Paulo.  Depois dos planos de instalação de uma usina de cana onde moravam, eles são obrigados a deixar a fazenda, chegando à cidade de Guariba.  

Em meio à luta por seus direitos, enquanto mulher e trabalhadora do campo, Marta enfrenta o preconceito em casa, no trabalho e, consequentemente, na sociedade. Ela tenta seguir sua rotina, e via no estudo a única oportunidade de um futuro melhor. Ela queria um destino diferente da realidade da mãe, já doente, que se resumia no tanque e fogão, entre outras tarefas domésticas.

O pai, Pedro, dedicava toda a admiração para Zeca, o filho primogênito.  Viviam em uma realidade onde os filhos homens eram mais valorizados, por ser mais um a trabalhar na lavoura.   Na escola, Marta conhece o jovem Tião da Farmácia, que de cara se encanta pela moça.  Conhece também a professora Tânia, uma pessoa que se transforma em grande amiga e confidente, ganhando sua confiança.


Muitas pessoas iam tentar a sorte em Guariba.  Um dia chega na cidade um jovem desconhecido, e se apresenta pro Gato ou Turmeiro em busca de emprego.  Gato ou Turmeiro era o nome de quem contratava os serviços.   João, o Mudinho era um forasteiro, arredio, distante e não se aproximava de ninguém.  Na colheita da cana conhece Agenor e a ciumenta Ângela.  Não demorou pra desconfiarem que ele fosse um dedo duro, espião do feitor.  

Até Pedro, pai de Marta, reconhece o bom trabalho do Mudinho, que logo se sobressai no corte da cana, deixando Marta com ciúmes.  Todo mundo falava bem, até o pai comparava ele com o filho Altair.  Aos poucos, o destino mexe as peças na vida dessas pessoas e nos surpreenderá com seus caprichos.

Agora, Marta precisa se esforçar para mudar o seu valor e lutar contra as injustiças cometidas contra ela e todos os lavradores.  Precisa brigar por salário justo, melhores condições no trabalho e conquistar direitos no sindicato...  e ainda ligar com um grande e primeiro amor.

Humilhações, tragédias, exploração, ciúme, amizade… O desespero da personagem principal em provar que era tão capaz como qualquer homem. Todos esses ingredientes misturados a uma história de amor, faz de Açúcar Amargo um livro triste, que conta com veracidade a luta pela reforma agrária dos boias-frias.

Comparado a outros livros da série Vaga-lume, esse tem um tema com abordagem bem profunda, gerando reflexões e aprofundando sobre um assunto tão presente na realidade brasileira.  Eu recomendo!


“O açúcar é doce pros donos dos canaviais.
Pra nós ele é azedo e amargo
Que nem dá gosto.”

Flor-de-Nice dos Santos,
Boia-fria  (Pag. 06)

Título :  Açúcar Amargo
Autor : Luiz Puntel
Ed. Ática
Coleção : Vaga-lume
13ª Edição – 1997
111 páginas

(por Evandro de Oliveira)

26 comentários:

  1. Amei esse livro, mesmo tendo que ler pra fazer prova!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li este livro mais pela resenha
    parece ser ótimo parabens.
    ladorosadomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem legal sim Jéssica Moura. Mesmo sendo infanto Juvenil, tem um assunto bem sério que se desenrola junto com a história.

      Excluir
  3. Nossa, li este livro a muito tempo e ler esta resenha me fez relembrar dessa ótima história. É um livro da série Vaga-lume de infanto-juvenil, mas que trabalha assuntos importantíssimos, com a exploração, a desvalorização da mulher entre outros. É um livro curto, mas sensacional. Gostei muito de ler essa resenha. Primeiro por que me remeteu ao passado; segundo por que me mostrou que esse livro marcou a minha vida, pois lembrei das coisas apresentadas na resenha; e, terceiro me ajudou a relembrar dessa história magnífica. Parabéns, Evandro. E obrigado por me reapresentar este livro, depois dessa resenha pretendo reler o livro, não tenha dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Então, Leandro. Comecei a colecionar a vagalume há algum tempo. Realmente algumas estórias trazem mensagens e discussões que continuam atuais. Já estou com vinte e poucos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal, Evandro. Tenho vontade de ter esses livros também. Eles me fazem recordar do passado. Dos momentos em que lia o livros da vagalume. São histórias sensacionais, mesmo.

      Excluir
  5. que top deve ser este livro gostei e fiquei curiosa quero ler

    ResponderExcluir
  6. O livro deve ser ótimo, a resenha ta perfeita. mulheres que lutam são guerreiras. amei.. vou procurar o livro para ler. Super interessante.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom encontrar um livro com uma história que foca nas mulheres que enfrentam o preconceito com coragem e força.

      Excluir
  7. A história do livro é bastante emocionante, o livro relata a situação crítica dos boias frias, preconceito contra a mulher, é uma história que prende a atenção do leitor até o fim. Gostei bastante da resenha e do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Certamente para estes trabalhadores o açúcar é bem amargo mesmo,este livro é uma reflexão,histórias baseadas na vida real geralmente nos faz refletir.
    Espero que a Marta conquiste seus objetivos,acho que ela tem muitos desafios pela frente...Ótima resenha!sempre nos deixando com gostinho de quero ler mais.Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria José. Muitas vezes não temos ideia do que as pessoas passam nessas condições quando recebemos os produtos prontos em nossas mesas. Nesse caso ainda é mais agravante a situação da mulher.

      Excluir
  9. Amado você é maravilhoso! sempre trazendo livros lindos! não li e nem sabia da historia, gostei muito deste livro, parabéns pela pela resenha, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  10. Realidade dura a do trabalhador brasileiro,trabalham muito,ganham pouco e muitas vezes passam por humilhações.
    Mas,apesar dos pesares permanecem firmes,lutando e buscando a realização de seus sonhos.
    Este livro sobre os bóias frias e sua luta deve ser muito bom!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. É um enredo forte e que mostra um pouco das mulheres que lutam para ter o mínimo de respeito em um lugar dominado pelos homens.

      Excluir
  11. Oi,
    Não conhecia o livro e fiquei muito interessada em sua história. É um livro curtinho, só com 111 páginas. Com certeza deve ter uma leitura fácil. Fiquei muito interessada em ler.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito curtinho, mas com um enredo forte e interessante. Vale à pena conferir.

      Excluir
  12. E quão amarga foi a vida dessas pessoas, infelizmente no nosso país as histórias serão quase sempre com essa dura realidade. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, cheio de fatos tristes e também muita emoção.
    Abraços Evandro!

    ResponderExcluir
  13. Olá,amigo!!
    Nossa, que história mais interessante!
    Lendo a sua resenha do livro eu fui imaginando como seria a história de MARTA E SUA FAMÍLIA. Gostei também da capa do livro,bem chamativa.
    Parabéns pela resenha.Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história forte igual a de muitas mulheres nos campos de nosso país, onde a mulher é tratada como elemento de segundo plano, em total desigualdade.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo