slide-slick

Resenha : O Demônio e a Srta. Prym

em sábado, 26 de março de 2016


Mesmo que você não goste de Paulo Coelho, deveria dar uma chance ao livro O Demônio e a Srta. Prym.  Ele mantém o simbolismo, tão presente nos livros do autor, mas nos presenteia com uma história forte que se encaixa perfeitamente nas lendas que são contadas ao longo da obra.  
 A narração é dinâmica, o enredo surpreende, e as personagens são bem construídas.  


Toda uma vida pode mudar completamente de repente.  Paulo Coelho acredita que grandes transformações acontecem em períodos pequenos, através de desafios que nos forçam a tomar decisões, mudar de rumo…  Isso tanto vale para as pessoas, quanto para a sociedade.

O pequeno vilarejo de Viscos, com 281 habitantes, lutava para não se tornar uma cidade fantasma, já que a maioria dos jovens acabavam buscando novas oportunidades nas cidades grandes.  Agora o acaso colocaria Viscos em confronto com o seu próprio destino, graças à chegada de um estrangeiro.


Em Viscos vivia a velha viúva Berta, cuja capacidade de enxergar além das aparências, lhe permite ver a alma de cada pessoa e por isso ela viu o próprio demônio na companhia deste estrangeiro no dia da sua chegada.

O estrangeiro, que permaneceria ali por 7 dias, conquistou quase todos os moradores da vila, de forma que viam nele uma pessoa generosa e amiga.   O que eles não sabiam era que um acontecimento alterou sua vida, dois anos atrás, fazendo com que o demônio tomasse conta de sua alma quase por completo.

Esse homem busca uma resposta, uma verdade sobre a natureza do ser humano.  Ele acredita que se tivermos a oportunidade de cair em tentação, será revelado o nosso lado mais perverso, até então escondido.  Dependendo das condições, todos os seres humanos na Terra estão dispostos ao mal.

Chantal Prym, também moradora de Viscos, era filha de pai desconhecido e órfã de mãe; trabalhava no bar do hotel, e em seu íntimo também mantinha o sonho de ir embora.

Quando o caminho do estrangeiro e da jovem Chantal se cruzam, ele faz à ela uma proposta que mudará para sempre, não só sua vida, mas também a de todos os habitantes da vila.   Uma simples aposta com a promessa dos habitantes receberem uma recompensa em ouro, caso sejam atendidas as suas exigências.

Uma luta íntima entre o bem e o mal, um verdadeiro duelo. Uma batalha contra as próprias ambições e sonhos.   Uma mistura de sentimentos e conflitos internos.  Quem será covarde perante o destino?

Chantal conseguirá salvar a cidade da loucura de um homem?  Ou ela mesma cairá em tentação?  A manifestação da maldade que estava escondida dentro de cada um e a ambição, que a qualquer momento, poderia levá-los a cometer um crime e matar um inocente.

Existe uma guerra entre o demônio e o anjo simbolizados pelas personagens principais.  Uma luta em busca de explicações para acontecimentos individuais e de como Deus encara cada um deles.

O livro narra uma luta que cada habitante trava contra si mesmo.  A única certeza é de que o mal havia plantado ali uma semente, que ficaria por anos, e que um dia germinaria em ódio, revolta ou mesmo arrependimento.

Um desfecho surpreendente sela a jornada dos habitantes de Viscos.   Eu me apaixonei pela história e, obviamente, quero levar muita coisa do livro pra refletir na minha vida.  Se você já curte Paulo Coelho, leia logo esse livro; caso não goste, esqueça o autor e se apegue na história, depois me conte!

A edição da Sextante é super bem acabada e os livros são lindos.  Tenho vários títulos do autor (veja foto abaixo).  Consegui por ótimos preços em lojas virtuais.

Esse livro, O Demônio e a Srta. Prym de 2000, é o último da trilogia “E no sétimo dia…” escrito por Paulo Coelho.  O Primeiro foi Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei de 1994 e Veronika decide morrer de 1998.  Os três falam de mudanças e de como o confronto com o amor, a morte e o poder podem mudar drasticamente a vida de qualquer pessoa normal.

“Ou seja, o Bem e o Mal têm a mesma face, tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.”  (pág. 43)

Se você gostou, em breve teremos outras resenhas do Paulo Coelho.  Aguardem!


http://www.esextante.com.br/
Boa Leitura !

Obra : O Demônio e a Srta. Prym
Autor : Paulo Coelho
Editora : Sextante
Peso : 0.27 Kg
Altura : 21.00 cm
Largura : 14.00 cm
Profundidade : 1.00 cm 
Páginas : 176
Idioma : Português
Acabamento : Brochura
Ano da edição : 2013 

(por Evandro de Oliveira)

32 comentários:

  1. Este livro parece bem intrigante, desperta um lado de reflexão nosso. Adorei sua resenha, deu muita vontade de ler esta obra! Me lembro que no ensino médio a professora de Literatura nos contava muitas histórias, de domínio público é claro, de vida e obra de Paulo Coelho, me lembro também que ela nos passou alguma atividade relacionada ao livro "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei" e é um livro de uma densidade tão grande, assim como todas as obras deste autor. Parabéns por esta resenha, está à altura do autor! Um abraço e aguardo as próximas resenhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Turistteiro. Que bom que gostou! Estou com o Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei, já já vou ler tb.

      Excluir
  2. Gosto muito dos livros do Paulo Coelho, este eu não conheço mas achei interessante a resenha. Fiquei curiosa em saber de toda a história e vou procurar o livro para ler. Parabéns pelo blog e sucesso pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nó de Pesca, to sempre acompanhando o blog de vocês, mas ainda não sei seus nomes rsrs Já li vários livros do Paulo Coelho e esse realmente tem um texto especial e bem escrito, cuidadoso em detalhes. Você vai gostar.

      Excluir
  3. Eu simplesmente adorei a sua resenha! Que resenha maravilhosa, sem nenhum spoiler! Continue assim, parabéns. Ainda não li esse livro, mas já li Veronika decide morrer, e achei muito bom, com todas os ensinamentos, fiquei até mais reflexiva kkkk gostei muito da história desse irei procurar!

    *Beijokas -Hellen Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hellen, Spoiler acaba com o prazer e tira a surpresa da leitura. Esse livro tem muitas coisas que queria ter dito, mas me contive rsrs O final então... rsrsr até eu me surpreendi kkkkk

      Excluir
  4. Olá! Que interessante sua resenha. Do Paulo Coelho o único livro que eu li foi o "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei", não sabia que ele fazia parte de uma trilogia. Fiquei com vontade de ler esse livro que você resenhou e vou procurar o "Veronika decide morrer" também!

    Abraços!

    Sozinha Na Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com o Na margem do rio... que comprei num sebo esses dias, mas ainda não peguei pra ler. Meu amigo parou no meio dele kkk espero que não aconteça o mesmo comigo. rsrs Veronika, já li e gostei (tem até filme, já viu?)

      Excluir
  5. Eu já li alguns de Paulo Coelho e o meu favorito é "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei" o problema que não gosto da pessoa dele, ele me dá impressão de dissimulado, oportunista, sei lá... Então não faço questão de ler os livros dele e só li alguns porque sou fã de Raul Seixas, mas depois que assisti um documentário no qual ele falava de Raul com uma certa arrogância e soberba- aí me desencantei de vez.
    Mas valeu a resenha. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vi esse documentário Marcia. Eles realmente tiveram um problema. Em algum livro já li sobre isso e no filme Não pare na pista tb comenta por alto (claro que nesse caso, a visão do próprio Paulo). Alguns livros eu tb não gostei muito, achei superficiais, faltou aprofundamento; mas o lado místico acaba me ganhando. O que menos gostei até agora foi Onze minutos, que dizem, vai virar filme também.

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro do Paulo Coelho, mas já me falaram maravilhas de O Alquimista. Qualquer dia comprarei para ler. ótimo blog, ótimas resenhas. Parabéns!


    deusaboho.blogspot.com.br
    s2andthecity.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Claudia! Eu tb adorei seus dois blogs. Paulo Coelho é aquele negócio neh rsrs Falem mal ou falem bem, sempre tem alguém comentando dele rsrs

      Excluir
  7. Amei a resenha!
    Nunca li nenhum livro do Paulo Coelho, mas muitos me recomendam. <3

    nerdandgeekspace.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Bruna. Quando for ler o primeiro, escolha bem algum que tenha uma história que interesse, porque muitas pessoas, às vezes, criam uma má impressão e depois não querem ler outros. Bem vinda! Obrigado.

      Excluir
  8. Amei a a dica,vai ser na primeira oportunidade vou correr para comprar,ja li um livro de paulo coelho,e super gostei..
    Ultimamente estou lendo anjos e demônios e tô achando bem interessante. .RS. .
    Bjs. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zy. Eu já li Anjos e demônios e gostei tb. Todos os livros do autor são bons, mas contudo, acabam que tem um ritmo de aventura muito parecido com os outros. Mas quando a gente gosta, acaba quer sempre ler a próxima aventura. bjaoo

      Excluir
  9. Ai que massa sua resenha. Adorei! Fiquei com muita vontade de adquirir. 😻

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui fã de leitura, NUNCA rs, mas achei a resenha super legal, da até vontade de ler, mas antes tenho que deixar a preguiça de leitura de lado e começar a ler alguns livros! Sucesso no blog!

    http://blogdomvo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sempre li, mas tb passei um bom tempo longe dos livros por falta de tempo (e uma certa preguiça tb), mas já há alguns anos voltei com tudo. Não sou um leitor... e sim um devorador de livros. rsrsrs

      Excluir
  11. Adoro Ler os livros Paulo Coelho, parabéns pela resenha adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lenny Iwata, pelo carinho. Eu tb gosto muito do tema, e juntando com uma boa história então...

      Excluir
  12. Olá garotos! Tudo bom, sou a Paula do ig, acabei de ler a resenha e gostei muito! ;) grande trabalho, entre em contato comigo, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Muito prazer estar com você neste projeto aqui no blog também, além do instagram!
      Seja bem vinda!

      Fábio.

      Excluir
  13. Rapaz, nunca me interessei por Paulo Coelho, mas esse livro me parece bem interessante, entrou para minha lista de próximos livros, a história parece bem propicia a reflexões sobre os valores humanos. Gostei.

    vestigiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elivelton,obrigado pelo comentário! Eu já li vários livros do Paulo Coelho. Resenhei esse justamente por ser uma história bastante interessante, que embora simples, é bem escrita e bem amarrada.

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Então, essa é a segunda resenha que li do Paulo Coelho hoje, parece até que o destino quer que eu Leia obras dele 😂
    Mas então, nunca li nada do autor, mas sempre vejo falar super bem. Confesso que lendo as sinopses dos livros eu nunca me interesso, mas sua resenha me chamou muito atenção. Essa coisa de "cair em tentação" que você disse no começo me pareceu bastante bem elaborada. Os livros dele são mais poéticos ou são estórias mesmo? Porque sempre tive medo de ir ler e me deparar com devaneios filosóficos haha'
    Qual obra dele você indica para que eu Leia primeiro?
    Parabéns pelo blog, eu realmente amei e ja estou seguindo aqui e no google + <3
    Beijinhos da Fran :)
    (Se puder seguir o meu tbm seria de grande ajuda)
    insidethebookssite.wordpress.com
    instagram: @insidethe_books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Franciele. Obrigado pelo comentário. Claro que seguirei seu blog e estarei sempre por lá prestigiando seu trabalho.
      Os livros do Paulo Coelho sempre concilia uma história com uma mensagem ou ensinamento. Em alguns, às vezes erra na dose, e se torna quase um livro de autoajuda; em outros tem um equilíbrio perfeito. Eu indicaria O Demônio e a Srta. Prym ou Veronika decide morrer, que inclusive virou filme. Acho que ambos tem uma linguagem que os afasta um pouco desse "desvaneio filosófico".

      Excluir
  15. Título forte do livro. Você como sempre deixando a gente mortos de curiosidade para ler o livro.


    Beijo! ❤

    ResponderExcluir
  16. Excelente livro de Paulo Coelho. Altamente recomendável. Espero outras resenhas acerca dos livros de Paulo Coelho.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo