slide-slick

Resenha: Fernão de Magalhães - Gianluca Barbera (Vestígio)

em domingo, 25 de dezembro de 2022

Separamos o bem do mal, mas dentro de nós sabemos que são uma coisa só.


Fernão de Magalhães - A magnífica história da primeira circum-navegação da Terra, do autor Gianluca Barbera, foi publicado pela Editora Vestígio (Grupo Autêntica).  Uma ficção histórica repleta de conquistas e muitos perigos mortais que ficaria marcada como um dos grandes feitos da navegação mundial. 


O ano era 1519.  O almirante português Fernão de Magalhães, a serviço da coroa espanhola, parte com uma pequena frota de cinco carracas, em uma viagem ambiciosa, visando descobrir uma nova rota até às valiosas Ilhas das Especiarias no Oriente, passando pela América do Sul.  A viagem que duraria 3 anos se tornou a primeira a completar uma volta inteira no planeta, entrando para a história e desmistificando diversas teorias sobre o formato da terra.



Todo escrito mente um pouco (...)


O livro é narrado por Juan Sebastiàn Elcano, conhecido como El Perro - o Cão, um dos 18 sobreviventes que retornaram de um total de 265 homens que inicialmente compunham a tripulação.  Das cinco naus que partiram, somente uma voltou.   Ao fim da jornada, Elcano foi quem recebeu os méritos pela conquista, já que Fernão de Magalhães não viveu para, de fato, ver seu sonho finalizado, e colher as glórias pelo feito.   Nessas memórias, muitas verdades escondidas foram reveladas, e a honra restabelecida de quem realmente mereceu todas as homenagens. 


É a vida a destruir a vida (...)


Cercado de homens de reputação duvidosa, que embarcavam nessa aventura fugindo de todo tipo de confusão, Fernão de Magalhães certamente sabia que poderia enfrentar problemas durante sua epopeia.  Além dos perigos do mar e suas tempestades assustadoras, esses homens enfrentariam águas nunca antes navegadas.   O contato com os selvagens de terras desconhecidas lhe trariam boas surpresas, mas também grandes desafios.



(...) o que mais nos atormenta está dentro de nós, e não nos libertaremos jamais.


Nessa grande aventura encontraremos heróis e traidores.   Fernão de Magalhães encontraria amigos, mas também teria oposição de inimigos perigosos.  A fome, doenças e desespero, aos poucos, vão dominando os tripulantes, mudando o foco para a sobrevivência de cada um, diante do destino desconhecido e assustador. Motins e traições seriam armados para usurpar o poder e tomar as conquistas do Almirante.  Nessa viagem às escuras, em um tempo onde não havia mapas para guiá-los por todo o mar, somente a experiência de um comandante poderia levá-los vivos de volta para casa.


Com 256 páginas, folhas amareladas, fonte confortável, Fernão de Magalhães - A magnífica historia da primeira circum-navegação da Terra, é uma edição comemorativa aos 500 anos da grandiosa viagem pelos oceanos em volta do planeta.  A tradução é de Reginaldo Francisco.   Um livro que nos prende do  início ao fim, onde a história é recontada a partir do que sobrou de documentos reais desse acontecimento histórico.  Tenha uma ótima leitura!



Somente a alma pode ser considerada mais vasta e profunda que aquele mar sem fim.  Conhece teu abismo e saberás de tudo, volto a dizer, uma vez que, contemplando a nós mesmos, contemplamos o mundo; a verdade é que conhecemos de verdade somente aquilo cujo molde nós mesmos criamos.



Autor: Gianluca Barbera
Tradução: Reginaldo Francisco
Editora: Vestígio
Páginas: 255
Edição: 1ª Ano: 2019
ISBN: 978-85-54126-35-3


Sobre o Autor

Ginaluca Barbera também é autor de La truffa come una delle belle arti (2016) - finalista dos prêmios Neri Pozza, Chianti, e Città di Como - e do ensaio Idee viventi. É filósofo e, atualmente é colaborador das páginas culturais do Il Giornale e da revista online Pangea.


2 comentários:

  1. oi amigo,quanto tempo não? Amei essa indicação de leitura,eu já estava curiosa para ler esse livro,mas agora me decidi e já encomendei o meu.Amo esse tipo de leitura,obrigada de coração.Bom demais te visitar,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tânia. Que bom tê-la por aqui. O fim do ano foi tudo tão corrido, mas agora as coisas estão voltando para o lugar. obrigado pela visita.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo