slide-slick

Resenha: Curtos & Fantásticos (Odisseias - Jambô)

em quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Curtos e Fantásticos, foi publicado em 2019, pelo selo Odisseias da Jambô Editora.  Uma antologia que reúne autores de fantasia que aceitaram o desafio de escrever uma história com até 1000 palavras.  O resultado você pode conferir em e-book (totalmente gratuito) e também na edição física. 

O livro reúne 20 contos de autores variados que, de alguma forma, se relacionam com o universo fantástico.  Essas flash fiction, ou histórias curtas, surgiram através do 1º Concurso de Contos do Diário de Escrita, organizado pela  galera do portal Papo de Autor.

Com transmissão semanal, o Diário de Escrita reúne diversos autores e apaixonados por fantasia, a fim de trocar experiências e traçar metas criativas que incentivam a criação literária.  O Papo de autor surgiu do desejo da autora Karen Soarele de compartilhar sua experiência no mundo literário e, assim, ajudar pessoas que sonham em escrever suas próprias histórias.  O projeto deu tão certo que atualmente reúne muitos outros autores e convidados que conversam sobre escrita e publicação.  No site encontramos também inúmeras resenhas e entrevistas.

O concurso recebeu 40 contos e selecionou 17 para o primeiro volume do Curtos e Fantásticos.  O livro também traz histórias dos três organizadores:  Karen Soarele, Vinícius Mendes e Wesnen Tellurian.  Entre os participantes, encontramos nomes já conhecidos e outros ainda desconhecidos para os leitores de fantasia.
O grande mérito da obra é a diversidade de temas explorada pelos autores.  Os contos passeiam não só pela fantasia, mas as tramas também exploram mistérios, terror, humor e muitos outros ingredientes.   Os organizadores fizeram uma ótima seleção,  e mesmo que cada leitor tenha seus contos preferidos, dificilmente podemos desmerecer qualquer um dos trabalhos. 

É uma leitura rápida e deliciosa.  Depois de cada conto, o livro traz uma breve biografia do autor.  Isso é bem legal, pois acabamos conhecendo um pouco da pessoa que escreveu cada história, inclusive se tem ou não outros trabalhos publicados.

Com 112 páginas amareladas, 20 contos criativos, com temas bem variados, onde cada autor usou e abusou da imaginação, Curtos e Fantásticos é uma ótima opção de leitura e também para conhecer novos nomes nesse gênero do universo literário.  Como são contos bem curtinhos, resolvi não falar diretamente de cada um deles, mas deixo aqui todos os títulos da obra e seus devidos autores. 
Os aventureiros da pastelaria proibida - João Victor Teixeira
Zugzwang - Wesnen Tellurian
Grifos e raios - Ricardo Kruchinski
Próximo - Taís Turaça Arantes
Amarelo e cinza - Gabriel Scarssi Krupp
Três uvas-passas - Farrel Kautely
No quarto escuro - Waldir Léo Santos
A taverna na estrada - Vicente G. Pinto
Língua afiada - Danilo Sarcinelli
Piloto automático - Davide Di Benedetto
Sob os olhos da noite - Luiz Calmon
Como nascem as bruxas - Vinícius Mendes
Em nome de Deus - Francine Cândido
A Agência de empregos em tavernas - João Lucas Gontijo Fraga
O cheiro de um sonho - Ana Cristina Rodrigues
Corpos - Iago Ramon Möller
Perdida na floresta - Karen Soarele
A última - Sario Ferreira
Réquiem do anônimo - Carlos Pirini
Ebony e Ivory - John Elton

A seleção dos contos foi feita por três autoridades da literatura, que avaliaram e selecionaram os trabalhos finalistas.

"O insólito nestes curtos e fantásticos é mais real do que se possa supor. O leitor verá."

FLÁVIO NANTES,

Doutor em Teoria da Literatura pela UFMS

"Contos bem escritos, que flertam com a tradição literária."

PAULO CAETANO,

Doutor em Teoria da Literatura pela UFMG

"A leitura é rápida. A diversão é duradoura!"

GUILHERME DEI SVALDI,

Editor-chefe da Jambô

Embarquem também nessa aventura.  Boa leitura!

Editora:  Jambô
Selo:  Odisseias
Organizadores :  Karen Soarele, Vinícius Mendes e Wesnen Tellurian
Páginas:  112
Formato:  14x21cm



E-book Gratuito:
(click na imagem)

Onde Comprar a Edição física:


https://jamboeditora.com.br/produto/caverna-do-ladrao/ 


https://www.instagram.com/jamboeditorahttps://www.facebook.com/jamboeditora/https://twitter.com/jamboeditorahttps://www.youtube.com/user/jamboeditora

* Livro recebido em parceria com a Jambô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo