slide-slick

Resenha: Pecado Mortal - Antonio Martins (TopBooks)

em segunda-feira, 27 de abril de 2020


Pecado Mortal - Um Padre, Uma Freira, Um Governador, um duplo homicídio - de Antonio Martins, foi publicado em 2018 pela TopBooks.   Um crime aparentemente perfeito surpreende o leitor nas primeiras páginas do livro.   Vidas que se cruzam, percorrendo caminhos desconhecidos, nos levando a um desfecho previamente anunciado. 

Foi logo cedo, no dia 10 de agosto de 1984, na cidade de Recife, que a Rádio Amigo Velho deixou seus ouvintes estarrecidos com uma notícia inesperada:  um duplo homicídio, durante um jantar,  que deixou em choque todo o estado de Pernambuco.  Muitas especulações surgiram a partir da cena do crime que, aos poucos, foi sendo esmiuçada pela mídia.   Três pessoas logo tiveram seus nomes evidenciados pelas principais notícias:  O Governador do Estado, Dário Prudente, a Freira Rachel Moraes e o respeitado Padre Franco.   
A cada novo plantão da Rádio, novos detalhes eram revelados, ou mesmo sugeridos.  A presença de uma outra pessoa na cena do crime só serviu para alimentar mais fantasias nos ouvintes, sempre sedentos por novidades.  O que teria acontecido?  Seria mesmo um assassinato?  As perguntas não paravam de chegar, mas as respostas eram vazias e não conclusivas. 

É assim que somos apresentados a esse enredo, e então somos levados de volta no tempo para conhecer o início dessa história e de todos os elos que culminariam nessa grande tragédia.  Dário Prudente, ou DP como era conhecido, sempre foi um homem ambicioso.  Seu casamento com Hermínia, filha de um poderoso e influente fazendeiro, foi parte de um plano que lhe abriu as portas para um proeminente cenário político. 

Católico, DP acabou se aproximando do Padre Franco, que mais tarde tornou-se o Reitor do reconhecido Seminário de Olinda.  Parceiros de conversas, confissões e conselhos, não tardou surgir uma amizade e interesses comuns entre os dois.  Em uma das visitas ao Padre, o Governador se encantou por Rachel Moraes, uma das freiras que prestava serviços na cozinha do Seminário.  Desse encontro surgiria um jogo de paixões, ciúmes e sonhos. 

Diante das promessas de Dário Prudente, o reitor sentiu-se tentado a abandonar a vida religiosa e ingressar no mundo político como Chefe de Gabinete do Estado.  Para isso, teria como missão convencer a linda Rachel, sua pupila,  a largar o hábito e se dedicar aos serviços sociais do governo ao lado de DP.

Outras personagens se destacam na trama como os seminaristas Pedro Boa Sorte e Zezinho, que depois de um encontro conturbado, ganham visibilidade no enredo participando de momentos importantes na história.  Temos também Toni Arara, o repórter mais popular da Rádio Amigo Velho; e  ainda Marylua, dona de um restaurante popular que mexe com a imaginação dos homens.  Todos eles, de certa forma, contribuem para a movimentação das peças que nos leva ao desfecho derradeiro.

Não é um livro investigativo, embora o leitor vá juntando as peças do passado para tentar entender o que de fato aconteceu naquele jantar do início da trama.  O quebra-cabeça é bem construído, e todo o contexto e argumentações bem elaborados.   As movimentações e interesses políticos se equilibram com os dramas pessoais e as ambições humanas. 

Com 268 páginas, folhas amareladas e letras confortáveis, Pecado Mortal é um enredo que nos prende ao longo das páginas, embora alguns capítulos pequem pelo excesso ao explorar assuntos que fogem do eixo central. O autor soube inserir humor à história, tornando mais leve a atmosfera em um cenário de disputas e conflitos, isso se tornou extremamente positivo. 

Tenham uma boa leitura!


 
Autor : Antonio Martins
Editora :  TopBooks
Páginas: 266 
1ª Edição (2018)
ISBN: 9788574752723
Encadernação: Brochura
Formato: 15,6 x 23 x 1,2


Onde Comprar:

http://www.topbooks.com.br/sinopses1.asp?chave=408&topico=Pecado+mortal+%2F+Um+padre%2C+uma+freira%2C+um+governador%2C+um+duplo+homic%EDdio


Sobre o Autor:

Jornalista Graduado pela Universidade Católica de Pernambuco, Antonio Martins percorreu redações como repórter, redator e gestor.  As tentativas de criar uma história surgiram no início do ginásio, e ele se amarraria nessa mais tarde.  Ainda esteve vinculado à Igreja por sete anos, na condição de seminarista, e encontrou seu caminho definitivo no jornalismo.  No Recife, testemunhou e reportou um pouco das passagens marcantes do regime militar.  Em Brasília, cobriu a carpintaria do Executivo e do Legislativo.  Desde os anos 1990 mantém parceria com os comunicadores de rádio de todo o país.  Nessas atividades encontrou inspiração para escrever Pecado Mortal.

* Livro recebido gentilmente da TopBooks.

24 comentários:

  1. Eu gosto de histórias policiais,ficar tentando descobrir a verdade é o tipo de leitura que adoro,porque não dá para largar até chegar ao final e ter todas as respostas.Amei a resenha.bjus.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de histórias policiais, se for um bom suspense, eu não abro mão então. Esse tipo de trama, quando honesto, não nos deixa descolar os olhos do livro! Vou anotar aqui o nome desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de enredos que nos prendem até o fim. Obrigado.

      Excluir
  3. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro :D não conhecia o trabalho do autor,sou uma grande fã de historias policiais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Fique atenta, sempre sai resenhas por aqui.

      Excluir
  4. Querido gostei da sua sugestão, vou mostrar para o marido que gosta de historias policiais, parabéns pela resenha, como sempre sou fã de suas resenhas muito bem explicada, como está, beijinhosssss

    ResponderExcluir
  5. É um livro de mistério, suspense desse duplo homicídio, um livro cativante que vai levar o leitor a curiosidade até o fim, uma ótima indicação de livro abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livro de suspense, já fiquei curiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Agatha Christie em território brasileiro, amooooo!!! Viciada nesses suspenses que envolve assassinatos e motivos pelos quais ele aconteceu. Certeza que esse livro ja ganhou espaço entre os meus. Obg pela recomendação.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Muito bem escrita e destacou pontos importantes do livro. Quero conferir essa maravilhosa obra. Nao conhecia a editora, gostei muito.
    Bjus🍓❤😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci a editora há pouco tempo, mas tenho gostado muito dos livros.

      Excluir
  9. Amo história que tem mistério e policiais,amei a resenha curiosa para ler,vou colocar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Pecados mortais tem a história bastante envolvente ,cheio de mistério onde teremos que montar o quebra cabeça para desvendar o grande mistério. Um dica excelente.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Ainda não conhecia a obra, mas o fato da mesma passar na minha cidade, Recife, já me deixou mega animada para embarcar neste enredo. Gostei de saber que as peças vão se encaixando no decorrer da leitura, e que o contexto e argumentações são bem elaboradas, já que esses são pontos importantes para mim como leitora. Sua resenha está maravilhosa e me deixou com gostinho de quero mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Alice. Também gosto de enredos que se passam em cidades do Brasil.

      Excluir
  12. Suas resenhas são sempre bem elaboradas e com vários detalhes o que nos deixa com vontade de ler todos os livros. Adorei essa também!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo