slide-slick

Resenha: Juca Pirama - Marcado para morrer - Enéias Tavares (Jambô)

em quinta-feira, 16 de abril de 2020

 Eu?  Sou um homem que nada tem a perder ou ganhar (...)


Juca Pirama - Marcado para morrer, do autor Enéias Tavares, foi publicado pela Jambô Editora em 2019.   O ano era 1907.  Com a Segunda Revolução Tecnostática, autômatos robóticos assumiram os postos antes ocupados pelos escravos.  Nas ruas, carruagens requintadas eram conduzidas por robôs, e marcavam o avanço das máquinas a vapor.    O passado convivia harmonicamente com os avanços dessa nova tecnologia.  Agora esqueça tudo isso!  Esse enredo nos conta apenas uma aventura de um homem bom de briga e corajoso, com sua velha e inseparável cartola.   Seu nome era Juca Pirama.

Brasiliana Steampunk é um universo expandido criado por Enéias TavaresSteampunk é um movimento que ganhou força no final dos anos 80, trazendo enredos  ambientados no passado, mas com tecnologias avançadas desenvolvidas através de máquinas a vapor.  O resultado é uma trama com personagens devidamente trajados para sua época, mas envoltos em uma atmosfera futurística típica dos enredos de ficção científica.

A magia nunca me abandonará.

O livro faz parte do projeto A todo vapor!, que é uma série idealizada pelo autor Enéias Tavares e pelo Felipe Reis, da Cine Kings Produtora e do ORC Studio constituída de jogos, livros, quadrinhos e websérie.  A ideia basicamente é recriar heróis clássicos da literatura brasileira em um cenário retrofuturista com muitas aventuras, ação e suspense.

Nesse enredo, Juca Pirama, o clássico personagem do poema indianista de Gonçalves Dias, publicado em 1851, se torna um sedutor aventureiro steampunk, disposto a enfrentar perigos e desafios.  Seu passado é um grande mistério, envolvendo o Orfanato das Sombras onde fora criado.  Agora, sua valentia se sobressaia, sua gaita enfeitiçava a todos e seu sorriso encantava as belas damas de São Paulo dos Transeuntes Apressados no ano de 1907.

Matar não é o desafio.

É em meio a muita confusão e pancadaria no Mercado Velho da cidade que conhecemos nosso herói.   Ao se tornar o defensor dos comerciantes e dos meninos que viviam perambulando pelos arredores, Juca acabou se esbarrando com as insanidades de Tonico Porcaria, um nanico criminoso que vivia explorando os mais necessitados do lugar.    Juca era forte, ágil e sabia manejar como ninguém os punhais afiados, facas, lâminas e canivetes que surgiam a todo momento no meio de suas lutas.

É essa coragem e determinação que o coloca de frente com a enigmática Cassandra e sua doce irmã Cecília.   Depois do sequestro do patriarca Petrônio Gouvêa, o maior produtor de café da cidade, a família acabou se sentindo em risco.  Juca então é contratado para proteger as irmãs e ajudar Cassandra na luta para manter o controle dos negócios, se confrontando com os misteriosos integrantes de uma seita perigosa.

Tempo é a única coisa que temos (...)

O enredo é ágil e cumpre o que promete. Tudo acontece em seu extremo, beirando o exagero, mas é exatamente isso que dá charme à trama e cria a atmosfera Steampunk.  As cenas são recriadas automaticamente na cabeça do leitor, isso por si já vale a leitura.  Os cenários são interessantes e as personagens nos conquistam desde o início.  Embora seja fácil fazer muitas deduções acerca dos mistérios explorados, a diversão é garantida.  Com certeza, terminei a leitura querendo acompanhar outras aventuras de Juca Pirama.  Sorte é que já há outros materiais desse universo, como Hqs que o autor disponibiliza em seu site CosmoNerd, mas torço por outros volumes literários também, afinal há muito o que explorar nesse universo.  

Os mortos estão mortos (...)

O humor funciona de forma harmoniosa, dando um charme adicional à trama, principalmente ao personagem principal.  Esse ingrediente dá um tempero especial ao livro, e até mesmo uma leveza ao contexto.  Os possíveis poderes de Juca induz à fantasia em meio a uma história de época com uma atmosfera de ficção científica.  Para mim foi uma mistura perfeita!  Outro ponto a ressaltar é o papel das mulheres que começavam a conquistar seu espaço nas grandes repartições, buscando direitos iguais, mesmo que tratado de forma modesta pelo enredo.


Juca Pirama - Marcado para morrer tem 192 páginas e 10 capítulos, introduzidos sempre por uma poesia recriando o estilo de Gonçalves Dias, que tem seu poema I- Juca Pirama incluído na íntegra no final.   As páginas são amareladas e as letras confortáveis.  O enredo tem ritmo, fazendo a leitura fluir rapidamente. A capa e as ilustrações das folhas de guarda são perfeitas recriado a atmosfera do enredo.   Ação, magia, humor e ficção científica fazem desse livro uma ótima opção de leitura.  Espero que tenham a oportunidade de ler e conhecer o universo proposto pelo autor.


A magia começa em nossa mente.

Boa leitura!


Autor:  Enéias Tavares
Editora :  Jambô
Páginas :  192
Edição : 1ª (2019)
Formato : 15,5 x 23cm
ISBN : 978858365114-7



https://www.skoob.com.br/tempestade-de-areia-340355ed381708.html




 Onde Comprar:

https://jamboeditora.com.br/produto/caverna-do-ladrao/ 


https://www.instagram.com/jamboeditorahttps://www.facebook.com/jamboeditora/https://twitter.com/jamboeditorahttps://www.youtube.com/user/jamboeditora




Sobre o Autor:
https://www.facebook.com/rafael.dias.18847 https://www.instagram.com/rafa_s_dias/


Enéias Tavares é professor e pesquisador na UFSM, onde ministra cursos de Escrita de Ficção e Literatura Clássica.  É autor do livro A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (Leya, 2014), co-autor de Guanabara Real - A Alcova da Morte (Avec, 2017), Fantástico Brasileiro (Arte & Letra, 2018) e da graphic novel O Matrimônio de Céu & Inferno (Avec, 2019), esta em parceria com Fred Rubim, com quem também assina a webcomic de A Todo Vapor! no portal CosmoNerd.  Autor fantasista, vive em Santa Maria (RS).
* Livro recebido em parceria com a editora.

12 comentários:

  1. Olha a proposta do livro é bem interessante,recriar um personagem em outro contexto me deixou curiosa para ver o resultado. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Achei bem interessante o enredo. Gosto de histórias com ação e que nos fazem imaginar os cenários dos acontecimentos ao ler. Valeu pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Evandro!
    Esse livro é pura ficcão e ação e com um tempero historico... Gostei! Sua resenha é perfeita parece que estou entrando no livro e lendo e fico imaginando.. adorei.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Achei uma proposta bem legal,gostei do contexto,tem um estilo que eu amo ,vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querido pela resenha, sempre bem explicado, gosto de ficção, com certeza que vou ler, obrigado, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem Evandro?
    Eu gostei da tematica do livro além de fazer lembrar meus tempos de faculdade.
    Com certeza vou ler e com maior prazer.

    ResponderExcluir
  7. Que bacana essa resenha, adoro livros com essa temática. Pela sua resenha com certeza irei conferir!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o conceito Steampunk, mas gostei da proposta. Acho que a Jambo sempr traz boas novidades para o mercado editorial brasileiro.

    Gostei desse fato de mesclar passado com futuro.

    Bjus!
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  9. Olá, Evandro.

    Uma leitura de ficção, ação com um tempero histórico... Acredito ter sido uma mistura bastante bacana para um enredo bastante interessante.


    https://www.ladomilla.com/

    ResponderExcluir
  10. Um projeto bem interessante, criado pelo Enéias Tavares , ainda não conhecia seu trabalho , após ler sua resenha fiquei louca para conferir os resultados do conceito steampunk.

    ResponderExcluir
  11. Uma super dica de leitura!!só pela resenha já fiquei com vontade de ler!um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei mega animada com esta resenha que você trouxe, pois está maravilhosa. Gosto bastante de acompanhar as aventuras de personagens e o fato de ser um enredo ágil apenas me anima mais para me aventurar nele. Quero demais ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo