slide-slick

Aprenda a escolher o melhor conjunto de sofá 2 e 3 lugares

em sexta-feira, 24 de abril de 2020


A decoração da sala de estar sempre despertou a curiosidade de muitas pessoas que gostam de deixar o seu ambiente de descanso e diversão do seu jeito.

E quando estamos falando de um dos móveis mais importantes desse espaço - o sofá - a atenção precisa ser redobrada.  Afinal de contas, ele é a primeira opção da família para assistir televisão e conversar sobre o que aconteceu no dia a dia.

Se você ainda está em dúvida como escolher o seu próximo conjunto de sofá de 2 e 3 lugares, nós vamos te ajudar, avaliando detalhes como espaço disponível na sala de estar, tipo de tecido e densidade da espuma mais adequado, além da cor ideal para combinar com a sua decoração. Continue lendo!

Espaço

Uma sala de estar confortável e organizada deve oferecer espaço para as pessoas se movimentarem por ela e se sentirem à vontade para se esticarem e relaxarem, algo que fica difícil de fazer com muitos móveis próximos uns dos outros.

Por isso que você deve considerar a área disponível medindo o local em que pretende instalar o seu conjunto de sofá de 2 e 3 lugares.  Como se trata de dois móveis, isso é ainda mais importante pelo fato do espaço ocupado ser ainda maior.

Existem alguns sofás que são estendidos, se transformando quase em uma cama, por exemplo.  Caso o sofá que você tenha em mente possua essa característica, é válido acrescentar alguns centímetros a mais na sua sala. Considere, pelo menos, 70 cm ao redor do móvel para não atrapalhar a circulação das pessoas pelo cômodo da casa.

Tipo de tecido

Como já diz o velho ditado: ‘Menos é mais”. Isso se aplica no acabamento do jogo de sofá.  

Ao optar por um modelo com tecido liso e sem estampas, você está deixando o ambiente mais clean e menos carregado visualmente, proporcionando mais conforto para qualquer visitante, inclusive você que vai usá-lo todos os dias.

A escolha de um sofá com linhas retas também estimula essa sensação de amplitude, que fica ainda mais perceptível em salas de estar pequenas.

Já em relação ao tecido escolhido, hoje temos no mercado opções que vão desde as fibras naturais, que são extremamente confortáveis, até o couro, conhecido pela sua resistência e durabilidade. Não existe um melhor ou pior, pois tudo vai depender do seu gosto pessoal e uso que fará do móvel.

Densidade da espuma

Aqui precisamos entender melhor o conceito de densidade da espuma x peso do indivíduo, pois ela será fundamental para descobrirmos a densidade ideal para você e as demais pessoas que vão sentar no conjunto de sofá de 2 e 3 lugares.

Atualmente, os sofás vendidos em lojas já contam, nas suas especificações técnicas, com os códigos D28 ou D33. O que diferencia um do outro é a quantidade de espuma por centímetro cúbico presente na espuma do móvel. Isso influencia na firmeza e também na maciez do sofá.

Enquanto o D28 é mais macio, porém menos rígido, a espuma D33 consegue oferecer as duas características, sendo ideal para quem pesa entre 71 kg a 100 kg. Tenha em mente que quanto maior for a densidade da espuma, maior será a resistência do sofá a deformações.

Cores

A dica aqui é evitar cores chamativas (vermelho, laranja, amarelo) pois elas enjoam rápido e caso você queira mudar de tom, vai precisar gastar dinheiro desnecessário.

Ao invés disso, dê preferência para tonalidades neutras, como o branco e o bege, por exemplo. Ambas combinam com a maioria das decorações e podem ser complementadas com almofadas coloridas e personalizadas.

Agora que você já sabe como escolher o seu conjunto de sofá de 2 e 3 lugares, aproveite para se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da decoração de interiores. Será um imenso prazer poder contar com a sua presença por aqui! 

34 comentários:

  1. Querido eu gostei muito das suas dicas, meu marido comprou um conjunto de sofá de 2 e 3 lugares e não mediu a sala de tv agora está tudo apertado kkk ele sempre faz isso compra sem medir, parabéns pelo post, vai ajudar muitas pessoas, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rúbia, por nos contar sua experiência. Vale muito a pena medir antes de comprar.

      Excluir
  2. Uauuu.... Que salas incríveis!!! E suas dicas foram o máximo. Não tenho a sala que gostaria de ter. Meu sofá de 03 lugares já tá bem surradinho... Pensando em trocar inclusive. Logo, eu acabei de salvar seu link aqui para voltar a visitar quando for comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou louco pra comprar um estofado novo e bem confortável.

      Excluir
  3. Evandro o sofá é um item importante de uma sala, pois as pessoas passam uma boa parte do dia na sala, e escolher um conjunto de sofá confortável que combine com o espaço é essencial, gostei demais das suas dicas, aprendi muito aqui, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente temos que pensar antes de comprar para compor um ambiente confortável e harmônico.

      Excluir
  4. O post está muito bem explicado. Aqui em casa eu tenho 2 de 2 lugares porque foi o que coube e não deixava a sala tão apertada.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é preciso conhecer nosso espaço para compor um ambiente confortável.

      Excluir
  5. Uma dica extra para garantir que o sofá perfeito se encaixe perfeitamente na sala, não gosto de nada apertado. Eu não desisto do conforto. Suas dicas são muito úteis, ter uma organização planejada ao comprar um sofá é a melhor opção, as mulheres gostam de reclamar de tudo, ela mais do que qualquer um pode comprar na medida certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito ruim mesmo quando os móveis ficam amontoados e não cabe mais que uma pessoa em cada passagem.

      Excluir
  6. Amei!!!! Cada sofá mas bonito que o outro, eu estou louca para comprar um sofa desse verde para assistir netfix e meus doramas... kkk adorei o post! bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas estava pensando em comprar um sofá de 2 lugares mas, mesmo assim eu irei seguir as suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga sim, vai ver que a experiência vai sair melhor do que planejou.

      Excluir
  8. Os sofás são incríveis,vale muito medir antes de comprar para não ter problema,adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito importante ter uma noção das medidas do espaço.

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas, vou salvar o post para me orientar em minha próxima compra. Meu estilo preferido são os modelos clean com estampas neutras, gosto de sofás com modelos mais minimalistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito importante fazer as escolhas dentro de nosso estilo.

      Excluir
  10. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 são maravilhosas, eu amei o sofá verde

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa só temos espaço pra um sofá, que precisa ser comprado. Não sabia sobre densidade de espuma, gostei de saber dessas informações.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Evandro!
    Amei as inspirações para a decoração da sala. O sofá é fundamental, muitos gostam de se deitar para assistir TV. Gosto das cores neutras. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Tem que ser aconchegante né? Um ambiente pra conversar e relaxar. Adorei o post. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tem que ser um sofá para a gente se sentir confortável.

      Excluir
  14. Olá Evandro!Dicas valiosíssimas,realmente tem que ter um planejamento e os cuidados com o espaço,não gosto de ambiente apertado e sempre comprei sofá sobre medida para um bom aconchego e manter uma sala ampla,gosto de tons bege pois facilita na decoração.
    As inspirações são incríveis e de muito bom gosto,excelente post.Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria. Quando pensamos nos detalhes, a chance de errar é bem menor.

      Excluir
  15. Realmente nós temos que aprender a projetar espaços antes de fazer compras. E as cores são importantes, quanto mais neutras menos chances de enjoarmos!

    ResponderExcluir
  16. Ola tudo bem.
    Suas dicas foram formidáveis pois ao adquirir um sofá muitas vezes não
    atinamos a pequenos detalhes.
    Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Ótimas dicas, é muito importante avaliar bem antes de comprar... eu fiz a opção por comprar um de cor escura e de couro, pela facilidade de limpeza, mas tem aquele porem de ter que hidratar... Adorei as duas dicas como a das linhas retas, e de olhar a espuma (eu nunca pensei nisso), do próximo vou avaliar. No mais obg por compartilhar o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Janaina. Foi muito bom você contar sua experiência por aqui.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo