slide-slick

Resenha: Até Quando? A Prisão - Christiane de Murville (Chiado)

em domingo, 16 de fevereiro de 2020

Tudo o que você vê fora é reflexo seu.


Até Quando? - Parte 2 - A Prisão, da autora Christiane de Murville, foi lançado no final de 2019 pela Editora Chiado.  A vida se apresenta altamente complexa em sua simplicidade.  O sentido das coisas pode parecer confuso em um primeiro instante, mas basta um olhar mais atento para enxergar o grande mistério que se esconde nos pequenos detalhes.
No primeiro livro, acompanhamos a existência de João e suas diversas vidas na terra.  Em cada experiência vivida, acabava por criar novas pendências, aumentando ainda mais a bagagem de itens e sonhos que superlotavam as paredes de seu armazém de memórias.  As vivências se alternavam, novos cenários e situações se apresentavam, mas João parecia não enxergar sua verdadeira essência.  Viveu cercado de riquezas, mas também experimentou a pobreza;  foi um homem solitário, e também já esteve rodeados de amigos; já foi um apaixonado, e outras tantas amargurado.   Mas onde realmente todas essas experiências o levaram?

Tem gente que acha que nascemos, morremos e a vida se resume às experiências entre esses dois eventos.  Outros acreditam que vão morrer e renascer  sempre no mesmo lugar e com as mesmas pessoas.  Mas, de tempos em tempos, aparece alguém que se cansou desse processo e percebe que é um mero viajante, porém multidimensional e talvez até intergaláctico!   

Em Até Quando? - A Prisão, João inicia um processo de conscientização de seu verdadeiro papel no universo.  Vestígios de memória e o próprio amadurecimento o leva a perceber as coisas através de ângulos diferentes, bem mais abrangentes.  Enxergando sob um novo olhar, João reconhece pessoas que o acompanharam em toda sua trajetória, se conscientizando da importância e individualidade de cada um.  A vida parecia bem mais ampla do que as amarras que se apresentavam em cada aparição terrena.

A única coisa a fazer na vida é separar o que é você do que não é.

Diante de suas atuais percepções, João conscientiza-se de que vivemos em uma prisão, onde repetimos os mesmos erros. A cada nova tentativa,  cometemos as mesmas falhas ou, ainda, criamos mais pendências que fatalmente nos farão reviver as mesmas histórias.   Agora, precisará encontrar a saída desse formigueiro, deixando de lado todo esse ciclo de repetições.

(...) cada um é julgado por si mesmo (...)

Vários temas importantes são inseridos no contexto da trama, levando o leitor a refletir sobre a sociedade e, principalmente, sobre o papel de cada um em relação ao todo.   Os personagens que acompanham João nessa caminhada, desde o primeiro livro, também merecem destaque.  Torcemos por cada um deles, mas entendemos que cada um é responsável por suas escolhas.  Essa é apenas uma das lições que podemos aprender com a trajetória de João, mas muitas outras nos fazem refletir sobre nossa própria vida.


Mais cedo ou mais tarde, tudo que lançamos no mundo retorna para a gente e temos que enfrentar nossas criações (...)

O que dizer acerca do bem e do mal?  Quem afinal é responsável por fazer esse julgamento, colocar esses dois pesos na balança?  Aliás, julgar é muito fácil quando nos encontramos fora das situações!  Mas sempre é possível recomeçar, mudar nossa realidade e nos desprender do que nos aprisiona.  É preciso viver novas experiências!

Quando um se ilumina, todos se iluminam, e cada um é livre para passar pela experiência que prefere.

Outra coisa bem legal em Até Quando? - A Prisão, é a importância dada às questões ambientais.  Não precisamos ser especialistas para perceber o quanto a natureza está sendo desrespeitada e agredida.  A ambição e o consumismo está destruindo nosso planeta, e podemos estar à beira de uma completa destruição.  Eventos atuais mostram catástrofes e destruições, causadas direta ou indiretamente pelo homem, às quais custaram milhares de vidas humanas.

Era conhecendo-se a si mesmo que se encontrava a liberdade. 

A referência à trilogia A Caverna Cristalina, outro grande sucesso da autora, também merece destaque.  Isso demonstra que Christiane de Murville, consegue unir essas duas tramas, abordando assuntos que, de certa forma, se complementam. 

Quantos dentre nós conseguem ser livres de verdade para alterarem seus itinerários de viagem quando quiserem, para mudarem os seus dias ou simplesmente perceberem o novo a cada instante?

Narrado em 3ª pessoa, com 328 páginas amareladas, 40 capítulos, letras e espaçamento confortáveis, o livro Até Quando? - A Prisão encerra a duologia que acompanha João ao longo de várias experiências terrenas, buscando um estado mais elevado de conscientização.  A capa, que ganhou tons de lilás, chama a atenção e ficou muito bonita.  As ilustrações ao fim de cada capítulo são da própria autora e também merecem destaque, representando bem os momentos do enredo.  Christiane de Murville mais uma vez nos faz refletir sobre nossas próprias ações.  Qual seria o real sentido de tudo?  Com uma linguagem simples e cativante, a trama apresenta questões que merecem um olhar especial do leitor.  Tenha uma ótima leitura!

Somos meros viajantes em trânsito no mundo.


https://www.skoob.com.br/ate-quando--2-1028353ed1030689.html


Editora:  Chiado Books
1ª Edição - Outubro/2019
Páginas:  328
ISBN 978-989-52-6683-8


Onde Comprar:

https://www.chiadobooks.com/livraria/ate-quando-o-vai-e-vem


https://www.martinsfontespaulista.com.br/ate-quando-a-prisao--parte-ii-628209.aspx/p


Sobre a Autora:
https://www.instagram.com/christiane_de_murville/https://www.facebook.com/christiane.couvemurville



Graduada, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em psicodrama e orientação profissional, Christiane Isabelle Couve de Murville também é bacharel em Ciência da Computação pela USP.  Publicou a trilogia A Caverna Cristalina e o A vida como ela é, no Brasil e na França, e o Até quando?  O vai e vem, além de livros e artigos acadêmicos. Dedicou a sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados.  Tem experiência artística em escultura, desenho, pintura e cerâmica e faz as ilustrações de seus livros.


* Livro recebido gentilmente da autora.

23 comentários:

  1. oi amigo,esse livro parece ser bem interessante,porque a medida que acompanhamos a história do João mais refletimos sobre nós e nossas escolhas.Uma ótima dica de leitura.abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tânia, gratidão pelo seu comentário. De fato, a história do João nos convida a refletirmos sobre nós e nossas escolhas. Abraço e ótima semana!

      Excluir
  2. Eu não conhecia este livro,parece ser bem interessante,a forma que você escreve também é cativante a leitura ficou ainda mais interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido este meu novo livro, a resenha ficou mesmo muito bacana e, se puder, dê uma explorada no links ao final da resenha para saber um pouco mais sobre a obra e meus outros livros. Abraço, gratidão e boa semana!

      Excluir
  3. A prisão traz muita reflexão ,essa duologia é o tipo de leitura que me prende , ainda não conhecia o trabalho da autora mais já está em minha lista .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia, que bom que a série ATÉ QUANDO já está em sua lista! Agradeço muitíssimo o interesse e ficamos em contato! Beijos e ótimo dia!

      Excluir
  4. oi
    Gosto muito das histórias da Christiane de Murville justamente porque nos levam à reflexão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Gratidão pelo seu testemunho, é sem dúvida muito importante. Beijo grande e muita luz para você e a família!

      Excluir
  5. Ola tudo bem?
    Eu gosta da forma que você escreve .
    E desta vez nós nos deparamos e encaixamos em cada vida de João.O texto nos convida para pensar um pouco fora da caixinha.
    Otima excolha de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Robson, muito obrigada pelo seu comentário e, sim, acho que é importante pensarmos um pouco fora da caixinha, assim quem sabe também conseguimos sair de um mundo padronizado, com comportamentos inconscientes recorrentes, emoções descontroladas, pensamentos negativos e tudo mais que torna nossa vida mais pesada. Grande abraço, boa semana e ficamos em contato!

      Excluir
  6. Olá Evandro!
    Nesse livro eu vejo que e a conscientização das nossas escolhas de nosso livre arbítrio e saber escolhe o que queremos mesmo errando ou acertando nossa vida e cheia de acertos e erros e acho q foi mais ou menos isso que a autora quis dizer. Adorei a resenha .. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Karina, obrigada pelas suas observações. Com certeza, somos responsáveis pelas nossas vidas e a realidade na qual vivemos, que é fruto de nossas escolhas, ações e pensamentos. Felizmente, o universo nos oferece sempre a oportunidade de fazer diferente, recomeçar, mudar, e escolher quem queremos ser, o que queremos fazer. Assim, aos poucos, vamos crescendo, nos desenvolvendo, sempre podendo escolher entre ficar vivendo apenas focado em si ou se empenhar em tornar o mundo mais leve e luminoso para todos. Beijinhos, gratidão e ótimo dia!

      Excluir
  7. Meu querido amigo, eu não conhecia a autora, quero muito ler o livro, este livro é muito interessante, quando li sua resenha me fez refletir e pensar um pouco mais na minha vida, adoro sua resenha, você sabe fazer muito bem, parabéns,com certeza que este livro vou comprar, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rúbia, Gratidão pelo seu interesse pelo meu livro. A resenha do Evandro está mesmo muito boa e completa. Convido você a explorar os links abaixo da resenha, dê uma olhada no meu site, assim poderá me conhecer melhor e saber um pouco mais a respeito dos meus livros que sempre promovem uma reflexão sobre a vida. Abraço e ótimas leituras!

      Excluir
  8. Não conhecia a autora, mas fiquei com vontade de ler. Suas resenhas me animam a voltar com minhas leituras que estão paradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Nique, que bom que a resenha do Evandro a estimulou a querer retomar suas leituras. Fico feliz que tenha ficado interessada em meu livro. A série ATÉ QUANDO está mesmo muito interessante. A parte 1, ATÉ QUANDO? O VAI E VEM ganhou o Prêmio Brasil Entre Palavras, de melhor ficção em 2018, em concurso promovido pelo blog de leitura Cura Leitura. Abraço, gratidão e ótimo dia!

      Excluir
  9. Olá Evandro, certamente uma leitura bastante reflexiva com todos esses temas abordados. A sua resenha já me levou a refletir sobre algumas questões. Que legal que as ilustrações são da própria autora!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cidália, Bom dia! Fico feliz que tenha gostado da resenha do Evandro sobre meu livro ATÉ QUANDO? A PRISÃO. E, sim, costumo ilustrar os meus livros, com desenhos em preto e branco, em canetinha nanquim. Adoro fazer os desenhos! Abraço e gratidão pela sua mensagem!

      Excluir
  10. Sabe aquele livro que você precisa comprar pra ontem?! Então, depois de ler sua resenha, preciso urgentemente desses livros. É bem as coisas que acredito, sobre a vida ser cíclica, e tudo retorna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaína, Acredito que você vai mesmo aproveitar o livro, ainda mais se tem essa abertura para ver a vida deste modo, cíclico, com o que lançamos no mundo sempre nos retornando de alguma forma, em algum momento, seja como bênçãos, sensação de alegria e bem-estar, seja como convite a rever e aprimorar o que ficou mal resolvido, em aberto, por fazer... Beijinhos, gratidão pelo comentário e boa semana!

      Excluir
  11. Agradeço muitíssimo mais esta resenha de livro meu, agora do ATÉ QUANDO? A PRISÃO. Está muito completa e interessante, fala até das minhas ilustrações. E as citações estão perfeitas! Gratidão pela sua companhia. Desejo-lhe muito sucesso em seus projetos! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Evandro!Parabéns a autora Christiane de Murville pois estou encantada com o livro,uma história bem envolvente,a trajetória do joão reflete alguns pontos no nosso interior em vários aspectos,a capa tem um tom suave nos convidando a uma viagem que não queremos ser interrompidos,as ilustrações em preto e branco é uma obra de arte!
    Excelente resenha!Sucesso para ambos!Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria José, Agradeço imensamente sua mensagem gentil e fico feliz que esteja aproveitando a história do João e da família dele e apreciando as ilustrações. Abraço, bom final de semana prolongado vindo aí e sucesso para você também!

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo