slide-slick

Resenha: Faces - Caius Augustus (Chiado)

em terça-feira, 5 de novembro de 2019

(...) somos apenas fragmentos daquilo que fomos.


Faces é um romance de fantasia obscura publicado pela Editora Chiado em Maio 2019.  O autor Caius Augustus, inicialmente, planejou o enredo para ser um jogo, que chegou a ser criado com um software de RPG nos anos 2000.  Posteriormente, a trama  se transformou em uma HQ; e, finalmente, com toda a ideia amadurecida, foi publicado em formado de livro.
Você ainda tem uma longa jornada.

Horus é um sábio imortal, que pertenceu à antiga Ordem da Flor Espiral.  Depois de um exílio, ele percebeu que seu mundo estava em caos.  Todos os lugares e vilarejos que conhecia estavam mudados.  O cenário era apocalíptico, cheio de névoas e escombros. A grande desordem, aparentemente causada por Ondrem, que se julgava o Deus dos homens,  acabou rompendo a ligação entre tempo e espaço. 

(...) os erros nos são úteis...

 Os elementos  conhecidos entraram em colapso, colocando em risco toda a existência.    Horus suspeita fazer parte dessas transformações e resolve procurar por Dhil, o senhor do conhecimento, o antigo portador da sabedoria dos seus antepassados, que se encontra no Plano Espectral.  Guiado por uma força que o impulsiona a trilhar entre mundos desconhecidos e assustadores, ele inicia sua busca por respostas que possam explicar toda essa desarmonia.  

Algo maior o guia e o futuro é tão claro quanto o presente.

Ao longo de sua jornada, Horus se depara com criaturas que pertenciam a outros mundos. Enfrenta gárgulas, espectros e gigantes.  Além da luta, aperfeiçoada por séculos, ele conta com um cajado poderoso, uma adaga e um arco de luz.  Cada etapa de seu caminho é facilmente comparado às fases de um game, com novos desafios e cenários, que o leva ao destino final e ao desfecho esperado. 

Como os espelhos que nos cercam, todos somos reflexos...  Aqui eu o desafio a mostrar-me qual de nós é a imagem verdadeira e não apenas uma sombra.

A trajetória de Horus também representa  um mergulho em seu passado, revisitando as lembranças de sua existência imortal.  Ao se confrontar com seu próprio reflexo, ele encontra respostas e descobre novos caminhos, fazendo com que sua missão se confunda com sua própria jornada.  A evolução do personagem se compara ao processo evolutivo espiritual, onde os espíritos podem evoluir ou deixar-se contaminar com energias negativas e obscuras.

Nada está perdido porque nada você tem.

Alguns elementos valorizam o enredo, que parte de uma trama aparentemente simples.  Um homem que tenta salvar seu mundo de um desequilíbrio que se expandia sem controle por todo o universo, colocando em risco a natureza das coisas.   Porém, o  universo complexo construído com esmero pelo autor é rico em detalhes e elementos, explorando ciclos, planos astrais, linha temporal, espirais, dimensões, portais  e fendas do tempo.  Tudo isso enriquece o trabalho de Caius Augustus, fazendo de Faces uma fantasia diferenciada.

Há muito o esperei e sabia que viria.

Os capítulos definem os locais onde Horus se encontra, como O Mundo dos Homens, Paradoxo entre os Mundos, O Plano Espectral e Abismo das Sombras.  Intercalados, o autor adicionou as Memórias Fractais, onde conhecemos um pouco do passado do personagem.  Por fim, Caius Augustus inseriu trechos do Livro Negro, elemento importante na trama.  Para ler, o leitor terá que decifrar seus códigos.  Confira na foto abaixo uma das páginas:

(...) estamos sempre sozinhos e sempre assim estaremos; o restante é apenas ilusão...

O livro tem 394 páginas, folhas amareladas e letras confortáveis.  Para quem já leu outros livros da Chiado, o material teve uma melhoria significativa, e a qualidade das folhas está excelente. A narrativa é em 3ª pessoa, e o texto incorpora alguns fragmentos do personagem em 1ª pessoa.   Faces é uma dica principalmente para quem gosta de um enredo de fantasia, unido com a temática dos universos paralelos, linhas temporais, energia das áureas, portais do tempo, etc.   O fim também é um recomeço.  Boa leitura!

No fim, de que valeu tudo o que você fez e qual é o sentido do que você faz?

No site do autor você encontrará mais informações sobre o livro, e poderá conferir todas as ilustrações em cores feitas pelo próprio autor, já que no livro elas estão em preto e branco.    Além disso você encontrará uma trilha sonora que Caius Augustus compôs exclusivamente para o livro Faces (também disponível no Canal do Youtube).

https://www.facebook.com/livrofacesoficial/https://www.youtube.com/user/caiushelena1




 


https://www.skoob.com.br/livro/924145ED930704


Onde Comprar: 





https://www.martinsfontespaulista.com.br/faces-617518.aspx/phttps://www.amazon.com.br/Faces-Caius-Augustus/dp/9895219725/ref=tmm_pap_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1565052506&sr=1-1

https://www.travessa.com.br/faces/artigo/34eafcf3-d016-448f-b845-fefa740c84a3



Sobre o Autor:

https://www.facebook.com/caius.augustus

Caius Augustus nasceu em Piracanjuba e atualmente mora em Goiania GO. O autor também é ilustrador, fotógrafo, compositor e animador profissional.  Trabalha com projetos artísticos independentes como capas para discos e design.  Também é músico, design corporativo e professor de fotografia.  Tem grandes inspirações em C.S. Lewis, H.P. Lovecraft e Tolkien. Em seu livro há inspirações em jogos como Castlevania, Soul Reaver, Silent Hill, e livros como os da série The Witcher. Faces também possui uma trilha sonora composta pelo próprio autor.  O leitor acabou de lançar o e-book A sombra de Undrakhar.

* Livro recebido do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo