slide-slick

Resenha: Num lugar do tamanho do mundo - Amauri Rodrigues (Kiron)

em quinta-feira, 25 de abril de 2019

Compreender a importância de se humanizar 
muda em nós o entendimento das razões da Existência 
e muda a própria Existência em si (...)


O livro Num lugar do tamanho do mundo, de Amauri Rodrigues, foi publicado no final de 2018 pela Editora Kiron.  Existe um momento onde deixamos a posição de repouso para nos tornamos protagonistas de nossa própria vida.

Kayin, que significa criança muito aguardada, acabou de chegar à Metrápolis cercado de dúvidas e incertezas.  É através de sua narrativa que acompanharemos todos os ciclos nessa cidade-útero.  Sobre o que existiu antes, ele não tem ideia; mas, aos poucos, começa a absorver a grandiosidade do que virá a seguir, onde será o navegante de sua própria vida. 

(...) minha razão de existir é uma trajetória (...)

Narrado em primeira pessoa pelo próprio feto Kayin, percebemos a imensidão brotar dentro do espaço restrito onde se encontram.  Um lugar onde todos, aparentemente, são iguais, mesmo com as diferenças que já se despontam.  Lá os conhecimentos são partilhados pelos poucos que o dominam, visando iluminar seus companheiros para o grande momento que se aproxima.  Não há explicação sobre como esse conhecimento chega até lá, sendo que uns detém e outros não.   Aos habitantes da pequena cidadela, basta acreditar e preparar-se para o que virá a seguir.

Onde faltam Disciplina e Respeito instala-se o Caos.

Metrápolis modela cada um de seus habitantes.  Se o corpo físico se transforma a todo instante, a mente é bombardeada por lampejos que lhe dão uma pequena noção das coisas do mundo.   Em breve a vida, surpreendente por si só, lhes obrigará a interagir com suas alegrias e mazelas diárias.  Porém, somente diante da própria trajetória, com suas surpresas e acasos, cada um descobrirá a força que carrega dentro de si.  Descobrirá também a importância de suas decisões e de suas verdadeiras certezas.


Não!  Sozinho o Amor não pode tudo (...)

O que poderia parecer uma cartilha repleta de regras morais para uma perfeita vivência na terra, na verdade se mostra como um resumo do comportamento humano, já que muitas referências do mundo aqui fora são apresentadas, citando autores, obras, poetas, compositores e suas visões sobre determinados sentimentos.  É como se fosse um "preparem-se para o que encontrarão pela frente"

A posse de qualquer forma de Poder é sempre algo muito conflitante.

Muitos temas são abordados como amor, respeito, saudade, honra, disciplina, humildade e honestidade.  Embora cada um carregue em sua essência o bem maior, percalços nem sempre são inevitáveis.  Há também referências sobre insegurança, preconceito, egoísmo, política, discriminação, entre tantos outros.

(...) precisamos ter em mente que as coisas do mundo não existem para ser evitadas, mas existem, em princípio, para ser enfrentadas.

A essência de cada um se tornará essencial diante das imprevisibilidades da vida.  Será preciso superar cada obstáculo e construir sua própria história.  Errar ou acertar pode ser apenas uma questão de ângulo de visão.  Os princípios aprendidos serão imprescindíveis para lidar com as coisas do mundo e se posicionar perante elas.  As mudanças de ciclos serão para toda a vida e novas etapas surgirão infinitamente.

(...) ler é dialogar com o texto, 
é questioná-lo (...)

Num lugar do tamanho do mundo tem 104 páginas divididas em 6 capítulos.  As folhas são brancas e as letras confortáveis.  Alguns termos ou citações recebem uma nota de rodapé, que se tornam úteis para um maior aproveitamento do texto.  O autor insere no livro um QR Code para que o leitor estenda a experiência com a leitura também através de imagens em movimento na internet. Amauri Rodrigues tem uma escrita segura e a revisão merece destaque, feita pelo próprio autor.   A existência humana é explorada de forma simples, mas com maestria nesse enredo.  A vida não é tão complicada, somos nós que complicamos!

Editora: Kiron
http://www.editorakiron.com.br/Autor: Amauri Rodrigues
Ano: 2018
Edição: 1
Páginas: 104
Acabamento: Brochura
Dimensões: 15,5 x 22.5 cm
ISBN: 978-85-8113-756-8



https://www.skoob.com.br/na-sombra-do-mal-845855ed851231.html


Onde Comprar


http://livrariakiron.com.br/index.php/na-sombra-do-mal.html



Sobre o Autor

E-mail:  amadrigs@gmail.com

https://www.facebook.com/amauri.rodrigues.18007



Amauri Rodrigues é natural da cidade de Piquete-SP.  É Mestre e Doutor em Teoria Literária e Professor de Literaturas Brasileira, Portuguesa e Africana de Língua Portuguesa.  Dele, a Editora Kiron já publicou o texto científico Presença e Silêncio:  sinais do personagem negro na literatura brasileira e o romance O ainda não dura para sempre.

Confira AQUI a resenha do livro O ainda não dura para sempre.



* Livro gentilmente cedido pelo autor.


17 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Ai o amor! O amor é uma incognita! Não é mesmo tudo!
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  2. olá , o livro tem muitos temas importantes abordados , mais oque me atraiu a ele foi a frase de superação , pois realmente não podemos evitar muitas coisas , mais superar é preciso. Não conhecia o autor mais a sua escrita é do tipo que me prende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superação realmente é algo importante. O livro também traz outros temas importantes.

      Excluir
  3. Olá,

    O livro pareceu ser mesmo bastante interessante, e vi uma frase que me despertou a atenção! Realmente, o amor não pode tudo...mas pode muita coisa!

    Fiquei super interessada em ler este livro!

    Beijinhos,

    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom descobrir a obra de um autor que mora próximo à minha Jacareí! Entendi que o livro nos traz grandes reflexões e lições sobre a vida, nos leva a um plano de compreensão sobre a vida que só alcançamos quando interrompemos a correria dos dias hodiernos. Fiquei muito curioso pela leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amilton. Espero que tenha a oportunidade de ler também. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. oi!
    Eu não conhecia o trabalho do autor, o livro é bem interessante. Gosto de livros que nos fazem refletir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Joana. Tem outro livro dele resenhado aqui no blog. Tem link no final da biografia do autor.

      Excluir
  6. O autor é natural de uma cidade super perto da minha. Que bacana conhecer a obra dele. Uma leitura bem reflexiva sobre a vida. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que ele é natural aí de perto, Vany. Espero que possa ler o livro e goste.

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, mas parece possuir uma temática bem interessante. Anotei a dica para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor criou um enredo bem diferente do que estamos acostumados. Vale à pena conferir a ideia.

      Excluir
  8. Não conhecia nada sobre o autor e o título, porém me interessei bastante pela leitura. Adoro esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nem o autor nem a editora, mas amei sua resenha! Foi muito bem explicativa e estou indo agora mesmo ao site da editora para ver mais sobre os livros dela. Também achei o livro do Amauri Rodrigues muito interessante,obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kira. A Editora Kiron é parceira aqui no blog e tem muitos livros dela por aqui. Do Amauri esse é o segundo livro que resenho. O link da outro livro está logo após a biografia do autor.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo