slide-slick

Resenha: Ledd - Vol. 1 (Jambô Editora)

em terça-feira, 16 de abril de 2019


O primeiro volume de Ledd teve sua versão impressa em novembro de 2011 pela Jambô Editora.  A HQ é ambientada em Tormenta, o maior e mais famoso jogo de RPG do Brasil (mesmo cenário de Holy Avenger), e tem roteiro de J.M. Trevisan e desenho de Lobo Borges.  Em dezembro de 2018 foi lançado o 5º volume da série com mais 4 episódios dessa trama.

Clique nas fotos para ampliá-las.

A saga tem início na Fortaleza de Hardof, a mais temida prisão do poderoso reino de Yuden, que pertence ao mundo de Arton, cenário de TormentaLedd está trancafiado em uma cela, mas não tem a mínima ideia dos motivos que o levaram até ali.  Ele não se lembra de nada a não ser o próprio nome, fazendo de seu passado um dos grandes mistérios desse enredo.  Diante dos riscos que corre na temida prisão, Ledd acaba se aliando a um outro prisioneiro, o mago Ripp, para tentar escapar e buscar respostas sobre seu passado.

Ledd possui uma misteriosa tatuagem na mão direita que brilha lhe dando poderes em momentos cruciais para sua defesa.  Depois de um enigmático encontro consigo mesmo, o rapaz recebe uma espada e a ordem de segui-la para encontrar os outros.   Essa é a única pista que guiará o jovem guerreiro em busca das respostas sobre si mesmo.

O mago Ripp é uma figura divertida e imprevisível.  Embora não tenha nenhum pelo no corpo, é justamente com fios de cabelo que realiza suas magias.  O arcano será um dos grandes companheiros de Ledd nessa jornada.  Outros amigos se juntarão ao grupo e novos objetivos surgirão.  Esse é um outro ponto positivo da trama, não se prende a uma linha única de acontecimentos.

A jovem Drikka precisa de nossos amigos para ajudá-la em uma grande missão, mas muitas confusões colocam a vida de todos em risco.  Além da coragem da bela garota, eles também contam com o ogro Horlogh, que pode surpreender com sua lealdade.

Agora eles precisam enfrentar o sangrento reino de Yuden e seus poderosos militares.  Perseguidos pelo temido Coronel Barba Branca e pelo sanguinário General Klinsmann, nada será fácil para nossos amigos que terão muitos desafios pela frente.

Esse é apenas o início de uma trama bem construída e repleta de mistérios que, com certeza, agradarão os apreciadores de mangás.  Os traços de Lobo Borges são limpos e cheios de detalhes.  A arte é definida por linhas  e uma variada escala de cinza em sua composição.  A caracterização das personagens foi ricamente definida em todos os âmbitos.  O roteiro de J.M. Trevisan surpreende pelas possibilidades que poderão ser exploradas ao longo dos próximos volumes.

Essa HQ, que surgiu online, ganhou destaque na versão impressa e encadernada.   Esse volume contém os episódios 1 a 4 da história.  A edição também reúne um conteúdo extra e exclusivo, como as primeiras páginas em cores, que são como um colírio para os olhos dos leitores, tendo uma proximidade mais real com a atmosfera dos quadrinhos.

Outro destaque dessa edição são os esboços e estudos das personagens e cenários, muitos com comentários dos próprios autores.  Há também o roteiro original de um dos episódios como foi enviado ao desenhista Lobo Borges.  É curioso perceber as diferenças entre essa versão e a do texto definitivo.

Ledd, com certeza, conquistou uma legião de fãs e ainda tem muito o que mostrar.  Cheios de aventura e ação, esses quadrinhos ainda contam com humor e muito mistério. É uma boa pedida tanto para os adoradores de Tormenta, quanto para os que ainda não conhecem esse universo.  Super indicado!





Ficha técnica
Ledd - Volume 1
Jambô Editora
Autor: J. M. Trevisan e Lobo Borges.
Formato: 13,5 x 20 cm, 144 páginas, brochura.


 Onde Comprar:


https://jamboeditora.com.br/produto/caverna-do-ladrao/ 


https://www.instagram.com/jamboeditorahttps://www.facebook.com/jamboeditora/https://twitter.com/jamboeditorahttps://www.youtube.com/user/jamboeditora


* Revista adquirida mediante parceria com a Editora Jambô.

18 comentários:

  1. A jambo sempre surpreende essa saga parece ser muito gostosa de ler e a ilustração está magnífica.Ledd é uma ótima sugestão .

    ResponderExcluir
  2. O livro está perfeito assim como as ilustrações que estão maravilhosas tudo bem detalhadas, quem gosta de histórias com ilustrações vai gostar muito do livro, gostei muito da resenha fiquei bem curiosa pelo livro, a Jambô é uma editora fantástica abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Hq está incrível. Tem um ótimo enredo e as ilustrações são muito boas.

      Excluir
  3. Comecei a me interessar por hq's recentemente e muito por causa da Marvel e DC, então eu não conhecia essa. Mas me pareceu muito boa, sua resenha fez com que eu me interessasse, gostei muito dela. Depois eu vou dar uma procurada pra ver essa hq.

    Love, Camie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira sim, Camie. Lá no site da Jambô tem outras Hqs que você poderá curtir também.

      Excluir
  4. Não tenho o costume de comprar e ler HQ's, mas lendo sua resenha e olhando as ilustrações, sei que cedo ou tarde vou entrar nesse mundo. Meu filho adora desenhar, enquanto lia o post e observava as imagens já conseguia imaginá-lo querendo desenhar igual.

    Ana Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que seu filho curte desenhar, quem sabe não teremos um grande ilustrador surgindo aí. Incentive-o a criar os próprios personagens e depois a história de cada um. Será bem legal.

      Excluir
  5. Nao é o meu género de leitura, mas muito boa review 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz. Obrigado pela visita. Quem sabe uma hora dessas uma Hq não te conquista.

      Excluir
  6. Um livro com tantas ilustrações maravilhosas se torna ainda mais agradável de ler principalmente quando se trata de HQ's. Tenho uma coleção no meu quarto , gosto bastante, e com essa produção meu interesse foi desperto! Fiquei super curioso pela história de aventuras!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Jambô Editora sempre renovando, a cabra é linda adorei as ilustrações, a temida história Coronel Barba Branca parece ser uma aventura e tanto. Eu acho super válido usa-se a sigla HQ para se referir às histórias em quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lenny. A Jambô vem sempre surpreendendo os leitores e vem conquistando cada vez mais espaço no cenário do gênero.

      Excluir
  8. Que HQ manera! Fiquei bem interessado pela história e sua resenha aguçou muito minha curiosidade. Estou pensando em obter o meu exemplar em breve.

    ResponderExcluir
  9. Que ilustração sensacional! Achei bem intrigante o fato dele estar preso e não saber porque, e isso ser a trama sabe. Esse é um HQ que eu acompanharia viu?! Bjo, qjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Hq reúne vários elementos que estimulam a leitura: ação, mistério e também humor.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo