slide-slick

Entrevista: Tiese Teixeira Júnior (Divulga Escritor) - Por Shirley M. Cavalcante

em segunda-feira, 9 de julho de 2018


Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Tiese Teixeira Júnior é professor da Escola Básica Pública, na Amazônia Brasileira. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), área interdisciplinar da Universidade Federal do Pará (UFPA) 2014. Doutorando em Ciência Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da UFPA. Professor da rede. Escreve sobre a região Amazônica desde de 2007.

É autor dos livros “Estudos Amazônicos: Ensino Fundamental”; “Escolas da Amazônia: Memórias”; “Pelas Margens do Pará”. Estudos Amazônicos: Ensino Médio “Fazendo as pazes com a natureza?”, “Ensino de História e Linguagens: Estratégias Interdisciplinares para Educação Básica”, e “No Tipiti, na Peneira”. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Mudança Social no Sudeste Paraense (GEPEMSSP), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA.

“É como se fossem “estrangeiros”, nascidos na mesma nação. Por exemplo, na Amazônia Paraense (sudeste do Pará, Marajó, Baixo Amazonas, Belém) há uma forte diversidade de modos de falar, costumes alimentares e danças folclóricas.”

Boa leitura! 

Escritor Tiese Teixeira Júnior, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu o seu gosto em escrever sobre a Amazônia e sua cultura?

Tiese Júnior - Bem, eu trabalhava como professor na escola básica em 2007, com uma disciplina regional chamada Estudos Amazônicos. Onde eu trabalhava não havia livros sobre a Região Amazônica; então, esta necessidade me levou a escrever textos para os meus alunos e desde então não parei mais. A Amazônia tem uma história muito diversa e com muitas possibilidades de escrita, por exemplo; e isso também se revela um desafio na hora de escolher um tema e qual abordagem focar.

O que mais o surpreendeu nestes anos de pesquisa e estudos sobre as diversas “Amazônias Brasileiras”?

Tiese Júnior - O desconhecimento das pessoas que vivem na Amazônia sobre a própria Amazônia. É como se fossem “estrangeiros”, nascidos na mesma nação. Por exemplo, na Amazônia Paraense (sudeste do Pará, Marajó, Baixo Amazonas, Belém) há uma forte diversidade de modos de falar, costumes alimentares e danças folclóricas.  

Dos livros abordando esta temática, qual o que levou mais tempo para ser escrito e publicado? Apresente-nos a obra.

https://portalliterario.comTiese Júnior - O livro “Estudos Amazônicos - ensino fundamental” – foram três nos de pesquisa e escrita. Levou quatro anos para ser publicado. O livro traz uma proposta de conteúdo para o 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. História da Amazônia, desde o período colonial, até o século XXI, letras de músicas regionais, lendas e atividades com leitura dirigida compõem o livro. Escrito em uma linguagem acessível, este livro marca minha estreia como escritor.


O que diferencia “Estudos Amazônicos – ensino fundamental” de “Estudos amazônicos – ensino médio”?

Tiese Júnior - No livro do ensino fundamental, a história regional é a base principal. As lendas e letras de músicas, que também compõem o livro, trazem uma dimensão lúdica ao conjunto da obra, que objetiva mostrar a diversidade de saberes que compõem esta região. No livro do ensino médio, a história dialoga com a sociologia, a educação, a cultura e a antropologia em textos mais densos e com uma intenção de pensar a Amazônia pelo viés interdisciplinar. 

Apresente-nos “No Tipiti, na peneira”

Tiese Júnior - Este livro trata do universo da mandioca, da qual se faz farinha, um alimento importante na região. Amparado no trabalho de mulheres, os costumes alimentares dos ribeirinhos estão representados em contos, que se baseiam em cenas e cenários da vida na região. Este livro é o primeiro de uma série de 3, que se chama “Mandioca: da Raiz ao Andor”. 

Como foi a escolha do título?

Tiese Júnior - A intenção era apresentar dois importantes artefatos, o tipiti e a peneira, utilizados no trabalho de produção de farinha, com o objetivo de informar os leitores, desde a capa, sobre esse universo particular, que é o da produção da farinha de mandioca. 

Qual a mensagem a ser transmitida ao leitor por meio dos contos que compõem a obra?

Tiese Júnior - O mundo das mulheres que trabalham na produção da farinha, e também criar uma aproximação da linguagem própria desse mundo. 


Apresente-nos os títulos dos livros publicados
  1. ESTUDOS AMAZÔNICOS - ENSINO FUNDAMENTAL. (Didático) Belém, editora Paka-Tatu, 2010;
  2. ESCOLAS DA AMAZÔNIA: MEMÓRIAS. (Contos de Escolas Amazônicas) Belém, editora Paka-Tatu, 2015;
  3. PELAS MARGENS DO PARÁ. (Contos) Curitiba, editora FRAGMENTOS, 2016;
  4. ESTUDOS AMAZÔNICOS - ENSINO MÉDIO, (Livro didático) Curitiba, editora Prismas, 2016;
  5. FAZENDO AS PAZES COM A NATUREZA? (Dissertação de Mestrado) Curitiba, editora Prismas, 2017;
  6. ENSINO DE HISTÓRIA E LINGUAGENS. (Experiências com ensino de história, na escola básica, mediados por leitura e escrita) Curitiba, Editora Prismas, 2017;
  7. NO TIPITI, NA PENEIRA. (Contos) Curitiba, Editora DTX, 2018;
  8. ESTUDOS AMAZÔNICOS, Volume 1. (Didático) Belém, Paka-Tatu, 2018.

Onde podemos comprar os seus livros?



https://www.amazon.com.br 


Soube que já temos livro novo no prelo. Comente sobre os seus próximos projetos literários.

Tiese Júnior - A coletânea AMAZÔNIAS é formada por uma série de 3 livros, que tratam de questões socioamazônicas no âmbito da educação, cultura, economia, política e meio ambiente. Cada volume traz um grupo de pesquisadores, mestres e doutores olhando a região de forma plural. O primeiro volume, que está no prelo, traz 13 artigos que discutem questões socioeducativas e socioculturais e tem o objetivo de auxiliar professores e professoras da escola básica, que trabalham com a “Amazônia ensinada”. 

Você tem um canal no YouTube. Quais os principais objetivos do canal? Apresente-nos o espaço.
Tiese Júnior - Bem, a proposta do canal é divulgar livros das áreas das ciências humanas e das linguagens, que tratam da Amazônia e também experiências de ensino, da escola básica pública. Comento os livros de minha autoria e de outros autores. 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Tiese Teixeira Júnior. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Tiese Júnior - A Amazônia possui mundos, ainda muito desconhecidos para todos nós, especialmente a História, a Geografia, a Sociologia e a Cultura dessa região. Dê-se a oportunidade, por meio da literatura, de conhecer a diversidade de modos de vida que existem aqui.


Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com



https://www.divulgaescritor.com/

16 comentários:

  1. Não conhecia os trabalhos do autor e nem o autor.
    É sempre bom conhecer obras novas.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vemos o quanto o professor é apaixonado pela profissão quando eles se dão ao trabalharam de produzirem conteúdo próprio aos seus alunos quando não possuem as referências! Fiquei admirado!
    Realmente, a Amazônia é cheia de misturas sejam quais forem, os mapas já nos permitem chegarmos à essas conclusões, imagina ter o privilégio de passar uma temporada nessas regiões conhecendo as tantas histórias? Enriquecedor! É a prova de que o Brasil é um país formado por países rsrs
    Ótima entrevista, gostei demais!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  3. Esse livro precisaria ser adotado em todas as escolas do Brasil para mostrar a situação do nosso ecossistema e conscientizar os alunos da importância de sua preservação, assim como torná-los disseminadores dessa ação. Muito boa essas obras.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa a entrevista com o escritor Tiese Teixeira Júnior, é sempre um grande prazer conhecer um bonito trabalho com um grande escritor, belíssimas as obras do Tiese Teixeira Júnior, a Revista Divulga Escritor está de parabéns pelas entrevistas que oferece aos leitores, a revista está dando uma chance de conhecer maravilhosos escritores, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Esses livros são de grande importância para nós mesmos, os brasileiros, conhecermos melhor uma parte tão importante de nosso país. A Amazônia é muito complexa, essa diversidade de costumes é muito interessante. Concordo que os livros deveriam ser adotados em todas as escolas do país, o autor fez um excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  6. A Floresta Amazônica para nós do sudeste e sul parece um lugar muito distante e diferente da nossa cultura, mas deveria ser mais divulgada nas escolas, pois além da grande biodiversidade, tem uma cultura rica e um folclore lindo. Deveríamos ter mais professores como ele para divulgar a importância desta parte do Brasil não só para o nosso país, mas para o mundo.

    ResponderExcluir
  7. Olá adorei conhecer o autor e os livros, são ótimos, acredito que a leitura seria de grande vália para todos, é extremamente conhecermos melhor o que temos de mais precioso em nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Olá Evandro!Excelente entrevista!
    Parabéns ao professor e autor Tiese Teixeira Júnior! Ele mostra o que é ser um profissional por amor,dando oportunidade a todos os alunos e leitores a ter conhecimento do verdadeiro valor sobre esta riqueza natural que é a Amazônia.
    Com certeza deveria ser adotado nas escolas,concordo plenamente.
    Ele nos deixa uma bela mensagem.Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  9. A serie divulga escritor deste blog é um primor! Como é bom ter a oportunidade de conhecer escritores como Tiese, com obras tao importantes assim! ótima entrevista e gostei demais de conhecer as obras dele.

    ResponderExcluir
  10. Olá Evandro. Eu adoro ler entrevistas É uma forma de conhecer melhor alguém que nos interessa. Amei conhecer melhor o autor Tiese Teixeira Júnior. A sua obra parece realmente muito boa. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler o belo trabalho que você faz aqui, divulgando os escritores incríveis que ainda estão anônimos em nosso país. Desejo muito sucesso na vida e carreira de Tiese Teixeira.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Amazônia tem muita história bonita tinha muito desejo de conhecer esse encanto do paraíso,o livro é uma obra-prima. É ótimo conhecer nossos escritores brasileiros.Achei muito interessante cada resposta da entrevista com escritor Tiese Teixeira Júnior, desejo-lhe muito sucesso!

    ResponderExcluir
  13. oi
    adoro conhecer novos escritores e esse eu gostei muito,ainda mais uma obra tão maravilhosa,muito show a entrevista dele.e os livros são perfeitos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Antes de mais nada, parabéns pela entrevista. Fiquei impressionada com a profundidade do trabalho de pesquisa do autor. Na minha época de escola não me ensinaram sobre a diversidade da Amazônia, o estudo foi bem superficial. Por isso desejo sucesso ao autor e faço votos de que seus livros sejam adotados nas escolas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir























































  15. É deveras empolgante se ouvir entrevistas assim, sobre uma região de nosso Brasil. Desperta nossa curiosidade e interesse de aprofundamento no conhecimento sobre os costumes e tradições da gente que vive ali.





    ResponderExcluir
  16. É deveras empolgante se ouvir se sobre Amazônia, mormente quando nos é divulgada em apresentações simples, mas rica de detalhes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo