slide-slick

Resenha: O Despertar - uma saga em dois atos - Maleno Maia (Giostri)

em segunda-feira, 30 de abril de 2018

https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/

Em O Despertar - uma saga em dois atos, publicado pela Editora Giostri, o autor Maleno Maia nos apresenta um enredo de recomeços e superação.  Um acontecimento terrível separou toda uma família há quinze anos, mas agora o destino estava prestes a fazer com todos os caminhos se cruzassem novamente. 

 (...) tem marcas que ficam para sempre (...)

Helga tentou esquecer o passado, mas as marcas e as lembranças insistiam em permanecer em sua vida.  Depois do acontecimento que mudou a história de sua família, ela bem que tentou se refazer e juntar os pedaços, mas isso nunca foi possível.  Ariston, seu novo companheiro, a princípio foi um grande apoio na criação de Helena, sua filha, mas ao longo do tempo, ela percebia que o encantamento do início havia acabado.  Apoio mesmo ela tinha na presença de Roseli, sua mãe.  Helga sempre procurou fazer o melhor para Helena, uma jovem muito bonita, mas que sentia um enorme vazio em sua vida.

https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/

O enredo se desenvolve a partir dos segredos escondidos ao longo do tempo.  Helena cresceu e se tornou uma garota tímida, com sérios problemasContudo, tinha uma sensibilidade adorável, que se misturava com uma certa ingenuidade e insegurança.   Ela sempre teve problemas de interação e dificuldades para se enturmar com jovens de sua idade.  Dificilmente participava de atividades na escola ou em sua rua.  Fazer amigos parecia uma tarefa impossível, era completamente retraída.   

Aquilo tudo parecia um sonho, e se fosse, 
o bom seria não acordar mais.

O Despertar - uma saga em dois atos tem seu ápice quando o destino resolve fazer com que velhos caminhos novamente se cruzassem e segredos do passado fossem revelados.  Simplesmente por acaso, Helena se vê frente à frente com Janaína, uma moça com os traços físicos muito parecidos com os dela.  Esse encontro seria um divisor de águas na vida das duas garotas  e mudaria novamente a vida de toda família.

https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/

Janaína era irmã gêmea de Helena, que até então não tinha nenhum conhecimento de sua existência.  Helga sempre poupou a filha das dores do tal acontecimento terrível ocorrido há 15 anos, quando era ainda um bebê.  O que ninguém poderia prever era o fato das meninas, embora idênticas nos traços, terem personalidades tão diferentes.  A própria capa do livro representa bem isso ao retratar Janaína dançando e Helena retraída na imagem de sua sombra refletida.  Tudo isso se acentua com o convívio, culminando em uma série de desencontros.

A vida é um aprendizado, (...) e estamos passando pelo maior deles.

Janaína era alegre, decidida, independente e determinada.  Fazia sucesso no meio artístico, atuando e cantando na conceituada companhia Teatral de Nelson, uma grande figura.  Agora teria que enfrentar uma nova realidade e redescobrir sua essência adormecida.

https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/

Mesmo repleto de temas fortes e grandes emoções, Maleno Maia mantém o enredo com uma escrita leve e constante.  Os acontecimentos se desenvolvem rapidamente, segredos são revelados, problemas resolvidos e novos elementos inseridos.  Essa rapidez é uma das características do autor.  O amadurecimento e transformação das personagens, principalmente de Helena e Janaína, são bastante relevantes à trama.  A relação das irmãs diante dessa nova realidade é a linha mais importante do enredo. Ao lidar com emoções, dificuldades e reencontros, cada pessoa no enredo terá que se redescobrir diante dos acontecimentos e superar suas dificuldades.  As personagens secundárias são interessantes, com destaque para os vilões, entre os quais destaco Maria Ângela.

Há momentos em nossa vida nos quais fazemos um intervalo para reflexão.  Para isso precisamos de tempo e espaço para que os pensamentos se organizem.  Quando conseguimos encontrar o sentido das coisas, a vida flui como uma agradável canção aos ouvidos.

Com 320 páginas amareladas e de boa qualidade, o livro é dividido em Prelúdio,  1º Ato, 2º Ato e Poslúdio, fazendo uma referência às obras musicais, como a ópera ou o balé.  A música e a dança têm presença forte no enredo.  O leitor poderá encontrar na trama um misto de emoção, divertimento, ação e um pouco de romance, porém nada que apresente um ritmo alucinante.  O autor prioriza seu foco nas relações diante dos acontecimentos.  A narrativa em 3ª pessoa marca a sequência e determina a construção do enredo. Muitos detalhes eu preferi não comentar na resenha para não estragar as surpresas e desfecho da obra.

https://www.facebook.com/O-Despertar-Uma-Saga-em-Dois-Atos-101231559974986/


https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php?route=product/product&product_id=10729&search=malenoO Despertar - Uma saga em dois atos
Autor:  Maleno Maia
Editora Giostri
Páginas : 320
Edição: 1ª (2017)
ISBN: 978-85-8108-697-2
Tamanho : 23x16cm



Conheça um pouco mais sobre o autor AQUI.
Confira a resenha de Os Malogrados, outro livro do autor com o nome de M. F. Santos (Manoel Santos)

Onde Comprar:

O livro físico pode ser adquirido diretamente com o autor pelo 
https://www.facebook.com/manoel.santos.167


ou pelas lojas virtuais

 https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php?route=product/product&product_id=10729&search=maleno

https://www.submarino.com.br/produto/29753193/o-despertar-uma-saga-em-dois-atos?pfm_carac=o%20despertar%20uma%20saga%20em%20dois%20atos&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20

https://www.shoptime.com.br/produto/29753193/o-despertar-uma-saga-em-dois-atos

https://www.saraiva.com.br/os-malogrados-9225783.html

https://www.americanas.com.br/produto/29753193/o-despertar-uma-saga-em-dois-atos


Contatos do Autor:

Perfil 

https://www.facebook.com/manoel.santos.167 

Fanpage do livro

https://www.facebook.com/OS-MALOGRADOS-205664196152880/


41 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por livros, ainda não conhecia esse livro, gostei muito da resenha,já fiquei super ansiosa para comprar esse livro

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A trama me pareceu muito interessante! Fiquei curiosa para saber mais sobre esses segredos que envolvem as gêmeas. O que levou a mãe a separá-las? O que a vilã tem a ver com essa separação? Preciso ler esse livro logo!! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália, isso é revelado logo nas primeiras páginas, eu só não contei porque é a partir disso que todo o enredo se desenvolve.

      Excluir
  3. O livro tem uma história que envolve o leitor pois a história tem muitos segredos envolvidos e isso faz com que o leitor fique preso a leitura, livros que traz superação, emoção, ação, romance é uma combinação perfeita que com certeza agrada bastante o leitor, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucimar. Muitas coisas são relatadas logo no início e a partir delas o autor desenvolve seu enredo. Alguns outros mistérios ele vai revelando aos poucos no decorrer da trama.

      Excluir
  4. olá , tudo bem ? O despertador tem uma história de superação e mistério e muito mais. Ainda não conhecia o livro e nem o autor , mais ao ler sua resenha fiquei envolvida na trama e já quero ler . Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Histórias sobre gêmeos com personalidades distintas costumam ser muito atraentes. É um tema que já foi explorado em livros, cinema, tv, sempre com êxito. Descobrir o segredo por trás da separação das irmãs aguçou minha curiosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia. O enredo na verdade não tem foco direto envolvendo mistérios sobre o tal acontecimento, somente não falei para não estragar a leitura. O autor desenvolve a estória mesmo diante da relação das irmãs e dos caminhos trilhados.

      Excluir
  6. Um livro que nos reserva mistérios, emoções, superações. Uma boa pedida de leitura. Gostei de conhecer um pouco do livro através de sua perspectiva! Com certeza uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros assim! O passado pode aparecer a qualquer momento e mudar totalmente o presente e o futuro. Fiquei aqui me coçando de curiosidade para entender como aconteceu essa separação das irmãs gêmeas! E adorei, não havia entendido a capa e fica mais bonita ainda quando se capta a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei um pouco pra perceber o que a sombra realmente significava.

      Excluir
  8. Adoro esse tipo de enredo cheio de segredos e grandes surpresas, falando em surpresa fiquei imaginando a situação de encontrar uma pessoa parecida com você, sem nem imaginar a existência.
    Quero saber os detalhes desse segredo do passado, fiquei louca para ler o livro e saber mais sobre a Helena e a Janaína.
    Achei linda a capa, antes eu não tinha entendido que eram as duas na capa.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu só me toquei da capa depois de começar a leitura. Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Nao conhecia este livro amei o titulo ,otima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Gosto destes passados intervindo na vida. Me pareceu uma história forte e com mudanças ameaçando a todo tempo. Chegou me dar tensão. Já está na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meirilene. É uma história com situações fortes e mudanças que influem no presente o tempo todo, mas o autor não levou para essa pegada de suspense. Ele foca nas situações e relacionamentos.

      Excluir
  11. Uma história convincente de ficção sempre tem dois lados. O livro tem uma história dramática, que causa curiosidade para entender o relacionamento e os segredos ocultos de Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e resolver uma situação, muitas vezes significa criar novos problemas. O enredo vai por aí. Obrigado pela visita.

      Excluir
  12. Fiquei super curiosa para ler esse livro. Vou acrescentá-lo a minha lista!!! Bjos

    ResponderExcluir
  13. Super amei conhecer um pouquinho da história em si do livro, bem impactante em geral.
    Amei a resenha.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. quero ler amado confesso que me atrai suspense encontros vidas passadas deve ser muito top

    ResponderExcluir
  15. Olá!Esse livro parece ótimo mesmo,pela sua resenha não tenho dúvidas que todos os leitores vão se apaixonar,estou certa que o livro é incrível.
    Parabéns ao autor Maleno Maia por esta belíssima obra!Sucesso!
    Excelente resenha!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo carinho, Maria. Que bom que gostou!

      Excluir
  16. Meu querido, como sempre você traz resenha maravilhosa, mesmo amar romances fiquei curiosa, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  17. Ler é bom demais, dicas de livros é sempre bom, esse ainda não li, me parece ser muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz. Realmente a leitura nos faz viajar para lugares nunca imaginados. Que bom que gostou!

      Excluir
  18. Ainda não conhecia esse livro. Adorei a resenha vlw pela dica

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha e da dica, vou repassar para uma amiga por eu estar sem tempo de leitura, tenho certeza que ela irá gostar



    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  20. Evandro!
    Sou fã nº 01 do autor Manoel, os livros dele que já li, tem temáticas diferentes e ele gosta de diversificar na escrita.
    Esse livro foi uma grata surpresa.
    Maravilhoso final de semana!
    “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Rudy. O Manoel, além de nos encantar com seus enredos, é uma pessoa fantástica.

      Excluir
  21. Oi Evandro
    Não conheço o autor, o livro me pareceu denso e cheio de emoções, descobrir que se tem uma irmã gêmea não deve ser nada fácil, principalmente pela mentira. O desenrolar da trama deve ser bem interessante.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisela. Não é nada fácil mesmo, principalmente pelas questões que estão em jogo nessa relação. Obrigado pela visita.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo