slide-slick

Autor: Rui Mourão

em terça-feira, 17 de outubro de 2017

Meu primeiro contato com a escrita de Rui Mourão foi através da Agência Literária Oasys Cultural em agosto desse ano.  Desde então tive o prazer de acompanhar a trilogia que tem como personagem principal a cidade mineira de Ouro Preto, onde o autor de forma magnífica e curiosa nos conta três histórias diversas que ligam intimamente passado, presente e futuro, resgatando personagens, unindo ficção a momentos históricos.  


O autor domina o processo literário e nos envolve na atmosfera histórica da cidade com criatividade ímpar.  Confiram um pouco sobre sua trajetória com informações contidas no livro Mergulho na Região do Espanto, publicado pela Editora UFMG.

"Rui Mourão nasceu em Bambuí-MG. Romancista e ensaísta, lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e nas Universidades de Tulane, Houston e Stanford, nos Estados Unidos. Participou dos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência, tendo sido diretor desta última. É membro da Academia Mineira de Letras. Foi editor do Suplemento Literário do Minas Gerais, chefe do Departamento Cultural da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, diretor-executivo da Fundação de Arte de Ouro Preto, coordenador do Grupo de Museus e Casas Históricas da Fundação Pró-Memória em Minas Gerais e coordenador do Programa Nacional de Museus, as duas últimas funções acumuladas com a de diretor do Museu da Inconfidência, cargo que ocupa desde 1974."




 Romances publicados

As raízes 
Curral dos crucificados 
Cidade Calabouço
Jardim Pagão
Monólogo do Escorpião
Servidão em família
Boca de chafariz (Editora UFMG, 2010)
Invasões no Carrossel
Quando os demônios descem o morro.
Mergulho na região do espanto (Editora UFMG, 2015)

Livros de ensaio - Estruturas: ensaio sobre o romance de Graciliano, Museu da Inconfidência (com contribuição de Francisco Iglésias), Museu da Inconfidência, O alemão que descobriu a América, A nova realidade do museu.

 
 Prêmios recebidos 

Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 1956 e 1971; 
Troféu Francisco Igreja, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro; 
Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia (concorrendo com 427 livros publicados no continente), em 1994; 
Ficção 2002, da Academia Brasileira de Letras; 
Centenário de Maria Helena Cardoso, da Academia Mineira de Letras, em 2002; 
Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, pelo conjunto de obras, em 2013. 

Foi considerado  pelo American Biographical Institute, Estados Unidos, Homem do Ano no Brasil em 2009 e 2010, por excepcional contribuição para a literatura e museologia.

Confiram as resenhas:

 Contato do Autor:
https://www.facebook.com/oasyscultural/


https://www.facebook.com/oasyscultural/

13 comentários:

  1. Nossa que grande homem.
    Não conhecia ele mais juro que fiquei com vontade de ler seus livros.
    Adorei o post
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que prazer grande em conhecer o autor Rui Mourão esse excelente escritor, mais um grande autor nacional. Muito boas as obras que ele escreveu, muito romances bons cada título maravilhoso. Foi uma honra conhecer o Rui Mourão, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, como vai? Confesso que ainda nao conhecia o autor, mas agora fiquei feliz que você postou e mostrou um pouco dos trabalhos dele , bem como da sua historia. ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tenho me interessado muito mais por Rui Mourão e acabei conhecendo ele também no começo de agosto quando você nos afortunou com uma ótima resenha de Mergulho na região do espanto que achei simplesmente fantástico! Um homem com um talento incrível, impressionante e é muito bacana ver mais sobre o autor aqui no blog também! Sempre divulgando ótimas cabeças

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não conhecia esse autor,mas fico feliz em ter comparthiado a história dele conosco

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tantos livros escritos e eu não conhecia nenhum, o nome do autor não me é estranho. Como gosto de história e estórias com certeza lerei em uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  7. Ola tudo bem ? Fiquei encantada com esse grande homen que é o Rui Morão , Já estou a procura da triologia , pois me atrai escritas com historias que se passam em nossos estados Brasileiros e ouro preto é uma cidade historia que gostaria de conhecer , no momento vou conhecer um pouco atravez dos olhos do escritor .Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Quero muito adquirir essa trilogia. Gostei muito de conhecer um pouco sobre o escritor Rui Mourão. Muito obrigada por compartilhar. Um grande beijo <3

    ResponderExcluir
  9. adorei o post, desconhecia alguns fatos, porém me ajudou a entender!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ja ouvi falar de nome, mas nao conhecia muito. Que legal, um grande homem e de um trabalho digno de admiração

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?acredita que eu não conhecia o autor mais gostei de conhecer um pouco no seu blog achei muito interessante que bom que vc dividiu co a gente beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Evandro, tudo bem? Acho incrível nosso país possuir uma gama de autores tão talentosos. Na semana passada numa conversa levantamos a questão sobre a Semana de Arte Moderna e a Academia Brasileira que tempos atrás reunia grandes nomes da literatura. Além de grandes clássicos como O cortiço, Dom Casmurro, entre outros. É bom pensar que cada dia surgem mais escritores que trazem à tona nossa cultura. Gostei da indicação de hoje. Um abraço, Érika =^.^=

    PS: obrigada pelo comentário lá no blog apoiando as mudanças que fiz =)

    ResponderExcluir
  13. Embora já tenha ouvido falar no autor, nunca li nenhum de seus livros. Gostei bastante de saber um pouco mais sobre ele, e que já recebeu prêmios, inclusive. Fiquei curiosa para ler a trilogia, pois gosto muito muito dessas histórias que ligam passado, presente e futuro, sobretudo em se tratando de uma ficção que se mescla com fatos históricos. Adorei o post!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo