slide-slick

Resenha: Surpreendente - Maurício Gomyde (Intrínseca)

em terça-feira, 21 de fevereiro de 2017



Em Surpreendente!, publicado pela Intrínseca, Maurício Gomyde brinda o leitor com uma história bem escrita, uma edição cheia de charme e revisão cuidadosa, provando que podemos nos orgulhar e nos apaixonar pela literatura nacional.  Se engana quem pensa que Surpreendente! tem um enredo superficial.  Suas páginas são carregadas de verdade, sonhos, dramas, aventuras, amor, humor e uma enorme paixão pela sétima arte.

Esse amuleto é para você nunca se esquecer de que tenho um segredo para contar.

Um amuleto, um segredo, uma doença, um sonho e uma grande paixão são os principais ingredientes para envolver o leitor nesse enredo. O autor consegue, já nas primeiras páginas, nos colocar diante de uma situação de extrema adrenalina e perigo e então volta 50 dias no tempo para mostrar os acontecimentos que levaram aquelas quatro pessoas até ali.   Haja coração para esperar chegar novamente nessa parte e então saber o que acontecerá depois.

Há sempre um plano maior para sua vida... 

Pedro foi, desde criança, um grande apaixonado pelo cinema e sempre acreditou que bons filmes podem transformar o mundo.  Aos 25 anos e recém formado em audiovisual, tentava superar a frustração da pior colocação de seu filme em um festival na época do colégio.  Agora seria diferente, precisava de um roteiro surpreendente para disputar o Cacau de Ouro, importante prêmio do cinema nacional e ele teria 6 meses para mudar sua história.  Entre todos os obstáculos que tinha, talvez o pior deles fosse não ter a mínima ideia de onde começar.

O trabalho de um cineasta é fazer as pessoas acreditarem 
em coisas quase impossíveis de serem provadas.

Até os doze anos Pedro teve uma vida normal, mas então os problemas na visão começaram a aparecer e se agravaram rapidamente, o que  levaria à degeneração da visão em um curto espaço de tempo.    Porém, contrariando todos os relatórios médicos, a evolução da doença cessou, tornando-se um caso raro dentro da medicina.  O receio de que a doença voltasse fazia com que Pedro vivesse com paixão cada momento em sua vida.

O que enxergo é suficiente para compreender o mundo.


Para o desespero da mãe, que enfrentava uma crise no casamento, Pedro era gerente da VIP, uma videolocadora na periferia da cidade de São Paulo, onde tentava mudar a vida de pessoas simples com indicações de filmes clássicos.   Nas noites de terça era curador no último cineclube da cidade no Café Cultural, que pela falta de público estava prestes a fechar as portas, transformando-se em uma boate.  É nesse cenário que ele conhece e se apaixona por Cristal, uma estudante de física nuclear e cabelos vermelhos.

Talvez eu tenha aprendido muito mais do que ensinado qualquer coisa por aqui.

A vida é cheia de surpresas, boas e ruins, e as coisas nem sempre saem conforme planejado.  Pedro novamente se vê diante de um grande obstáculo, prestes a destruir seus sonhos.  Sentindo-se sem ânimo para continuar e sem nenhuma expectativa de dias futuros, ele embarca no Diabo Loiro, um opala envenenado, incentivado pelos amigos Fit, Mayla e também Cristal, a garota que havia conquistando seu coração.   O destino é Pirenópolis, interior de Goiás, onde ele espera encontrar respostas do passado, guiado por um colar com olho turco, presente da avó quando ele tinha 12 anos.  Durante a viagem, Pedro vive o roteiro que promete ser o filme de sua vida, algo que possa surpreender os jurados no festival.  Descobertas, surpresas, emoções e muita aventura em uma viagem que promete mudar a vida de todos.

Na bagagem, nada além de um pequeno equipamento, algumas ideias na cabeça e a vontade de cada um dos três amigos de registrar a viagem de sua vida.
 

Cheio de referências de músicas, cinemas e desenhos animados, o livro é uma verdadeira homenagem à arte em sua essência.   Narrado em 3ª pessoa, com personagens bem construídos e cativantes Surpreendente!, com certeza, é um daqueles livros que deixam saudade depois da última linha.



Quatro amigos que as retas e curvas da estrada haviam tornado ainda mais amigos.

O site do livro é recheado de informações, dicas de filmes para os obcecados por livros e uma playlist para você se sentir dentro dessa viagem.  Você poderá visitar também o escritório do Pedro ou se aventurar no Jogo da Velha online.  Vale muito conferir.


O booktrailer é muito bem feito com filmagem de partes do livros com atores interpretando as personagens principais.  Não deixem de conferir.  Com certeza daria um ótimo roteiro para um filme, não tem como duvidar.  Boa leitura.

Quatro amigos inseparáveis que, pela primeira vez, choraram juntos.



Como dizem por aí:  surpreenda-nos!

http://www.intrinseca.com.br/surpreendente/Supreendente!
Autor :  Maurício Gomyde
Editora :  Intrínseca
Edição : 1ª (2015)
Páginas :  272
ISBN : 9788580578089




18 comentários:

  1. Pela sua resenha vi que o livro é bem escrito e muito envolvente, o livro nos motiva a seguir em frente, e o Pedro é um exemplo que temos que seguir mesmo que tenhamos obstáculos na vida nunca podemos desistir, é um livro sensacional, bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi
    Fico cada vez mais interessada em “Surpreendente!” :D🙂
    Vou tentar ler o quanto antes ;)
    Sem contar que esse azul que eles usaram na capa e no miolo ficou show de bola :)
    A resenha ficou otima!!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Estou curiosa pra ler esse livro, parece que a história realmente condiz com o título. Sua resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei com o livro! A capa bem despojada e moderna! A resenha está super bem descrita! Realmente muitas decepções nos fazem desmotivar, mas não deixa de ser um impulso para corrermos atrás do que queremos! Acredito que Pedro vai encontrar em meios a aventuras e ação no livro! O book trailer é novidade para mim, que máximo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Estou com esse livro a mais de 1 ano na minha estante e acredita que ainda não li?! Sempre acabo ficando muito receosa em relação ao conteúdo da obra, mesmo só lendo coisas positivas. Sua resenha esta tão maravilhosa que fiquei com muita vontade de ler o livro, espero fazer isso em breve. Parabéns pela resenha! Espero me surpreender com essa obra e com o personagem, principalmente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Por sua revisão, ele me deu entender ser uma história feliz e triste, ao mesmo tempo, mas em algum momento sabemos que a vida real não é exatamente como a história é contada. Mas eu confesso que eu me tornei cada vez mais interessada no livro, eu amei a capa com detalhes em azul com esse olho ficou bastante criativo.

    ResponderExcluir
  7. Você disse cinema? Cara, só pela tua resenha, não sei se foi efeito da música que estou escutando (A Scenery of Loss do Draconian), senti um misto de tristeza e amor pela história do Pedro. Cara, superar uma doença degenerativa por amor ao que faz, por amor e anseio em contar uma história inesquecível, é algo tão lindo que nem sei se consigo comentar em palavras. Tem tempos que ando procurando alguma história que fuja um pouco do caos dos meus terrorzinho, e veja só, na Amazon o ebook (não me mata, nessa vida corrida de facul os ebooks tem sido salvadores da pátria, rs) desse livro tá só 5 golpinhos, quero sim ou claro? Amei a resenha, Evandro. Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Oi, É um livro muito bonito e que tem uma historia interessante que preciso muito ler, é um pouco triste mais que tem superação. Gostei muito de sua resenham.

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem interessado pelo livro. Sua resenha me fez lembrar um livro que li chamado "Mentirosos", me decepcionei, mas esse parece ser muito bom :O

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A resenha está muito bem feita para os apreciadores deste tipo de livros. No entanto terei que passar esta dica. Espero por uma próxima!

    ResponderExcluir
  11. Tenho um certo amor por narrativas que contam algo do presente e voltam ao passado para explicar como chegaram até ali.
    Sua resenha está muito bem escrita e me deixou com um gostinho de quero mais, ou seja, acho que vou ter que ler o livro hahaha

    Beijos,
    Mayelle | www.infinitosdetalhes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Seu eu não tivesse lido sua resenha jamais compraria pela capa rs, mas sua resenha está tão bem feita que chamou minha atenção, tanto que vou mostra para o marido também, ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaaaaaaah eu já li esse livro e amo demais. Uma história linda, emocionante e encantadora. Até chorei quando li. E sempre digo que o book trailer desse livro é o melhor e mais bem produzido que já assisti. Muito bom mesmo, Mauricio está de parabéns!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  14. Olá!! Gostei demais dessa indicação. É um livro que eu quero demais.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  15. Evandro!
    Um dos meus autores nacionais favoritos é o Maurício, além de escrever super bem ele é gente boa.
    Esse foi o único livro dele que ainda não li, mas tenho esperança de apreciar essa boa leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Evandro. Tudo bem?
    Conheci esse livro recentemente e fiquei bem interessado, mas ainda não tinha lido uma resenha sobre ele. Depois de conhecer mais sobre ele na sua resenha, fiquei convencido de que preciso lê-lo. Acho muito interessante a história e com certeza vou ler em breve. Muito boa a resenha.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  17. Estava indeciso em ler esse livro, e procurando uma resenha que me ajudasse a decidir.

    Decidido: bora ler, rs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Evandro
    eu sou suspeita para falar, pois adoro a escrita do Maurício! Li todos os livros dele.
    Além de talentoso, ele é um querido! super gente boa e merece muito o sucesso que faz
    Adorei sua resenha, parabéns
    Bjs

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo