slide-slick

Resenha: A Caverna Cristalina - O Desafio do Labirinto - Christiane de Murville (Chiado)

em quinta-feira, 3 de novembro de 2016


A autora Christiane de Murville lançou em 2015 pela Chiado Editora o segundo volume da trilogia A Caverna Cristalina.   O livro chama-se O Desafio do Labirinto e dá continuidade aos eventos ocorridos no primeiro volume (leia AQUI a resenha).   Logo nas primeiras páginas temos o retorno de três personagens que estavam presos no tempo, mas para complicar ainda mais a trama, Noel, o responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é transportado  à remota  vila de Igatu, passando por grandes apuros junto aos seus antepassados, gerando desconfiança e enfrentando emboscadas e perigos em uma época dominada pelo poder e violência.   Samuel o líder do grupo, precisará lutar contra o tempo para encontrar Noel e os outros companheiros que ainda se encontram perdidos em algum ponto da espiral luminosa.

(...) a vida, na verdade, era como uma onda no oceano, que em algum momento se formava, para depois se misturar novamente à imensidão de água.

A vila de Igatu, localizada na Chapada Diamantina - Bahia, já não era mais a mesma de três meses atrás quando a grande aventura havia começado.  O reaparecimento dos cientistas russos deixou os moradores assustados, afinal acreditava-se que estivessem mortos.  Para piorar ainda mais o clima, o desaparecimento de mais alguns integrantes do grupo de Samuel havia se espalhado e despertado a curiosidade em torno da Caverna Cristalina, também conhecida como A Morada do Altíssimo.

Pairava sobre o grupo o sentimento de ter ficado preso no passado, confinado em uma realidade que alguns ainda supunham não lhes pertencer.

Turistas, místicos, jornalistas e curiosos foram atraídos pelos rumores sobre viagem no tempo.  Depois de perder a paz, os moradores, temendo que novos desaparecimentos ocorressem, se revoltaram com os intrusos pesquisadores de São Paulo. 

E, na hora em que você se olha no espelho, também se percebe 
desdobrando-se nessas mil realidades.

Igatu vivia seu caos com grande tumulto e baderna.  Um movimento pedia a liberação da Morada do Altíssimo, enquanto  outros queriam até mesmo sua destruição.  O clima era de guerra.  Grupos se organizavam para lutar para que a paz retornasse ao lugar.  Porém, os ataques eram frequentes e até um assassinato tirou o sossego da vila. 

De forma semelhante, cada um teria que beijar o seu leproso, abraçar o seu pior inimigo, catalisando o mal e transmutando-o em bem, como o pavão que come lixo e exibe beleza.

Samuel tenta compreender o funcionamento dos portais dimensionais, mas ainda está longe de um controle absoluto sobre eles.  É preciso se isolar na caverna para entender a pedra misteriosa dada pelo índio Acauã, que aparentemente seria a chave para as realidades paralelas.  Por falar em Acauã, esse livro mostra que o índio, ainda criança, tem um papel importante para ajudar nossos amigos no passado.

 Neste tempo em que estamos e no futuro também, somos constantemente visitados por seres de outros tempos e espaços.

Diante dos conflitos da situação atual, Samuel e seu grupo partem rumo ao desconhecido para resgatar seus amigos.  Em uma Igatu dominada pelo medo e ganância, onde os poderosos impõem suas regras, eles terão que sobreviver ao lado do jovem e destemido João Astolfo e enfrentar as terríveis maldades de Laerte, sabendo que será muito difícil desfazer os laços feitos no passado e que refletirão no tempo futuro.

Não sei.  Talvez não volte, sinto muito, não sou desse tempo.

O título O Desafio do Labirinto é uma analogia entre os túneis estreitos da velha mina de diamantes em que viveram no passado e as escolhas feitas por cada um, que refletirão nos caminhos trilhados, levando-os a diferente níveis de energia, influenciando sua trajetória individual.  A autora mistura o tema de viagens no tempo com uma boa dose de espiritualidade, porém o vínculo entre eles se encaixa perfeitamente no sentido da aventura. Mostra a importância de rever prioridades e descobrir novos valores. Assuntos como materialismo, aprendizado, crescimento espiritual, etc, são abordados de forma interessante e coerente.

A ideia do labirinto não diz respeito a alguma coisa que existe fora da gente, 
mas a algo que acontece dentro de cada um.

Christiane alterna com inteligência a importância dos personagens durante a saga, fazendo com que todos tenham o seu momento de destaque, o que acho de funciona muito bem, já que o número de personagens é enorme.  Mesmo com o grande número de páginas, a leitura flui rapidamente.  As ilustrações da autora, embora simples, dão charme e leveza à obra.  De coração aberto, mergulhe na aventura de Christiane Murville e boa leitura.


Vivendo no labirinto da rocha, o pessoal começava a entender que, no fundo, não fazia sentido considerar o mal como um inimigo a ser caçado ou aniquilado, cabendo apenas compreendê-lo como um elemento que faz parte do movimento da vida, que estimula o retorno para o bem.  Por outro lado, descobriam também que o bem, de modo semelhante, aponta o mal, fazendo-o se manifestar.  Portanto, o que eventualmente se considera bem ou mal é, na verdade, apenas uma das faces da mesma moeda.  Quando se percebe a moeda em sua totalidade, integrando-se bem e mal em cada nível de realidade, o julgamento deixa de existir.



https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-caverna-cristalina-volume-i
A Caverna Cristalina (Vol. II) - O Desafio do Labirinto
Autora: Christiane de Murville  
Chiado Editora 
Data de publicação: Abril de 2015
Número de páginas: 428
ISBN: 978-989-51-3293-5
Coleção: Viagens na Ficção
Gênero: Ficção


Contatos da autora e links para compra:

  
                                                 Audio Book

44 comentários:

  1. Até pouco tempo atrás eu não conhecia a editora Chiado, mas estou impressionada com o leque de livros que ela está apresentando e pelas fotos deu pra ver a qualidade da diagramação. Amei saber analogia aos tuneis antigos das minas de diamante, porém como não é uma leitura bem no meu estilo, vou marcar para quem sabe um dia. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chiado realmente vem surpreendendo e cada dia conquistando mais espaço no mercado. O enredo é cheio de significado e muita aventura. Se esbarrar com os livros não deixe de conferir de perto. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Olá
    Achei a capa muito bonita, e estou adorando conferir as obras publicadas pela Chiado, eles tem um preparo muito especial e que se destaca muito aos olhos dos leitores. Essa ambientação chamou muito a minha atenção e realmente gostaria de poder conferir tambem. Sua resenha ficou ótima, especialmente por conta dos elementos retratados. Vou procurar mais informações a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Fer. A Chiado tem se dedicado e melhorado a cada nova publicação. Essa trilogia tá linda.

      Excluir
  3. Oi, Evandro. Tudo bem?
    Eu já tinha visto aqui no seu blog a resenha do primeiro livro e achei simplesmente muito incrível e agora, com esse segundo, estou mais animado para conhecer a obra. Fiquei curioso para saber mais sobre todas essas viagem no tempo e a onde vai dar tudo isso. Estou deixando anotado aqui, pois é uma leitura que me interessa bastante. Muito boa a resenha.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leandro. Estou lendo o terceiro volume e cada vez mais interessado no assunto.

      Excluir
    2. Olá, Leandro,
      Muito obrigada pela sua mensagem gentil e seu interesse pelos meus livros. Me desculpe a demora em responder. Não havia visto a sua mensagem antes. Se você também já conferiu a resenha do Evandro do volume 3, já reparou que exploro a ideia de viagens no tempo, mas também de realidades paralelas alternativas, com a mesma turma se reencontrando nas diferentes realidades visitadas em uma trama que mistura passado, presente, futuro, morte e renascimento, e em um cenário maravilhoso, da Chapada Diamantina. Se um dia tiver um tempinho, dê uma conferida no www.cavernacristalina.com.br. Abraço e ótimo dia!

      Excluir
  4. Não conhecia a autora e nem a obra e a capa já me chamou bastante a atenção. Não curto muito fantasia, mas acho que leria este e apreciaria bem.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a autora adiciona no enredo muitos assuntos estudado e suposições reais dentro do tema. É muito interessante a junção de tudo na estória.

      Excluir
  5. Nossa, que resenha fantástica, Evandro! Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro volume, mas acabei viajando no tempo através das suas palavras. Os temas abordados na trama são interessantes! Estou curiosa para acompanhar a saga.

    Abraço,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cidália. A autora realmente abre um portal para nossa imaginação.

      Excluir
  6. Nossa, que resenha fantástica, Evandro! Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro volume, mas acabei viajando no tempo através das suas palavras. Os temas abordados na trama são interessantes! Estou curiosa para acompanhar a saga.

    Abraço,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro!
    Embora sua resenha está perfeita e nos sugere mergulhar na leitura de coração aberto. rs
    A premissa não me atraiu. Mas que bom que tenha gostado. Eu ainda não me decepcionei com nenhum livro solicitado por mim para a Editora.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pela visita. Eu estou adorando viver essa aventura no tempo. Realmente os livros da Chiado não tem decepcionado.

      Excluir
  8. Eu ainda não conhecia o livro e nem o anterior. Eu gosto bastante de livros com essa temática mas alguma coisa nesse enredo acabou não me deixando ficar interessada em realizar a leitura, sei lá, algo me deu a impressão de uma leitura maçante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz. O enredo traz vários personagens que se alternam em momentos na estória, fazendo com que flua de forma mais dinâmica.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro e nem essa série, mas achei bem interessante a mistura da autora entre viagens no tempo e espiritualismo;
    Confesso que fiquei meio perdida com relação aos acontecimentos, pois ainda não li o primeiro livro da série.
    Vou anotar a dica, pois, mesmo perdida, achei muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna. Acrescei o link para a resenha do primeiro volume, obrigado pela dica.

      Excluir
  10. Olá
    Eu já conhecia a obra, acho que eu vi lá no canal da Pam Gonçalves se eu não estou enganado. Enfim, esse livro parece ser bem incrível, mesmo sendo uma calhamacinho rsrs. Sou muito fã de aventuras em livros,tenho listas imensas mas mesmo o assim fico a procura de outra sobras que me surpreenda. Adorei conhecer mas isso sobre a obra e é bom saber que ela trás valores e cosias assim. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Manoel. Mesmo sendo um livro com grande quantidade de páginas, posso garantir que a leitura flui facilmente, o tamanho da fonte é adequado e o espaçamento entrelinhas também.

      Excluir
  11. Olá!!
    Adorei a sua resenha e achei a capa do livro simplesmente encantadora, mas infelizmente a premissa não me atraiu em nada :/
    Então eu acho que dessa vez vou ter que deixar a sua dica passar, quem sabe a próxima :D

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara. Obrigado pela visita. As capas são realmente lindas, é um belo conjunto. Realmente o enredo é para quem gosta desse tipo de trama, já que são três volumes.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    A Chiado possui títulos incríveis né? Este eu ainda não conhecia, mas não leria no momento já que se trata de um segundo volume. E estou dando preferência para livros únicos :3 Ou então para séries já concluídas ou livros que eu tenha em casa, porque a pilha não para de crescer e meu dindin desaparecer hahahah
    Mas pelos seus comentários, parece ser uma história bacana e com uma edição bem legal pelas fotos :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislaine. Essa trilogia já está concluída e, por sorte, fui presenteado com a coleção completa pela autora. Às vezes rola algumas promoções bem bacanas.

      Excluir
  13. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse título, apesar de achar uma ambientação na Chapada Diamantina simplesmente incrível. Fiquei bem curiosa, mas acho que, como é o segundo volume, não leria no momento, já que estou lotada de livros para ler até o fim do ano. Mas fiquei com muita vontade e mais para a frente pretendo conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Carolina. Sei como são essas listas enormes que só aumentam rsrs Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  14. Oi!
    Já li algumas resenhas do primeiro volume dessa série e confesso que apesar dos elogios e de parecer ser bem escrita e desenvolvida não me senti atraída pela premissa que ela apresenta e olha que eu adoro tramas que envolvem viagem no tempo. Contudo o ponto que mais me atraiu foi o lugar em que ela se passa pois nunca li nenhum livro que fosse ambientado na Chapada Diamantina e achei a escolha da autora fantástica.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Larissa. Eu já me sinto íntimo da vila de Igatu, onde a estória se passa. Presente, passado e futuro. heheh

      Excluir
  15. Olá.
    Eu não conhecia a série, mas a sua resenha me deixou com vontade de conhecer.
    É o gênero que mais gosto e sempre fico impressionada quando um autor consegue incluir vários personagens dando enfase às suas estorias sem deixar confuso.
    Vou conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma qualidade da autora é dar a cada personagem seu momento. Os detalhes científicos sobre viagem no tempo e portais são complicados, mas a autora desenvolve perfeitamente o assunto abordado pelos próprios personagens de forma que a gente entenda o funcionamento. Obrigado pela visita.

      Excluir
  16. Olá, não conhecia essa autora, sua série e a Editora Chiado conheço bem pouco. Por tudo que falou parece ser legal, uma aventura diferente e que nos leva a pensar.
    Só não sei se me interessou muito o a ponto de comprar para ler. Mas é sempre bom conhecer novos livros. A diagramação e estrutura da edição parecem ótimas.
    Obrigada pela Dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Sei bem como funcionam essas listas e realmente temos nossas prioridades nas compras. Quem sabe uma hora não esbarra com o livro por aí e dá uma conferida. Os livros da Chiado realmente têm surpreendido.

      Excluir
  17. Você falou em viagens no tempo, pronto, já quero ler, é meu tema preferido numa leitura. Achei muito interessante isso da autora alterar o grau de importância dos personagens em diferentes momentos, acho isso essencial em enredos em que eles estão em grande número, ou acabo me perdendo e não sabendo quem é quem, o que me irrita horrores... Rs... Fiquei com vontade de ler, espero ter logo uma oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ju, pela visita. Eu também adoro esse tema de viagens no tempo e realidades paralelas.

      Excluir
  18. Oi!!

    Confesso que por não ler a sua resenha anterior em alguns momentos fiquei confusa. Todavia gostei do fato da estória ser no Brasil e de ter viagem no tempo com espiritualidade. Conseguir misturar esses fatores e sair algo promissor não é pra qualquer um, dessa forma a autora está de parabéns e vou procurar a sua resenha anterior aqui. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, obrigado pela dica, já coloquei aqui na resenha o link para a resenha anterior. Pois é, para evitar spoilers acabo evitando falar de algumas coisas, mas lendo a resenha anterior fica mais fácil entender rsrs

      Excluir
  19. Oi Evandro, eu não conhecia essa série e achei bem interessante a sinopse. Por isso não li sua resenha inteira, fui pescando por cima para ter uma ideia do que se tratava. Ainda não li muitos livros da Chiado, mas tenho lido ótimas recomendações. Anotei a dica, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heloisa. A Chiado tem no catálogo muitos livros de gêneros variados, vale a pena conferir.

      Excluir
  20. Olá!!

    Eu não conhecia essa série e embora ela seja um gênero que não leio muito, me interessei pela trama, mesmo não tendo entendido tanto assim, já que não li o primeiro volume. Mas nota-se claramente que é uma história bem legal.
    Achei a capa super bonita, nunca tive contado com a editora Chiado, mas sempre que me deparo que os livros dela, me parecem muito bem preparados.
    Enfim, espero ter a oportunidade de conferir a obra um dia.
    Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid. Já adicionei um link para a primeira resenha. Obrigado pela dica. a qualidade dos livros da Chiado tem supreendido. Uma editora que conheci a pouco tempo, mas que já tem um cantinho especial na minha estante.

      Excluir
  21. Olá,
    Já tinha ouvido falar das obras da autora, mas ainda não havia lido nenhuma resenha.
    Adorei saber que as obras misturam a viagem no tempo com uma dose de espiritualidade que são a chave para uma excelente trama com muita aventura.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre o papel importante que o índio quando criança tem no passado e como funciona esses portais dimensionais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, alguns personagens são realmente encantadores e fico querendo sempre mais trechos com eles. O Acauã é um deles heheh

      Excluir
  22. Não conhecia a autora e nem a obra, mas a sinopse me deixou muito curiosa.Curto muito fantasia e sua resenha me deixou animada, vou procurar pelo livro.
    Obrigada pela dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo