slide-slick

Resenha: O Mendigo e o Milionário - Ed. Vozes

em sábado, 29 de outubro de 2016

 O Mendigo e o Milionário - Um Intrigante Conto Filosófico, de Benoît Saint Girons (tradução de Gentil Avelino Titton), foi lançado no Brasil pela Editora Vozes (Selo Nobilis) e está em sua segunda edição.  Neste fascinante enredo, repleto de surpresas e reviravoltas, somos apresentados a dois personagens bem distintos, tendo como ligação um sábio e enigmático mendigo.

O Sr. já sofreu, sozinho, num quarto vazio, tendo o tempo como único companheiro?

O jovem Samuel de apenas 18 anos, ao perder o pai, se vê sozinho e sem emprego, indo em busca de novas oportunidades na capital.   Mesmo com toda a disposição e boa vontade, ele enfrenta as dificuldades da falta de experiência que o deixa às margens do mercado de trabalho.   De outro lado conhecemos o milionário Jean-Jacques, único herdeiro de um conglomerado que abrangia diversas empresas cujas atividades são agressivas e perigosas para os seres humanos e para o meio ambiente.   Os negócios, já há tempos, estavam nas mãos de seus agentes financeiros, e ele, vivendo em letargia, cada vez mais dependente dos soníferos.  Abandonado pela esposa Hélène há mais de seis meses, o contato de Jacques com o mundo se resumia, praticamente, ao novo mordomo Antoine

http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DeptoLivros.aspxJean-Jacques não tinha ilusões sobre os sentimentos de seus empregados a respeito dele.  
Só o dinheiro os unia.

Samuel conhece a misteriosa Madame Persigny na biblioteca, que apresenta a ele o pequeno livro azul, de autor desconhecido e distribuído por uma organização secreta, que buscava mudar o sistema e nossa visão do mundo.   A partir daí ele começa uma trajetória que mudará totalmente sua vida.  Enquanto isso, Jean-Jacques, incentivado pelo mordomo, procura sair do campo obscuro em que se encontrava, e acaba se deparando com um mendigo que o leva a refletir sobre sua própria vida.  O que parecia um mero acaso, seria apenas o início de pequenos encontros com várias pessoas que o faria enxergar as coisas de uma forma completamente diferente.

Por enquanto, os passantes pareciam sobretudo livres para não prestar-lhe atenção.  Se ele passasse mal, quanto tempo levaria até alguém vir socorrê-lo?  Era possível realmente morrer assim, pela indiferença? 

Seja sincero, qual seria sua reação ao se deparar com um pedinte a sua frente?  Na rua?  Pois é isso o que acontecerá com nossos dois personagens.  O livro divide-se em mostrar os passos de Samuel e Jean-Jackes e o caminho que ambos irão trilhar diante das reflexões sugestionadas pelo mendigo.

Todos nós estamos cercados de pessoas extraordinárias, mas geralmente estamos por demais açambarcados por  nosso ego para  tomar consciência disso. 

Com um desfecho surpreendente, Benoît Saint Girons nos leva a enxergar a vida por ângulos distintos.  Faz com que seus personagens descubram que há vida além de nossas fronteiras e que podemos guiar nossos próprios passos.  Por suas 152 páginas, divididas em pequenos trechos, nos leva prazerosamente a se encantar e se prender em seu enredo.  É uma leitura leve e imensamente gratificante.  Uma estória simples e encantadora que convida o leitor a ir além da última página.

Tudo anda tão rápido!  Um provérbio japonês diz que é impossível 
ficar imóvel no mundo dos homens...

Sobre o autor:  Benoît Saint Girons nasceu na Normandia, França, em 1970, e é diplomado na escola Superior de Gestão, em Paris. Tem dedicado muitos anos de sua vida percorrendo o mundo, conhecendo e estudando culturas, costumes e tradições. Estudos chinês na Inalco, em Paris, e dedica-se ao desenvolvimento pessoal e ao auto conhecimento através de instituições, palestras e várias obras publicadas na França.

Um mendigo não pode cair.  Ele já esta no chão!

Não desprezo os best-sellers nem os clássicos, mas desconfio do marketing, tanto nos livros como na vida.

É preciso não se deixar enganar:   numa página em branco, é evidentemente o ponto negro que salta aos olhos!

Ah!  Você não pensa nada?  Você tem razão:  é perigoso pensar, isso desperta cada ideia...

Angustiar-se com o que acontece é perda de tempo e de energia.  Se você me perguntar onde estarei amanhã, eu não lhe responderei.  Como poderia?  Tanta coisa pode acontecer!


O Mendigo e o Milionário - Um Intrigante Conto Filosófico
Autor:  Benoît Saint Girons
http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532638643&Tradução de Gentil Avelino Titton
Editora Vozes - Nobilis
Código ISBN: 9788532638649
Formato: 13.7X21 cm
Peso: 0,204 kg
Número páginas: 152
2ª edição
Ano de lançamento: 2009
Ano edição: 2010

Onde Comprar
Livraria Vozes
Amazon
Americanas
Livraria da Folha
Extra
Saraiva
Submarino

30 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro. Eu não sou muito fã de contos filosóficos, mas eu quero muito dá uma chance para ele. Gosto de livros que falam sobre lições de vida e ver o mundo através do olhar do próximo.
    Sua resenha me deixou muito animado par ler este conto e espero que seja em breve.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Michelle, não se arrependerá. Não é nada chato, pelo contrário, é super atual e dinâmico.

      Excluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa. Gosto de contos filosóficos e faz tempo que não leio nada sobre. Adorei sua resenha e a dica está anotada! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom, Sophia. Confesso que me surpreendeu a leitura.

      Excluir
  3. Olá!

    Não o conhecia, mas achei bacana. Nos faz pensar sobre como pequenos atos podem mudar nossas vidas. Vou pesquisar mais sobre ele, porque gostei bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super à pena ler, Kamila. É uma estória muito legal e dinâmica, com um enredo que se amarra perfeitamente em seu desfecho.

      Excluir
  4. Que maneiro, não conhecia o livro, mas estes contos filosóficos parecem muito bons, despertam em nós pensamentos reflexivos quando a vida, o futuro e o passado.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Evandro. Tudo bem?
    Nossa, confesso que achei bem interessante a temática do livro. Pelo que coloca na resenha, somos convidados a várias reflexão, sobretudo sobre a nossa maneira de viver a vida. O personagem mais encatador deve ser o mendigo, né? É um livro que faz muito o meu estilo e ainda bem que conheci ele aqui, pois ainda não tinha ouvido falar dele. E é bem curtinho, né? Adorei, já anotei aqui e em breve pretendo ler. Obrigado pela dica. Até mais.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, realmente o mendigo é super encantador, mas vai além disso sua personalidade heheh Leia que vc vai gostar.

      Excluir
  6. Oiii como vai?
    Que livro mais lindo, ele parece ser auto ajuda e isso me agrada muito, porque adoro esse gênero, fiquei feliz que tenha trazido ao blog um livro dessa editora linda.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem um enredo extremamente bem cuidado e misterioso. parece uma estória simples, mas tem uma grande excentricidade por trás da trama.

      Excluir
  7. Olá,
    Já adicionei o livro várias vezes no carrinho de compras da submarino e acabei tirando ao invés de comprar. Saber que ela é uma leitura imensamente gratificante faz com que eu me arrependa um pouco por ter a negligenciado por tanto tempo.
    Fiquei bem curiosa para conferir o caminho de ambos e como todo o enredo irá se desenrolar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se surpreenderá com esse livro. Ele termina, mas sua essência continua em nós após a última página.

      Excluir
  8. Oiee Evandro ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, e, apesar de ele não ter chamado totalmente a minha atenção, confesso que fiquei um pouco curiosa para conhecer, parece ser bem emocionante e reflexivo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh. É um enredo misterioso e intrigante. Não se engane com ele. rsrs

      Excluir
  9. Interessante. Nunca tinha lido nada desse tipo. Deve ser sensacional para refletirmos sobre nossa própria vida e atitudes. Adorei...quero muito ler.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Paloma. Eu me surpreendi positivamente com esse livro. Um enredo muito bom.

      Excluir
  10. Olá.
    Não conhecia o livro e nem a editora, e confesso que só olhando a capa eu não compraria o livro embora a capa seja bonita, mas lendo sua resenha fiquei bem curiosa, pois a premissa do livro é muito boa e fiquei bem interessada, saber que o livro além de curtinho tem é dividido em partes me deixa ainda mais animada, pois a leitura flui melhor.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gosto de capítulos curtos, caso contrário me dá aflição heheh

      Excluir
  11. Olha, admito que comecei achando que era um livro de Auto-ajuda e fiquei meio com o pé atrás.
    Mas lendo sua resenha, vi que não é.
    História incrível! Fiquei fascinada!
    vou ler com certeza!
    Obrigado pela dica e parabéns pela resenha e leitura!!

    beijinhos

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro super legal com uma trama muito bem escrita. Não é chato e nem empurrado.

      Excluir
  12. OOi!
    Gostei bastante da premissa do livro! Esses livros que fazem o leitor refletir nunca me decepcionam. Dica anotada!
    Ótima resenha!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, confesso que esse livro me impactou um pouco. É tratado um assunto que pelo jeito nos faz refletir bastante. Por ser um livro pequeno, 152 páginas, me interessei bastante. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um enredo intrigante e gostoso. Não falo mais para não estragar a surpresa, mas ele vai muito além do que a resenha mostra.

      Excluir
  14. OI!!

    Mesmo com uma premissa interessante e comparando a ação de duas pessoas tão complexas e diferentes esse livro não me impactou como gostaria. Confesso que provavelmente ele traga reflexões importantes sobre o mundo e principalmente sobre o capitalismo, todavia deixo para um próximo momento. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. O livro tem um enredo bastante intrigante, vai muito além de um simples contato entre um milionário e um mendigo.

      Excluir
  15. Olá,
    Pelo que percebi em sua resenha, o livro traz um enredo envolvente e nos leva a refletir sobre coisas que aos nossos olhos podem parecer simples, mas que podem mudar a vida de alguém. Gostei da forma como o autor escolheu para trazer isso ao leitor. Boa resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que, com certeza, terá um espaço especial na minha estante. Vale à pena conferir.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo