slide-slick

Resenha: Os dias Esquecidos - Tiago C.F. Ramos

em quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Os dias esquecidos, do autor Tiago C. F. Ramos, publicado pela Editora Kiron é o primeiro livro da saga O Conto das Lendas.   Diante de vários  autores que se aventuraram em escrever uma estória de fantasia, Tiago se destaca, por ser  um apaixonado pelo tema e pelo universo que criou.  Grande admirador do trabalho de Tolkien, ousou colocar nas páginas de um livro seus próprios personagens. Tenham a certeza:  ele não é apenas 'mais um'.

"Deste dia em diante uma nova Era surgiu, a Era dos Dias Esquecidos.  Essa foi a Era das lendas e de seus feitos.  Esse é o começo do mundo das criaturas e de seus feitos na terra."

No início existia apenas Üme, o Único. Ele era senhor de tudo e foi dele as primeiras criações que possibilitaram a origem de tudo o que há no mundo.  Foi ele quem trouxe à vida os Eirunish, ou poderosos, seus oito filhos, cada um com suas características.   Ëlonder, era pai das luzes e aquele que mais aprendia com o pai; Dorandor, o pai do caos e senhor da escuridão; Adera, a senhora do futuro; Sjerasvananna, a senhora da pureza; Hjelondur, o sábio; Hordar, o senhor da vida e da morte e Jorder, o senhor da terra e do fogo.

Então Üme lhes mostrou o grande Intento, que era o desejo de um mundo físico e de seres viventes, ao qual deveriam criar, cuidar e zelar.  Passaram a criar coisas fantásticas, as estrelas e o universo, mas perceberam que Dorandor, não conseguia participar da criação.  Como senhor do caos, destruía tudo o que tocava.  Sem entender sua importância dentro do grande Intento, Dorandor se isolou, roubando uma estrela, e criando uma arma perigosa, que nenhum dos sete jamais ousou tocar, iniciando assim um tempo de batalhas entre as trevas e a luz.  Dorandor, também chamado de Skaaldor, criou um exército de sombras, criaturas vorazes, para destruir tudo o que os irmãos construíram.  Mas isso seria apenas o começo!

"O medo é um inimigo grandioso que pode ser ainda maior, se alimentado.  
Peguem suas espadas e lutem!"

Eles mandaram seus filhos ao mundo para que lhe dessem forma, mundo este recentemente criado.  Eram criaturas fantásticas que não envelheciam, com um caminho de luz pelo qual juraram lealdade.  Dessa forma surgiram as lendas, que vieram a se unir e ter filhos que prestavam novos juramentos.

Esaroth, neto de Skaaldor, era uma dessas lendas. Diante de uma grande revolta, ele busca a origem de seus antepassados, trazendo ao mundo o caos e as criações do grande Dorandor.  De posse da poderosa espada pertencente ao avô ele fica ainda mais poderoso e luta para dominar todo o novo mundo.

Com os lendários a proteger a criação, surgiu a vida em meio a tanta beleza.   Mais tarde, as lendas deram vida aos elfos, homens e  anões, que ao longo do tempo se espalharam, habitando vários cantos da terra, formando clãs e povoados.
  
Esaroth construiu um grande exército de criaturas terríveis: Orques, Goblins, Ogros, Trolls, dragões, harpias e gárgulas.  A mais temida e mortal dessas criaturas era Badalsir, uma mistura de homem com touro.

"Tendo chegado o Cervo Sagrado com uma flecha na boca, uma flecha de cristal, levantou-se e tomou a flecha de modo que recebeu como missão de sua mãe Elora, a morte de Badalsir."

Muitos elfos, seduzidos pela promessa de mais sabedoria feita pelo grande vilão, abandonaram seu povo e suas raízes.  Eles são conhecidos como elfos negros.  Muitos heróis também serão apresentados, um deles é Antharandor e seu cavalo Sjeraser, presente de Elora, a protetora do bosque sagrado.   Veremos como ele se tornou um homem abençoado pelas lendas depois de ver sua esposa morrer pelas mãos de um goblin.  Ele é apenas um dos heróis que irão travar grandes batalhas tentando libertar o mundo do mal.

Veremos o nascimento e ruína de cidades inteiras.  Destruição e separação das raças. Eram tempos obscuros e de futuro incerto.

"Os últimos blocos de orques fugiram, voltando de onde vieram.  Foi um massacre.  Ishiids e anões destruíram todos eles."

Todo o livro é muito bem elaborado e embasado em mapas, línguas, costumes e bandeiras de cada povo.  Tudo é tão rico em detalhes que conseguimos imaginar cada cenário e, rapidamente, nos transportamos para dentro do universo proposto.  É muito rica a construção dos personagens e ambientação.  O autor consegue desenvolver início, meio e fim de forma magistral.  Nos apaixonamos por cada personagem e sofremos em cada desfecho.

Tiago consegue encantar o leitor com uma narrativa dinâmica, um universo grandioso,  um enredo complexo e bem estruturado.  Para quem gosta de fantasia é uma super dica de leitura.  Espero que gostem tanto quanto eu.  E já estou ansioso pelo próximo volume.

    http://www.livrariakiron.com.br/http://www.editorakiron.com.br/
  • Editora: Kiron
  • Autor: Tiago C. F. Ramos
  • ISBN: 978-85-8113-506-9
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2015
  • Edição: 1
  • Página: 324
  • Dimensões: 23x16cm
Onde comprar:
 
Livro Físico:
Livraria Kiron

Formato Digital:
Amazon
Saraiva
Conheçam outros livros da editora na Livraria Kiron


51 comentários:

  1. Olá Evandro.
    Estou lendo e gostando muito, sabe que no começo tive dó do Caos?! rs
    Mas já Esaroth ele exagerou, mas mesmo assim adoro as cenas dele, uma delas é quando ele prende a lenda do gelo, claro que devem ter outras, mas ainda não terminei de ler.
    Curti bastante sua resenha.
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk eu também tive, coitadinho. Mas a saga será longa e acredito que o caos ainda irá nos surpreender. São muitos personagens e cenas marcantes.

      Excluir
  2. Ganhei um amigo muito querido.
    Viva o Tiago!!!!!!!!!!!
    Parabéns Evandro, blogueiro mais atencioso do planeta. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lucio. O Tiago é um super amigo mesmo. Um cara fantástico, igual a vc, claro. rsrs

      Excluir
  3. O Lúcio Panza é daqueles caras que surpreendem. Gostei demais de ter conhecido ele. E sim, o Evandro é super atencioso mesmo. Estou muito feliz de ver a resenha do livro. resumindo: lindo demais. Obrigado Evandro e Lúcio. Marcia Lopes tbm deu uma passada aqui e deixou o coment dela. Fico até corado com o carinho de todos vocês.
    http://tcframos.wixsite.com/ocontodaslendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, realmente um dos maiores prazeres que tenho com o blog é conhecer pessoas tão legais como vocês. E que bom que estamos reunindo e conhecendo pessoas tão legais.

      Excluir
  4. Comecei a me interessar por esse tipo de leitura por causa do meu filho. E você despertou a minha curiosidade através da sua resenha. Quero ler esse livro e acompanhar a saga!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ler, e gosto de todos os gêneros, o que importa pra mim é uma estória bem construída. Que legal vc ter esse contato com seu filho, compartilhando o gosto de leitura dele e não querendo impor os seus. Parabéns.

      Excluir
  5. Nunca ouvi falar do livro, e pelo que li na sua resenha deve ser bem interessante a história. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Raquel. Acho que, cada vez mais, você ouvirá falar desse autor e dessa saga. Guarde bem esse nome. rsrs

      Excluir
  6. Minha amiga está lendo esse livro e amando, por conta dela eu já estava curiosa para ler e agora com sua resenha fiquei com mais vontade de ler ainda !
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pra falar a verdade não me interesso muito por esse tipo de leitura, mas fiquei bastante curiosa para ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente o livro é para quem gosta de fantasia. Pra mergulhar no universo do autor por inteiro. Mas a chance de gostar é enorme.

      Excluir
  8. Uma resenha e tanto, tão bom quando encontramos um livro que nos prende.
    Beijúh Com Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Quando termina sentimos uma enorme "ressaca literária". Mas em breve virá mais por aí.

      Excluir
  9. Adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler esse livro agora. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma lista tão grande de leitura kkkk Nem fale. Leia sim, você não irá se arrepender.

      Excluir
  10. Que resenha bacana. Deu vontade de ler. Gostaria de ter mais tempo pra ler igual tinha antes. 😘
    Tem post novo no blog. Vem conferir...
    Estilo.Quem tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei sem ler mais de 5 anos por falta de tempo, há uns anos resolvi arrumar um tempo pra isso. kkk Agora nada me tira esse prazer. Pode deixar vou conferir o post novo em seu blog.

      Excluir
  11. Um livro um tanto diferente, e ao mesmo tempo interessante, gostei do que li em sua resenha, acendeu minha curiosidade em relação a leitura desse livro.
    Gostei da indicação Evandro!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  12. Nossa parece ser muito bom! Me interessei 😊

    ResponderExcluir
  13. Resenha muito boa, o livro mais ainda! O que mais me chamou atenção foram as frases, muito bonitas!

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha separado outras frases, mas evitei colocar pra não entregar a estória. Brigadão pela visita.

      Excluir
  14. Apesar de não ser o tipo de leitura que faço, sua resenha me chamou bastante atenção para poder ler, acredito que vou gostar, pois seu post foi muito legal nesse sentido.

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura que agrada bastante o leitor, pois a cada página o autor consegue agregar elementos que nos prende no enredo.

      Excluir
  15. Não conheçia o livro nem o autor, mas pela sua resenha me deu curiosidade de conhece-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro livro do autor, mas promete ser o primeiro de muitos. Imaginação é o que não falta.

      Excluir
  16. esse eu não conheço. mais parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ainda vai ouvir falar muito dele. O livro é muito interessante.

      Excluir
  17. Oi Evandro gostei da indicação, no momento estou lendo livro sobre organização e maternidade. Pela resenha parece ser muito interessante, vou colocar o titulo na lista de livros para ler, obrigada por compartilhar, forte abraço
    Cléo @decasalimpa

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Tenho certeza que o livro é maravilhoso :)
    Beijos :*
    By Amanda Santos | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  19. Olha para ser sincero, eu não tenho muito interesse por livro de fantasia, confesso que a resenha me deixou extremamente interessado em conhecer o livro. Tenho vários amigos que gostam desse tipo de literatura e vou indicar para todos eles o livro. Tenho certeza que eles vão adorar. Parabéns pela resenha.

    meuniversolb.wix.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leandro. Indique sim, e aproveita e conheça também, talvez o livro lhe surpreenda. rs

      Excluir
  20. Parabéns pela resenha, a maneira que vc abordou a visão do autor sobre o livro e sua visão marcada pelos ttrechos em negrito faz querer ler o livro, mas não posso deixar de falar desta frase que destacou e qual me chamou muita atenção "O medo é um inimigo grandioso que pode ser ainda maior, se alimentado. Peguem suas espadas e lutem!" é uma reflexão muito importante principalmente nos dias atuais. Um super beijo #Luma

    ResponderExcluir
  21. Fico encantada com a suas resenhas, você encaminha as pessoas ao encontro do livro. Até quem não gosta de ler, acaba lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estou conseguindo proporcionar isso, eh um dos meus objetivos.

      Excluir
  22. Oie Evandro.
    Você foi indicado para o Prêmio Dardo. <3
    http://umcafeeumlivro0209.blogspot.com.br/2016/08/i-died-um-cafe-e-um-livro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    amei teu blog que design lindo, e seu post esta muito top!

    você já conhece o blogueira que inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    Se você me seguir, te sigo de volta! Um grande beijo ♥

    Instagram: grazielasales_

    Meu feed do insta, é organizado, tumblr e detalhista!

    ResponderExcluir
  24. A cada post admiro ainda mais suas resenhas, pode ter certeza de que você faz com que tenhamos vontade de ler todos os livros dos quais comenta. Vivi 😘

    ResponderExcluir
  25. Tive a oportunidade de conhecer esse autor e ler não só seu primeiro livro como parcialmente tive o privilégio de ler seu segundo volume antes mesmo de sua publicação. E o que posso dizer a respeito é que vocês não tem a menor ideia do que os aguarda. Se tem alguém do gênero que aprendi a respeitar e admirar dentro dos mundos fantástico nacionais é o Tiago C.F. Ramos. Sua capacidade para trabalhar e brincar com as línguas inventadas surpreendem mesmo aqueles que já estão acostumados com as línguas de Tolkien. Vale muito apena conhecer esse mundo sólido e tão real quanto muitas mitologias históricas.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo