slide-slick

em quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Olá, Pessoal 

Nesse cantinho vamos falar sobre uma série de livros infato-juvenis que foi um grande sucesso a partir da década de 1970.
Ela foi responsável por introduzir milhares de jovens alunos pelo fantástico mundo literário por esse Brasil todo, e acredite, mesmo diante do atual cenário digital, disputando com filmes, seriados e jogos incríveis, ela marca presença.
A série Vaga-lume da Editora Ática foi lançada entre o finzinho de 1972 e o início de 1973.  Essa coleção tinha o objetivo de reunir livros de qualidade para o público infanto-juvenil, fazendo com que mergulhassem em aventuras literárias, cheias de ação e mistério, promovendo assim, o gosto pela leitura com histórias dinâmicas, rápidas, com fácil vocabulário e acompanhadas de ilustrações que davam um charme todo especial aos livros.
Bom... eu já tive alguns livros da série, mas acabei me desfazendo deles.  E agora, to novamente em busca desses títulos para montar toda a coleção.  No total são 104 livros lançados. Se você tem a coleção, ou quer colecionar os livros, trocar ideias ou fazer qualquer comentário sobre a coleção ou as histórias... Seja bem vindo.
O primeiro livro lançado pela coleção foi A Ilha Perdida de Maria José Dupré,  que contava as aventuras de Eduardo e Henrique que viajaram para Taubaté (SP) e acabaram perdidos em uma ilha.
Atualmente,  com 43 anos aproximadamente, com algumas mudanças no visual das capas e na formatação do conteúdo, a Série Vagalume ainda mantém a grande maioria de suas características originais, como exemplo da permanência das mesmas ilustrações de suas primeiras edições.  Apenas dois livros alteraram sua ilustração de capa, não se sabe o motivo. Esses livros foram o Escaravelho do Diabo e o Feijão e o Sonho.
Mas é claro que as capas clássicas continuam sendo as preferidas dos colecionadores.
Inicialmente, a série relançava obras já consagradas no ambiente literário.  Mais tarde passaram a investir em autores e textos inéditos.
A alta tiragem dos exemplares fazia com que os livros chegassem com um ótimo preço ao consumidor.  O baixo preço  unido a um encarte, chamado suplemento de trabalho, com atividades relacionadas a história, fez com que a coleção tivesse uma grande aceitação nas salas de aula de todo país.  Esse motivo fez a coleção fortalecer o nome da Editora Ática e formar milhares de leitores em todo Brasil.
Esses livros marcaram gerações, facilmente você mesmo já leu algum ou conhece alguém que tenha lido.
Os livros Minha mais recente coleção já consta com 21 livros... rsrsrs Meu pequeno tesouro! Em breve, detalhes de cada um deles pra vocês.
No final de 2015, foram relançados 10 títulos da coleção.  O visual está bem diferente e pela primeira vez, com mudanças significativas no projeto original.  Depois falamos mais sobre eles.
Até mais!

18 comentários:

  1. Que da hora! Eu nunca consegui fazer coleção de nada hahaha não tenho muito foco pra isso, mas queria muito ter coleção de algo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro colecionar rsrs Se pudesse colecionava tudo, até caixa de fósforo rsr

      Excluir
  2. Que post maravilhoso, me fez lembrar quando colecionava papeis de carta e, na escola a primeira coleção de livros que li foi a coleção Vagalume, me apaixonei por várias histórias.Abraços
    Cléo @decasalimpa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a coleção vagalume ensinou muita gente a gostar de livros.

      Excluir
  3. Uau... viajei no tempo, agora!! Lembrei dos primeiros livros que li, e foram exatamente da coleção Vagalume. Parabéns pelo blog já vou apresentar para minhas filhas adolescentes!Abraços Sandra @casanovaorganizada

    ResponderExcluir
  4. não cheguei a ler nenhum desses livros, porém despertou o meu interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais de cem títulos, um deles pode chamar sua atenção rsrs

      Excluir
  5. Nunca lir nenhum dos livros 📚 mais fiquei com vontade de ler 📖.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu até filme baseado em um deles, O escaravelho do diabo. Nunca é tarde para conhecer a coleção rs

      Excluir
  6. Eu acho que não é do meu tempo.. rs! Mas parecem ser histórias bem legais. Adoraria encontrar um para que eu pudesse ler.

    Beijos! http://umtooquedemulher.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do seu tempo sim, rsrs Ainda vende vários títulos. A ática relançou a pouco tempo 10 títulos com nova roupagem, inclusive com capas que brilham no escuro. Mas não tem o mesmo alcance que antigamente, isso é uma grande verdade.

      Excluir
  7. Que demais!!! Nunca vi ninguém abordando sobre isso! É muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros muito legais. E tem muita gente colecionando novamente.

      Excluir
  8. Adorei o post, super bacana essa história, não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da série vagalume da ática são ótimos. Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. É bom lembrar que entrou a década de 80 com grande força ainda...pois sou dessa geração!
    Saudades desses livros. <3

    ResponderExcluir
  10. Evandro
    Essa coleção marcou minha geração, e achei muito bacana você montar toda a coleção. Eu só tenho hoje "O Caso da Borboleta Atíria", pois já dei os outros. Lendo a resenha me lembrei que li também O Feijão e o Sonho, muito bacana.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo