slide-slick

Resenha: O fio da seda - Jorge Sá Earp (7Letras)

em quinta-feira, 15 de junho de 2023


O fio da seda, do autor Jorge Sá Earp, foi publicado pela Editora 7Letras em 2023.  Com sensibilidade e emoção, lembranças e ficção se entrelaçam através de linhas imaginárias para tecer um enredo que retrata descobertas e amadurecimento.


Durante a infância Igor passeou por diversos cenários, o que o ajudou a construir dentro de seu próprio universo, formas de lidar com as expectativas geradas pelo mundo exterior.  Mesmo durante as viagens dos pais, ele era cercado de cuidados de familiares, amigos e empregados.  Elementos essenciais como amor, aventuras e muitas brincadeiras nunca faltaram em sua criação. Foi também naturalmente que o menino se percebeu diferente em suas descobertas. 


O primeiro amor veio na adolescência como uma brisa na praia, que rapidamente se transformou em um vendaval impetuoso que dominava todos os seus pensamentos.   Roberto era o amor idealizado, o garoto mais velho que  surgia como um príncipe que encantava todos os seus sonhos e devaneios.   Para Igor, nunca foi fácil lidar com os desejos e com os próprios medos.  O ímpeto de seus impulsos era arriscado e ameaçador, um desejo de libertar-se de todas as amarras. 


Diante de tantos sentimentos, o garoto se dividia entre o amor platônico e as barreiras impostas pela família ao perceber o despertar de seus desejos estampados nas páginas de um diário.  As dificuldades com os colegas na escola e a falta de cumplicidade familiar só faziam aumentar a sensação de solidão, que indicavam um caminho tortuoso e perigoso.


Sua jornada não foi solitária!  Aos poucos, Igor encontra pelo caminho pessoas que compartilhavam os mesmos sentimentos, referências que provavam que ele não estava sozinho.   Havia a certeza que, de alguma forma, ele também poderia ser feliz; contudo o caminho foi árduo e repleto de obstáculos.


Durante a leitura, o autor não segue uma ordem cronológica, e sim, nos leva a divagar por lembranças que, eventualmente, trazem flashes presentes (ou futuros) da vida de Igor.  O autor tem total domínio de sua escrita, transportando facilmente a emoção ao leitor de forma gradual até seu ápice. Nas três partes do livro - A coroa e o lustre, O diário e Migração - percebemos no texto e nas entrelinhas pequenos detalhes que nos mostra o quanto somos responsáveis pela dor do outro. Um tema necessário diante de tanto preconceito e violência enfrentado pela comunidade LGBTQIA+.  



Jorge Sá Earp desenvolve a trama com sutileza, mas sem deixar de expor as feridas e traumas causadas por uma sociedade preconceituosa e cruel.  Os obstáculos impostos a um garoto como Igor, de classe média alta, nos faz refletir sobre uma realidade ainda pior para aqueles que pertencem a uma classe social menos favorecida.  


Com 168 páginas, folhas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis, O fio da seda é narrado em 3 pessoa, e mostra as dificuldades de entender os próprios sentimentos, diante de parte da sociedade que condena sua essência.  A felicidade só nasce a partir da aceitação das próprias certezas.  Muitos direitos ainda precisam ser conquistados para que no futuro ninguém seja impedido de ser realmente feliz.


Boa leitura!






O fio da seda
Autor: Jorge Sá Earp
Editora: 7 Letras
Páginas: 168
Edição: 1ª (2023)
Dimensão: 15,5x23cm
ISBN: 978-65-5905-573-9


Sobre o Autor


jorge_earp@hotmail.com

jorgesaearp@yahoo.com.br


Jorge Sá Earp nasceu no Rio de Janeiro, 1955.  Cursou Letras na PUC-Rio.  Como diplomata, serviu na Polônia, Holanda, Gabão, Bélgica, Itália, Romênia, Equador e Costa Rica.  Contista e romancista, é autor de Ponto de fuga (romance, 1995; vencedor do prêmio Nestlé de Literatura), O jogo dos gatos pardos 92001), Areias pretas (2004), O novelo (2008), As marés de Tuala (2010), Bandido e mocinho (2012), Quatro em Cartago (2016, A praça do Mercado (2018) e As amarras (2020), entre outros.


* Livro enviado carinhosamente pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo