slide-slick

Resenha: Crônicas da Tormenta Vol. 1 (Jambô)

em domingo, 9 de outubro de 2022


Crônicas da Tormenta - Volume 1
, é uma Antologia de Contos publicada pela Jambô Editora em 2011.  O livro explora através da imaginação de diversos autores o fascinante e perigoso universo de Tormenta, o cenário de RPG mais popular e adorado no Brasil

 

Arton é um mundo medieval onde humanos, anões, elfos e muitas outras criaturas sobrevivem em meio a magia, monstros e inúmeras batalhas.  Um cenário extremamente rico e repleto de detalhes onde grandes aventuras são vividas e criadas pela imaginação de dedicados jogadores.   

 

 

 

Quando se une um universo tão bem construído com uma infinidade de fãs ávidos por novos desafios, a criatividade parece não ter limite, expandindo-se para a literatura e quadrinhos, e movimentando diversos setores pertinentes. 


Neste livro, autores consagrados e desconhecidos tiveram a liberdade para criar seus próprios enredos e explorar o temido cenário de Tormenta.  Assim, puderam contar novas histórias e dar vida a personagens que enfrentaram perigos e travaram inúmeras batalhas.   Entre eles destaco a participação de J.M. Trevisan, que inclusive foi o responsável pela organização, Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Raphael Draccon, Douglas MCT e Rogério Saladino, entre outros.



Crônicas da Tormenta vale pela diversidade de estilos.   Alguns contos são surpreendentemente bons a ponto de nos fazer desejar um livro inteiro só com eles; já outros são arrastados, lentos e repetitivos.  Não há nada de ruim em se inspirar em clichês trazendo elementos novos e interessantes, mas às vezes fica só no óbvio mesmo, e isso cansa o leitor.

 

No geral, a leitura foi interessante, oferecendo a oportunidade de explorar Arton por variados ângulos e vertentes.  Na época, alguns autores eram iniciantes e, talvez, precisassem amadurecer e encontrar o próprio estilo; não há dúvida de que todos tinham potencial para se aprimorar.  Como já faz um tempinho que fiz essa leitura acabei ficando curioso para saber como cada um dos participantes administrou o talento para a escrita, sendo que alguns já são merecidamente reconhecidos.



Crônicas da Tormenta - Volume 1, reúne 12 autores e 14 contos inspirados em Tormenta, cenário de RPG mais popular entre os brasileiros.  O livro possui folhas amareladas, fonte pequena, mas com espaçamento confortável. No final há uma breve explicação sobre o universo para quem ainda não conhece o cenário.   É uma leitura que poderá ser feita pelos fãs ou por novos leitores.  Então, aproveite e embarque também nessas grandes aventuras!


 
Crônicas da Tormenta - Vol.1
Jambô Editora
Autores: J.M. Trevisan (org) - Leonel Caldela - Marcelo Cassaro - Remo Disconzi - Raphael Draccon - Douglas MCT - Leandro Randrak - Ana Cristina Rodrigues - Rogerio Saladino - Antonio Augusto Shaftiel - Marlon Teske - Claudio Villa
1ª Edição - 2011
ISBN 978858913463-7
Dimensão: 15x23cm



 
Parceria renovada para 2022
 



Onde Comprar a versão digital e a física:
* Livro recebido em parceria com a Editora Jambô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo