slide-slick

Entrevista: Tito Mellão Laraya (Divulga Escritor) - Por Shirley M. Cavalcante

em terça-feira, 29 de maio de 2018


Com temática filosófica e reflexiva apresentamos 
os livros do autor Tito Mellão Laraya


Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Francisco Mellão Laraya, brasileiro, solteiro, advogado, músico clássico e escritor, natural de São Paulo, nasceu em 1957, Católico Apostólico Romano, formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Como escritor retrata o quotidiano com forte influência de Fernando Pessoa.
Recebeu os seguintes títulos e condecorações: Acadêmico Correspondente da Academia Rotaria de letras, Artes e Cultura, Prêmio de Excelência Literária do Rotary, Medalha Luiz Vaz de Camões, o título  de Barão das Letras, Comendador Grão Colar da Embaixada da Poesia, Embaixador da Poesia, prêmio Carlos Drumond de Andrade, Construtor da Brasilidade, além de participar da Academia de Artes e Letras de Fortaleza, e do Rotary Club.

https://portalliterario.com/“Enquanto no primeiro há dúvidas para encontrar o caminho, mas a semente deste já brota em suas páginas, no segundo se depara com o objetivo do caminho, não há mais só dúvidas, mas o livro é repleto de certezas.”
Boa leitura!

Escritor Tito Mellão Laraya, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos o que inspira na construção de seus textos literários?

Tito Laraya - O que me inspira na construção de meus textos é a obra de Fernando Pessoa, alinhado com uma interminável seção de psicoterapia, que gentilmente nas páginas do meu escrever convido o leitor a fazer, onde procuro o meu eu, e convido ao meu leitor a seguir o mesmo caminho.

O que a escrita representa para você?

Tito Laraya - A palavra escrita representa para mim o encontro de mim comigo mesmo.

Que temáticas estão sendo abordadas em “Muito Barulho por Nada”?

Tito Laraya - O livro é uma coleção de crônicas sobre o ser ou não ser ético, uma coisa que muito falta nos dias de hoje. E abranda o lado interior de cada um, tanto na política, como no dia a dia, sem esquecer-se de passar pela sociedade. Escrito de uma forma simples, algumas vezes sarcástica, sem nunca perder o bom humor.

Como foi escolhido o título? 

Tito Laraya - O título é o de uma comédia de Willian Shakespeare, como abordo a temática da dúvida do ser, presente na obra do bardo inglês, principalmente em Hamlet, resolvi utilizar o mesmo título em minha obra.

Apresente-nos um dos textos publicados nesta obra literária?

A REFLEXÃO

O ato de refletir é uma forma de se reinventar. Nenhuma pessoa reflete sobre onde não há problemas, é necessária uma crise para pensar, aonde se chega à conclusão de remodelar o que há.
A coragem de viajar sobre o infinito dos pensamentos, caminhando pelo desdobramento das ideias, encarando não só a realidade, como também a interpretação dela, leva o ser humano a se mudar.
Talvez não seja no todo, mas em partes, e juntando as partes de um dia, com os pedaços de outro, em algum tempo tem-se uma nova forma de encarar a realidade.
Alguns fazem isto escrevendo, e a forma deste diálogo imaginário transborda nas letras impressas, nas folhas de um papel, outros fazem meramente pensando, e quando chegam a conclusões resolvem escrevê-las, mas não acham tempo, situação ou oportunidade, na verdade gravam no fundo da alma as impressões deste passeio, através das profundezas do ser.
Uma música toca ao longe, me chama novamente a realidade, eu que estava absorto nos meus pensamentos.
Acabo de voltar de uma viagem no meu pensar, dizem que não se volta da travessia da mesma forma com que começou.
E vou vivendo meu quotidiano pensando, mudando, crescendo: Uma metamorfose ambulante!

Além de “Muito Barulho por nada” já temos o lançamento no prelo de “Meu mundo e nada mais” o que os diferencia?

Tito Laraya - Enquanto no primeiro há dúvidas para encontrar o caminho, mas a semente deste já brota em suas páginas, no segundo se depara com o objetivo do caminho, não há mais só dúvidas, mas o livro é repleto de certezas.
A capa do primeiro livro é uma confusão de cores onde mais se parece com uma enorme interrogação, no segundo a imagem nítida de D. Quixote, um personagem que no seu viver sabia ver o belo.

Onde podemos comprar os seus livros?

Muito baruto por nada, por meio dos links abaixo:
Cultura
- Saraiva - Martins Fontes - Travessa - Chiado


Meu mundo e nada mais, em breve, na livraria da Empório Editora

Demais livros podem ser encontrados por meio do link abaixo:

Os seus livros estão em alguns bibliotecas nacionais e internacionais. Comente.

Tito Laraya - Tem livros nas seguintes bibliotecas entre outras: Braziliana da USP, Florestan Fernandes da USP, Mario de Andrade, Coimbra, Biblioteca de Congresso Americano, de Roma, Turim Veneza, Vaticano, entre outras.

Quais os seus principais objetivos como escritor?

Tito Laraya - O meu sonho de mudar o mundo nunca morreu, mas a minha arma de revolucionário sempre foi uma caneta, portanto meu objetivo como escritor é fazer um mundo melhor para cada um.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Tito Mellão Laraya. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, em sua opinião, o que cada leitor pode fazer para ajudar a vencermos os desafios no mercado literário brasileiro?

Tito Laraya - A resposta é simples: Lerem mais livros.

Site do autor:
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com



https://www.divulgaescritor.com/

17 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse autor, mas adorei a entrevista e conhecer uns pouco mais sobre ele e pelo seu trabalho, parabéns pela entrevista, sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho livros no Brasil, Portugal e Itália, você achará mais sobre mim no meu site www.titolaraya.com, e antes de mais nada obrigado pelo carinho

      Excluir
  2. Foi um grande prazer conhecer o escritor nacional Francisco Mellão Laraya, que maravilha que temos excelentes escritores, muito boa a entrevista com o escritor. Gostei muito das obras dele fiquei super curiosa pelos livros, Evandro parabéns pela excelente entrevista com o Francisco Mellão Laraya o trabalho dele é maravilhoso, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, meus livros estão nas livrarias do Brasil e Portugal, especialmente nas de São Paulo.

      Excluir
  3. Adorei saber um pouco mais sobre o escritor Tito Melião Laraya, é mais um talento da nossa literatura. O livro Muito Barulho por Nada parece ser bastante interessante, o estilo crônicas reflexivas sempre chama minha atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achará mais sobre mim no Google e no meu site www.titolaraya.com, obrigado pelo carinho

      Excluir
  4. Não conhecia tal autor! Adorei a postagem , saber mais sobre o escritor e sobre seus livros..
    MUito barulho deve ser um livro fantástico...eu amo livros que me fazem refletir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu convido ao leitor a uma reflexão em toda a minha obra, espero que goste dos meus livros, eles se encontram em livrarias e bibliotecas tanto do Brasil como em Portugal

      Excluir
  5. Que bacana a entrevista com o autor, não conhecia ele, ele é bem talentoso mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Queria agradecer a vocês pelo espaço, aos interessados que me escreveram, e lembrar que penso primeiro no público leitor, razão de tantos livros em bibliotecas, mais detalhes e textos meus no meu site www.titolaraya.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom conhecer o autor e suas obras através deste post, Evandro! Gostei do título, "Muito Barulho Por Nada"e pretendo ler suas crônicas, a leitura parece ser proveitosa e prazerosa. Ótimo conselho do autor ao leitor!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Uma pessoa que tem como inspiração Fernando Pessoa não tem como não ser maravilhoso né? Eu amo crônicas e falando de nossa situação atual no País, confesso que Muito Barulho por Nada chamou e muito a minha atenção viu. Fiquei com vontade de ler! Vou aproveitar o pagamento e comprar na Saraiva, ainda mais dessa deliciosa entrevista. Muito boa e muito bom conhecer um pouco mais sobre Tito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Que prazer em conhecer um pouquinho do escritor,muito inteligente e sensível,adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana essa sessão de entrevist no blog. Podemos conhecer autores, saber mais sobre eles e suas obras. Gostei de conhecer Tito Melão. Uma entrevista muito boa .

    ResponderExcluir
  11. Francisco Mellão Laraya, advogado, músico clássico... Ele e um gênios da literatura, amei a entrevista. Ainda não conhecia autor e livros, fiquei bem curiosa para ler o livro “Muito Barulho por Nada”está entre os meus favorito.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo