slide-slick

Resenha : A Caverna Cristalina - Uma aventura no tempo - Christiane de Murville (Chiado)

em sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Esse é o primeiro volume da trilogia A Caverna Cristalina, intitulado Uma aventura no tempo, lançado pela Chiado Editora no ano de 2015.  A autora Christiane de Murville nos convida a viver uma experiência que mexe com o imaginário de muita gente.  Seria possível viajar no tempo?  Existem realidades paralelas?
 
Samuel é um excêntrico pesquisador, biólogo, historiador e professor universitário.  Morador de São Paulo e engajado em projetos sociais, sua preocupação vai além do bem estar das pessoas e do planeta.  Acompanha um grupo de profissionais e estudantes que se reúnem para pesquisas envolvendo realidades paralelas multidimensionais.

Samuel estava convencido de que  a vida que habita todos os seres 
não se restringia ao plano tridimensional, material e concreto.

O grupo estava preparado para uma segunda viagem à vila de Igatu, na Chapada Diamantina, Bahia, onde colocarão em prática novas experiências envolvendo portais para universos paralelos.  Muitos casos de desaparecimentos misteriosos já eram conhecidos no lugar. Tudo indicava que uma gruta com alto índice de cristais e de difícil acesso, conhecida pelos moradores locais como a Morada do Altíssimo, seria o local ideal para abertura de passagens dimensionais.

Em seu íntimo, entendeu que uma porta havia acabado de se abrir, que um novo caminho delineava à frente dele e que não havia mais retorno.

Samuel tem um papel especial dentro da trama, o que percebemos ao longo das primeiras páginas.  O livro é cercado de mistérios e uma pitada de espiritualidade; cada um do grupo está prestes a redescobrir seus valores.     Um desses enigmas é uma pedra misteriosa entregue a Samuel pelo chefe indígena Acauã, que influenciará diretamente em suas experiências.

Tudo parecia quieto demais, não se ouvia uma mosca sequer, um só ruído, um bater de asas, nada, sugerindo que a vida estava momentaneamente em suspensão.

Quando finalmente o portal se abre, mostrando uma espiral luminosa com diversos níveis de realidade, Samuel é surpreendido pelo desaparecimento de 8 dos seus companheiros.  Além de lidar com a autoridade local, ele precisa correr contra o tempo para resgatar essas pessoas que estão presas em alguma realidade desconhecida.

Como em uma televisão(...) A gente pode assistir à novela, mas tem outros programas sendo transmitidos ao mesmo tempo.  Os filmes, de alguma forma, já existem, é só uma questão de sintonizar o canal na hora certa.

O grande fascínio das viagens no tempo é perceber que a simples passagem por tempos remotos, o encontro com  antigos moradores do lugar, acabará deixando suas marcas na história do vilarejo, além de representar grande perigo para cada um.  O passado de Igatu se mostra traiçoeiro, pois, em meio a garimpeiros e escravos recém libertos, existe uma busca desenfreada e perigosa por pedras preciosas.

Os caminhos que unem os diferentes mundos oferecem muitos perigos e armadilhas (...)

A notícia logo se espalha, acabando com a tranquilidade da vila, trazendo para o local  muitos curiosos, principalmente comunidades místicas e esotéricas.  O enredo ainda faz referência a fatos curiosos, como o continente desaparecido de Atlântida,  e também ao enigmático triângulo das Bermudas.

(...) passado, presente e futuro estão em constante transformação e se afetando a cada instante (...)

Aos poucos, eles percebem que a experiência no portal é diferente para cada pessoa, em função dos pensamentos e das vibrações de energia, o que influencia diretamente para qual nível de realidade cada um é transportado.  Samuel ainda terá que enfrentar a inveja de Sarosh, um antigo amigo de pesquisa que fará de tudo para prejudicar o pesquisador. 

O inimigo vivia, agora, emaranhado à intimidade de cada homem e mulher, disseminando medos, dúvidas e conflitos, capazes de instigar ações inconscientes.

Eu sou um apaixonado pelo tema e rapidamente fiquei envolvido com a trama.  Cada personagem tem suas características, dando oportunidade para abordar vários assuntos.  Percebemos que houve um preparo e um estudo da autora Christiane de Murville para falar de cada tema. O livro é narrado em terceira pessoa, o tamanho da fonte e o espaçamento são agradáveis. A obra tem pequenas ilustrações, o que eu gosto muito. Chegando ao fim do primeiro livro, não tem como não desejar estender a leitura pelo segundo volume.

Samuel percebia que um verdadeiro cabo de guerra acontecia na intimidade de cada um, revelando que estavam diante da mesma prova do passado tão distante.


Tive o prazer de conhecer a autora na Bienal Internacional do Livro 2016 em São Paulo, no stand da Chiado Editora, onde conversamos um pouco sobre os livros e as aventuras no tempo na Chapada Diamantina.  Mais uma vez quero agradecer imensamente  pelo presente maravilhoso que me enviou : A trilogia completa A Caverna Cristalina.  Em breve os dois outros volumes terão resenha aqui no blog.https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-caverna-cristalina-volume-i



A Caverna Cristalina - Vol. I - Uma aventura no tempo
Autora: Christiane de Murville
Chiado Editora
Data de publicação: Abril de 2015
Número de páginas: 416
ISBN: 978-989-51-3289-8
Coleção: Viagens na Ficção
Gênero: Ficção

Contatos da autora e link para compra:

  
Martins Fontes   TocaLivros




48 comentários:

  1. Que legal que você teve a oportunidade de conhecer e conversar com a autora na Bienal! A trilogia parece bem interessante e envolvente. Não é meu gênero preferido de leitura, mas a trama me deixou curiosa. Existem realidades paralelas? Será bom viajar no tempo através dessa obra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um tema que me fascina desde garoto rsrs Eu sempre quis viajar no tempo. A trilogia está mostrando tudo isso de um ângulo que eu não tinha imaginado.

      Excluir
  2. Oi, sempre gostei de temas, digamos, de outras dimensões foi a visão que tive ao ler esta resenha "A caverna cristalina" e conhecer esta bela escritora e ganhar de presente este livro é bom demais né. Sou apaixonada por leitura. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gosto do assunto e sempre fico curioso com essa possibilidade de viagens no tempo, rsrs

      Excluir
  3. Que demais você ter conhecido e conversado com a autora na Bienal! Confesso que não é meu gênero preferido de leitura, mas fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre essa trilogia!
    Livros fazem parte de mim, amo ler e é sempre bom saber das novidades!

    Beijos
    Renally

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renally. Mesmo não sendo seu gênero é bom saber da versatilidade dos nossos autores e das variedades de assuntos rolando por aí.

      Excluir
  4. Que honra Evandro de conhecer a autora e ganhar o livro de presente! Confesso para você que não é o meu gênero a trilogia, mas ao ler a sua resenha, fiquei curiosa.
    Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Raquel. É uma estória muito interessante, cheia de reviravoltas e surpresas. Eu estou adorando a trilogia.

      Excluir
  5. Oi
    Sou muito fã de fantasia e essa sua resenha mostra que o livro e a trilogia tem tudo para ser um sucesso.
    Adorei a sinopse e principalmente a sua resenha.
    Que legal vc ter conhecido a autora. É sempre boa essa proximidade.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom conhecer a pessoa por trás de um bom livro. Eu adoro. Obrigado pela visita, Rosana.

      Excluir
  6. Olá
    Gosto muito de fantasias e ficção científica, ainda mais com essa pegada mística, fiquei bem curiosa. Também me chamou muito a atenção as experências diferentes para cada pessoa mediante a 'vibração' de cada uma, fiquei doida para saber como é que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente isso é bem legal, um toque diferente do que estamos acostumados a ver. E a autora consegue prender nossa atenção com esses detalhes.

      Excluir
  7. Oi!
    Adoro livros que tenha em seu enredo viagens no tempo e por isso já gostei da premissa desse que me pareceu ser bem diferente dos demais livros do gênero que já li, o único ponto que me desanima é o fato de ser uma trilogia pois tenho fugido delas no momento, mas ainda assim vou anotar a dica pro futuro. Fico contente que tenha tido a oportunidade de conhecer a autora, é muito bom quando isso acontece.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, eu também fico desanimado com trilogias, pelo fato de ter que ficar esperando lançar o próximo volume. Nesse caso todos os livros já foram publicados, então não irei conseguir parar até o final. rsrs Espero que no futuro tb embarque nessa aventura.

      Excluir
  8. Olá, a editora chiado está se mostrando uma linda surpresa. Confesso que venho conhecendo ela apenas nos ultimos meses e tenho me surpreendido. Gosto de fantasias, embora não esteja lendo muitas no momento. Gosto de viagens no tempo, sendo assim, irei anotar a dica sim. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a Chiado tb me surpreende a cada lançamento. Cada vez mais aumenta o seu catálogo de autores nacionais e mesmo os autores de Portugal tem excelentes estórias.

      Excluir
  9. Oiii tudo bem?
    Gente eu não conhecia esse livro e confesso que fiquei bastante interessada em querer ler mesmo, as fantasias da chiado me deixam louca, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Teus posts são completíssimos que dar prazer de ler. Sempre quando venho ver uma resenha fico louca para ler o livro todo. E com esse não foi diferente. Gostaria que tivesse o valor dos livros. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Danielle. Evito colocar os valores pelo fato de que tem promoções eventuais e os preços se alteram, mas clicando nos links vc vai direto para as páginas com os preços.

      Excluir
  11. Resenha muito legal, gostei do seu jeito de descrever o livro, embora meu perfil de leitura e mais romance e suspense. Seu ponto de vista do livro é bem legal. Super beijo Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adoro suspense, Luna; mas gosto de passear pelos gêneros literários e conhecer um pouco de tudo.

      Excluir
  12. Olá! Que legal, já está com a trilogia completa! Gostei bastante da premissa do livro, é do estilo que gosto de ler, fiquei bem interessada. Que legal que você a conheceu, dá um gostinho mais especial na leitura, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez que leio com todos os livros na mão rsrs Segurar a curiosidade pra não olhar a última página rsrs.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?

    Que show que você conheceu a autora e pode trocar umas "idéias" com ela sobre sua leitura. Confesso que a premissa do livro não me cativou muito,mas achei interessante pelo fato de se passar no Brasil, quem sabe um dia role uma oportunidade de tirar minhas próprias conclusões.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Obrigado pela visita. Esse contato com os autores realmente não tem preço. O fato de se passar no Brasil realmente dá um toque a mais, se esbarrar com os livros uma hora dessas confira sim.

      Excluir
  14. Oii,

    História bem interessante não?? Fiquei bem curiosa para saber como será o desfecho desse livro. Já coloquei na minha lista para ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou terminando o segundo volume e também fico curioso pelo que ainda virá pela frente. rsr

      Excluir
  15. Oii, tudo bem? Adorei sua resenha! É a primeira que leio sobre esse livro e você conseguiu me deixar bem curiosa com a leitura! Gosto muito do tema viagem no tempo e acho que teria uma boa experiência com essa trilogia. Vou aguardar sua opinião sobre as sequencias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    ainda sou noob em fantasia, li muito poucas ao longo do tempo e isso é algo que pretendo corrigir em 2017. Lembro de ter lido há muito tempo um livro sobre Atlântida e esse tema sempre despertou meu interesse e só de saber que o livro tem um pouco deles já ganhou a minha atenção.

    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Talita. Eu sempre me envolvo com esses temas misteriosos também. Sou fascinado em várias teorias.

      Excluir
  17. Oi, Evandro. Tudo bem?
    Nossa, que incrível essa história. Eu não sou muito chegado em trilogias e séries, mas confesso que fiquei com muita vontade de ler essa. Eu adorei a temática, é uma coisa que eu gosto bastante. Essa questões da realidade paralelas. Não sei se já assistiu ao meu Donnie Darko que tem umas piras nesse sentido. Vou anotar anotar aqui, pois me interessei muito pelos livros. E nossa, deve ter sido uma experiência incrível poder conversar com a autora. Como sempre, muito boa a resenha. Até mais.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Leandro. Donnie Darko (o primeiro) é sensacional! Eu simplesmente adorei.

      Excluir
  18. Olá!
    Nossa, a trama me chamou muito a atenção porque amo esse tema de viagens no tempo e universos paralelos. Achei muito legal você ter tido a oportunidade de conhecer a autora.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carolina. Foi realmente uma ótima oportunidade de conversar direto com a autora sobre a obra.

      Excluir
  19. Esse tema de viagem no tempo e realidades paralelas me fascina de verdade, então claro que fiquei curiosa para ler. Engraçado que mesmo a obra tendo sido lançada há mais tempo só ouvi falar da trilogia em postagens sobre a Bienal mesmo, é a mágica dela, nos apresenta coisas imperdíveis que deixamos passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a bienal nos aproxima de livros e autores. Essa é a mágica desse evento que eu adoro. obrigado pela visita, Ju.

      Excluir
  20. Olá tudo bem? Confesso que não tivesse lido que era uma trilogia compraria correndo agora. Adoro isso de viagem do tempo e a edição tá lindérrima. Pena que nesse momento estou fugindo de séries. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carool. Se curtiu, fique ligadinha, que em breve teremos um super sorteio por aqui da trilogia completa.

      Excluir
  21. Bom dia amigo Evandro gostaria de saber se o Evandro e o Tiago CFRamos são a mesma pessoa, pois o amigo Ramos entrou como seguidor de meu blog, mas só encontro um blog no Wix mas claro aí tem tem seguidores. E sempre gostei de seguir os blogs seguem o meu blog.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio. Somos pessoas diferentes. Eu sou o Evandro do blog Atraentemente e o Tiago é autor do livro O conto das Lendas - Os dias esquecidos. Ele é um parceiro do blog e estreou uma participação como colunista aqui no blog. Obrigado por seguir, estou seguindo seu blog e gosto muito de tudo lá.

      Excluir
  22. Olá.
    Nunca tinha lido nada sobre o livro, gostei da premissa principalmente por ser um livro que envolve desaparecimentos misteriosos, acho isso bem legal. Só não curto o lance de envolver espiritualidade, mas enfim... Sua resenha ficou mega bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vc pode se surpreender com o lance espiritual. Eu nunca tinha visto nada que fizesse uma ligação tão envolvente e coerente dentro do tema viagem no tempo. Até fiquei interessado em pesquisar mais sobre viagens paralelas.

      Excluir
  23. Oie! Amei a premissa do livro, já quero acompanhar essa trilogia e o melhor de tudo que a história passa aqui no Brasil, deixa o livro ainda mais empolgante. Amei sua resenha e já quero garantir esses livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de tudo transcorrer dentro de um cenário nacional é realmente um encanto a mais. Obrigado pela visita, Rafael.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo