slide-slick

Entrevista: Luiza de Castro (Divulga Escritor) - Por Shirley M. Cavalcante

em sábado, 21 de julho de 2018


Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Luiza de Castro nasceu em Santos-SP/Brasil, em 1975. Reside em São Paulo (capital) com marido e dois filhos. Aos 23 anos, graduou-se em medicina e mudou-se para São Paulo onde concluiu a residência médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua como infectologista há 16 anos.

Apaixonada por romances desde o início da adolescência, utiliza sua formação acadêmica como base para compor suas obras de ficção.

“Quando estou escrevendo, o rumo da trama me pertence e a sensação é incrível. Durante o processo, sinto-me poderosa, capaz de concretizar os sentimentos e desejos dos personagens. O objetivo é dar vazão ao texto e ver até onde ele vai. Escrever é somente prazer.”

Boa leitura!

Escritora Luiza de Castro, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Luiza de Castro - Acredito que escrever tenha ocorrido como uma consequência do hábito inveterado da leitura de romances. Desde o início da adolescência, estava sempre com um livro nas mãos e com o próximo na bolsa. E entre um e outro escrevia em minha mente um texto complementar ao que estava lendo. Mas foi somente na fase adulta que este texto virtual foi de fato parar no papel e confesso que foi muito mais prazeroso do que imaginei que seria.

https://portalliterario.com
O que a escrita representa para você?

Luiza de Castro - Significa não somente desenvolver minhas próprias histórias. É uma oportunidade incrível de vivê-las. Quando estou escrevendo, o rumo da trama me pertence e a sensação é incrível. Durante o processo, sinto-me poderosa, capaz de concretizar os sentimentos e desejos dos personagens. O objetivo é dar vazão ao texto e ver até onde ele vai. Escrever é somente prazer.


Como surgiu inspiração para o romance “Escolhas do Coração”?

Luiza de Castro - Quando comecei a escrever “Escolhas do Coração”, havia lido um livro de sucesso em que o protagonista se mantinha afastado do seu amor por se considerar um perigo para ela. Como trabalho com portadores de HIV, achei que este seria um tema contemporâneo que ainda não havia sido inserido no contexto heterossexual. No livro, o protagonista, portador de HIV, tem sérios problemas em aceitar o amor da personagem principal, por se considerar “perigoso” para ela.


Apresente-nos a obra?

Luiza de Castro - O livro conta a história de Julia Hittman, uma atraente e bem-sucedida jornalista e escritora que tem seu coração dividido entre o seu melhor amigo Jack Taylor, o lindo fotógrafo com quem trabalhava em Nova York e o orgulhoso doutor Pedro Rodrigues, médico cardiologista e dono de um haras no Brasil onde Julia se instalara para escrever seu romance após uma briga com Jack. Julia se apaixona perdidamente por Pedro que, apesar de também ser apaixonado por Julia, sente-se inferior a ela e torna o relacionamento entre eles cheio de conflitos, joagndo-a de volta nos braços de Jack.
Trata-se de um triângulo amoroso composto de três partes. A primeira conta a história de Julia no momento presente. A segunda parte se passa no momento anterior à vinda de Julia para o Brasil e conta sua história com Jack. Na terceira parte do livro, Julia retorna aos Estados Unidos. Então, o destino lhe prepara uma surpresa e obriga Julia a escolher entre os dois amores de sua vida.


Qual o momento, enquanto escrevia o livro, que mais a marcou?

Luiza de Castro - No final da segunda parte, quando Julia perde toda a esperança no futuro de seu relacionamento com Pedro.


Qual o cenário, espaço geográfico escolhido para a obra?

Luiza de Castro - A obra apresenta essencialmente dois cenários: As partes 1 e 3 se passam nos Estados Unidos, principalmente em Nova York. A parte 2 se passa principalmente em um haras no interior do Estado de São Paulo.


Quais critérios foram utilizados para escolha do título?

Luiza de Castro - Jack é o amor passado de Julia e Pedro é o amor presente.
A série de eventos ocorrida na trama leva Julia a decidir entre os dois e baseou a escolha do título.


O que mais a encanta em “Escolhas do Coração”?

Luiza de Castro - Os protagonistas atravessam uma longa jornada para se libertarem de seus conflitos e limitações e, com isso, se permitirem encontrar a felicidade. No livro, existe a mensagem que o amor pode transformar a forma de pensar de um indivíduo, sem alterar seus valores pessoais.

Onde podemos comprar o seu livro?





Quais os seus principais objetivos como escritora?

Luiza de Castro - Meu principal objetivo como escritora é proporcionar entretenimento.
Deixar o leitor absorto na história de forma que ele viva o momento juntamente com os personagens. Não espero deixar uma mensagem para o mundo. Espero que o leitor entre no livro e não queira sair!


Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Luiza de Castro. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Luiza de Castro - Existem vários tipos de objetivos ao se ler um livro. Eles nos tocam de forma e intensidade diferentes, mas creio que cada livro nos acrescente uma cor nova na alma. Espero que, tendo ou não um gênero preferido de leitura, sempre haja oportunidade para que um livro possa colorir seu cotidiano.



Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com



https://www.divulgaescritor.com/

2 comentários:

  1. Nossa que entrevista maravilhosa ...Eu gosto de conhecer sobre as escritoras nacionais .
    Vou procurar algum livro da aurtoara.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezado Robson. Fico contente que aprecie a literatura nacional. Espero que tenha tido oportunidade de ler Escolhas do Coração. Conte-me o que achou!
    Carinhosamente, Luiza de Castro.


    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo