slide-slick

Resenha: Entre as estrelas: Aquiles - Marcílio Moraes (7 Letras)

em terça-feira, 12 de junho de 2018

O destino de uma novela não pode depender de uma atriz.


Entre as estrelas:  Aquiles - A saga de uma autor de telenovelas é o mais recente lançamento do autor Marcílio Moraes, publicado pela Editora 7 Letras.  Com um enredo dinâmico, humor refinado, personagens bem construídos e diálogos inteligentes o autor nos apresenta os bastidores de uma telenovela prestes a estrear.  Embora Marcílio tenha utilizado sua experiência na televisão para compor o enredo, a trama é fictícia e acompanha as consequências da súbita paixão de um autor por uma atriz estreante na TV.

No Brasil, televisão é novela (...)

Joca é um famoso autor de telenovelas.  O início dos anos 90 marca uma época onde o país parava para assistir as novelas na TV. Se por um lado ele vivia rodeado de pessoas devido ao sucesso profissional, na vida pessoal amargava um casamento já desgastado com Sandra, onde a relação, cada vez mais distante, parecia se deteriorar ainda mais diante da pressão do trabalho e do uso cada vez mais frequente de bebidas alcoólicas.

A grande atriz não sabe mentir (...)

Há 3 anos quando conheceu Nize, uma jovem atriz que sonhava com o estrelato na TV, o autor vislumbrou outra realidade para sua vida.  A partir daquele instante ela ocupou seus pensamentos e se encheu com um entusiasmo que já não sentia há tempos.  Joca se apaixonou por Nize no primeiro olhar e escreveu exclusivamente para ela um papel em sua nova novela que estrearia nos próximos dias.

Na televisão, nada se guarda, nada se esconde.

O que ele não poderia imaginar, e que descobriu pelas colunas de fofoca, é que diante do fracasso de uma outra novela da emissora, escrita por um outro autor, a alta cúpula da empresa resolveu tirar dele justamente  a mulher que protagonizava seus sonhos para tentar salvar a outra produção, buscando recuperar a audiência perdida.  A obsessão por Nize, fez um simples movimento que poderia ser visto como normal dentro do universo televisivo, se transformar em uma ofensa a Joca e desencadear uma batalha para reverter a situação e pegar de volta sua musa inspiradora.

Nesta emissora, quando dá errado, nós acertamos.  
Porque sabemos fazer isso (...)

A partir daí, o autor vê sua sólida carreira, construída desde os tempos do teatro, ser colocada em risco por um turbilhão de acontecimentos  que pareciam fugir de seu controle.  Todas suas certezas se desmoronaram feito um castelo de cartas.  Suas dúvidas quanto às intenções de Nize e, ao mesmo tempo, seu intuito de tornar real o desejo que sentia por ela, só faziam aumentar sua ansiedade.   De outro lado, os conflitos com a produção da novela e a exigência cada vez maior para escrever os capítulos e manter o cronograma da produção, ou ainda, as cobranças da mulher que se sentia fora de seus planos, o empurravam ao ápice de seu descontrole.

Tem horas que as decisões mais sábias vêm do impulso, 
ainda que extremo.

Marcílio Moraes domina a escrita e apresenta um estilo original de compor seu enredo.  Com total segurança ele molda a narrativa a cada personagem e nos encanta com diálogos  ágeis, inteligentes, bem construídos e cheios de sarcasmos.  Em meio à trama, o leitor ainda acompanha cenas da novela escrita por Joca. Com toda a bagagem adquirida em uma carreira de sucesso na dramaturgia e televisão, o autor nos apresenta uma trama versátil, nos encantando com os bastidores desse universo mágico e todos os interesses e confusões que normalmente ficam longe dos nossos olhares.

Adoro fazer as cenas românticas ao entardecer.  
Porque o amor é noturno, não acha? 

Com 144 páginas amareladas e de ótima qualidade, o livro é de escrita corrida sem separações em capítulos.  Esse fator poderia ser um incômodo, mas não nesse caso, pois o texto tem suas divisões em trechos como se fossem cenas, o que torna a leitura ainda mais fluída.  Quanto a ligação do enredo com o Aquiles, o herói grego da Ilíada... só fazendo a leitura para descobrir! 

Só o sucesso é perdoável (...)


Entre as estrelas:  Aquiles - A saga de um autor de telenovelas
Autor:  Marcílio Moraes
http://www.7letras.com.br/lancamentos/entre-as-estrelas-aquiles-a-saga-de-um-autor-de-telenovelas.htmlEditora:  7 Letras
Edição: 1ª (2018)
Formato: 15,5x23cm
ISBN 978-85-421-0639-8



http://oasyscultural.com.br/

Sobre o Autor:

 
Marcílio Moraes nasceu em Petrópolis (RJ).  Escritor e dramaturgo, na década de 1980 entrou na televisão, onde escreveu novelas e minisséries como Roque Santeiro, Roda de Fogo, Noivas de Copacabana (adoro), Vidas Opostas, A lei e o crime, Ribeirão do tempo, Plano alto e inúmeros outros programas.  É autor do romance O crime da Gávea (7 Letras, 2003), adaptado para o cinema em 2017.




Onde Comprar:

http://www.7letras.com.br/lancamentos/entre-as-estrelas-aquiles-a-saga-de-um-autor-de-telenovelas.html

https://www.travessa.com.br/entre-as-estrelas-aquiles-a-saga-de-um-autor-de-telenovelas/artigo/2b5461f7-d9bd-49ca-9b63-966813f9d5f6


* Livro gentilmente cedido pela Oasys Cultura.

12 comentários:

  1. Achei o livro bastante interessante pois o autor Marcílio Moraes usa uma linguagem bem simples, os personagens são bem rais,gostei muito da proposta do autor em apresentar os bastidores de uma telenovela. Gostei muito do livro e dos personagens Joca e Nize, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 144 páginas de emoção, né? Hahahahaha. Já quero saber no que vai dar e qual é a ligação de Aquiles com o enredo. Como o Joca resolveu essa confusão toda?! Já quero ler!

    ResponderExcluir
  4. Uma paixão é capaz criar reviravoltas intensas na vida de uma pessoa. O enredo ainda inova por mostrar os bastidores de uma produção televisiva, achei muito bacana. E a ligação mitológica deixa tudo mais atraente ainda. Marcílio Moraes é um craque!

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém invade nossos pensamentos é difícil tirar né? Ainda mais virando musa inspiradora de Joca. Adorei Marcílio escrever um livro falando de uma das paixões dos brasileiros que são as novelas. Deve ser um livro para se devorar, vou comprar!

    ResponderExcluir
  6. Evandro!
    Bacana conhecer esse autor que traz um enredo bem popular, com escrita firme e diálogos com sarcasmos, gosto desse estilo.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este autor é um gênero de literatura fantástica, nos deixa curiosos para ler seus livros, sempre com uma história linda ... Um enredo flexão sobre a condição do homem no mundo, através de um crime ocorrido próximo à Pedra da Gávea.Eu li o livro e parabenizo pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber mais sobre esse autor e seus livros voltado à tantas reflexões cotidianas.O contexto da postagem está tão descritivo e envolvente.Gostaria de me aprofundar mais sobre esse livro e seus textos.

    ResponderExcluir
  10. Já havia ouvido falar esse nome, mas n sabia da existência desse livro. Como sempre, ando desatualizada em relação ao mundo da literatura. Esse parece ser um livro bem interessante, daqueles que vc ler uma pagina e quer ler o livro todo, a paixão é algo tão lindo e fascinante espero achar esse livro pra ler

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li tal livro, mas pelo que li na resenha, os personagens são muito reais , além de despertar a curiosidade sobre a vida de cada um deles... a gente fica curisoso para ler o livro
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  12. Confesso que nunca li este autor, mas gosto muito de ler coisas novas vou adiquir este livro para ler. Origada pela Dica.. aaah e parece ser um livro bem interessante.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo