slide-slick

Um dia na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

em quinta-feira, 14 de setembro de 2017


Depois de onze dias repletos de novidades e muitos lançamentos, chegou ao fim a XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.  A feira é um dos eventos mais aguardados pelos fãs de literatura, reunindo leitores, editoras e autores nacionais e internacionais.

https://www.bienaldolivro.com.br/Eu havia planejado para esse ano dois dias de bienal, mas mudei os planos no meio do caminho e resolvi aproveitar a viagem para conhecer o AquaRio (falo dele em outro post).  Quem já foi à bienal, sabe o universo maravilhoso que nos é apresentado, mas sabe também que é um desafio enfrentar várias horas naquele tumulto.

Nesse post irei focar nas dificuldades, já que as coisas boas são tantas que seria um post enorme. A Bienal do Livro no Rio acontece no Riocentro, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do país.  O local fica na Barra da Tijuca e, dependendo do lugar onde você estiver, o trajeto pode ser bem demorado.  A boa notícia é que com a extensão do metro, através da linha 4, fazendo integração com o BRT, que também se estendeu através da Transolímpica, ficou muito mais fácil chegar ao Riocentro.  Isso não significa que será super rápido, mas facilitou bastante, já que descemos em frente ao local sem enfrentar todo o transito de antes.  Como eu estava hospedado em Botafogo ainda ficou um pouco demorado, mas digo que valeu à pena cada seguro, embora tenha sido a distância um dos motivos que me fez desistir de voltar uma segunda vez.

Fui em uma segunda-feira e o local, pelo menos, estava transitável.  A entrada foi bastante cansativa para quem decidiu comprar o ingresso na hora (feito eu).  Jamais façam isso! Por sorte não tinha fila grande, mas seguindo o roteiro teria que enfrentar toda a fila para comprar e depois outra fila para entrar. O que seria obrigatório em um horário de grande movimento, se tornou um transtorno refazer todo o trajeto em zigue-zague, sendo que poderiam abrir uma corrente, liberando uma passagem, e daríamos dois passos e já estaríamos na entrada da bienal.

Sei que muitos não concordam, já que cultura é essencial, mas acho o preço da bienal bastante salgado - R$ 24,00.    É um local onde ninguém sai de mãos vazias, portanto deveriam diminuir esse valor, já que lá dentro, embora estejam os melhores lançamentos, os preços nem sempre são mais baratos que nas compras online.  A alimentação também é outro item complicado.  A invasão dos Food trucks trouxe variedade, mas dificilmente se gasta menos de vinte reais em algo bem básico (como um pastel e um refrigerante, por exemplo).  Em dois locais, as opções escolhidas tinham acabado e em outro teria que esperar mais de uma hora pelo pedido.  É nessa hora que um lanchinho ou um biscoito na mochila cairia super bem.

Outra mudança que percebi foi em alguns estandes que, nos anos anteriores, investiam pesado em painéis luminosos e atrações, agora parece que resolveram abusar mais na criatividade.  Seria efeito da crise?   O número de autores nacionais também aumentou bastante, seria outro efeito da situação atual do Brasil, ou realmente estamos valorizando os nossos talentos?

Alguns espaços estavam superlotados e outros vazios.  Culpa da aglomeração de estandes de editoras famosas que acabam disputando o mesmo espaço, ocupando os lugares principais.  Outras editoras, menos conhecidas ou autores independentes, acabam ficando nos cantos ou mais isolados e, por consequência, menos visitados.  Isso ocorre muito no Rio, já que os estandes ficam divididos em 3 pavilhões, sendo quem em São Paulo dividem apenas um pavilhão imenso.
Mas, mesmo enfrentando tais dificuldades, é super válido uma visita à Bienal.  Estar em um ambiente repleto de livros, lançamentos e autores não há preço nem dificuldade que deva ser empecilho.  E tem tanta coisa boa envolvendo cultura no geral, tantos debates, conversas, que é impossível aproveitar tudo.  É também um ótimo lugar para conhecer novas pessoas e ficar antenado em tudo o que está acontecendo no cenário literário.  A criançada se dá bem com diversas atividades e promoções a partir de R$ 2,00. Que venha a próxima e, quem sabe, nos encontraremos em São Paulo em 2018.

  Confiram mais algumas fotos do evento:

 
 
 
 

 

25 comentários:

  1. Um dos meus sonhos a realizar é ir a uma bienal do livro!

    ResponderExcluir
  2. Evandro ouvi falar que a Bienal foi um sucesso, quem foi para a feira do livro deve ter gostado muito. Quem é fã de livros não poderia perder essa oportunidade de visitar a feira. Fiquei aqui olhando as fotos que lindas, muita gente, gostei da sua foto a sentado, concordo com você estar em um ambiente repleto de livros e autores não há preço nem dificuldades, muito bom para quem foi, com certeza vocês escritores adquiriu muitas experiências, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Evandro! Li que a Bienal foi um secesso total! Eu adoraria ir nela um dia, acho maravilhoso conhecer os autores pessoalmente e novos livros. Por aqui onde moro todo ano tem o Salipi, não é tão grande quanto a Bienal, mas já dá um ótimo gostinho! Adorei suas fotos!

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem ? Tenho muita vontade de conhecer a bienal do livro mais não tive a oportunidade. enquanto isso fico aqui curtindo as fotynho e conhecendo um pouquinho pelo seu post , obrigado por compartilhar e me da a oportunidade de ver com os seus olhos. Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu sonho em participar um dia da Bienal do livro. O preço ta bem salgado mesmo mas vale a pena. Adorei a foto do trono do Game of Thrones, estou certa? Ah, quando estou motivada faço posts gigantescos que acabam fugindo dos padrões do google, sei como é. :v Imagina poder ir na bienal, eu ia fazer aquele textão tamanho nível god. kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Evandro? Tenho muita vontade de conhecer a bienal do livro, aliás sonho em participar um dia da Bienal. Acho super maravilhoso conhecer os autores pessoalmente e conhecer os novos livros. Pelo visto o Bienal foi totalmente um sucesso, para quem conseguiu ir a feira deve ter gostado bastante, queria eu estar no lugar deles kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Puxa... Eu queria tanto ter ido na Bienal esse ano.
    Na próxima edição vou fazer o possível para conseguir ir.
    Valeu pelas dicas e eu concordo com você em muitas coisas como o valor do evento, por exemplo. Também acho muito salgado.
    As fotos ficaram bem bacanas.
    No meu entender, estamos valorizando os autores nacionais um pouco mais que antes.
    E isso é maravilhoso.
    Enfim... Adorei a postagem! Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Ai gente a Bienal é um evento que tenho muita vontade de ir, é grandioso e parece um ambiente tão gostoso para amantes dos livros. Achei bacana que nesse post você mostrou os contras, pois muitas pessoas vão despreparadas (seria o meu caso, rs). Acho super importante ter uma certa noção disso, como por exemplo o preço. É realmente salgado, pois se somar tudo dá um gasto alto. O que poderiam fazer é tentar transformar esses 24 reais em crédito em livro né? Tipo, você tem um descontinho de 24 quando for comprar algo, por exemplo. Assim teriam limite de entradas e reverteriam o valor para ajudar. Uma pena que foodtruck traga essa variedade, mas traga tb uma gourmetizada que encareça né? Mas muito bacana os pontos levantados, gostei

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, como vai? nOSSA QUE maravilha esse evento, realmente deve ser momentos super divertidos e encatador, conhecer os lançamentos dos livros em primeira mão deve ser incrivel. beijos

    ResponderExcluir
  10. Deve ter sido mesmo sensacional, adoraria se tivesse ido. Quem sabe no próximo ano. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nós aqui em Portugal, mais precisamente em Lisboa, também temos uma feira do livro (bem grande e com mais eventos para além dos livros), mas felizmente é de entrada gratuita. Realiza-se num parque verde, muito conhecido na capital e que traz sempre muitos visitantes. No entanto, aqui na minha zona tb tem um centro de exposições onde ao longo do ano se fazem diversos eventos e com entradas pagas. Penso o mesmo, carrérimo e longas filas sempre! ;)
    Adoro feiras do livro! :D

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Vi um pessoal falando bastante dos preços, tanto o preço para entrada tanto para o de alimentação. Também acho que deveria ser um valor menor considerando que ninguém sai de lá sem comprar algo.
    Infelizmente não pude ir nesta bienal já que moro em São Paulo, mas to bem ansiosa para a Bienal do ano que vem aqui. Quanto aos stands, acho que nunca vi uma bienal com stands tão caprichados! Tomara que ano que vem aqui também esteja assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa que top.
    Meu sonho ir no maior evento literario da america latina.
    Adorei tuas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ouvi falar muito brm da Bienal. E pelaa fotos estava lotado, né? Que bacana a decoração. Ainda não tive oportunidade de ir, mas quero muito. Adorei o post. Abç

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo de eventos. Pareceu ser um sucesso como se pode ver nas suas fotos, estava lotado. Uma pessoa pode ir para lá passear mas não saí de lá com as mãos a abanar, isso com certeza. Obrigado por partilhar conosco.
    Abraço

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Muito legal seu passeio e concordo com o que você falou sobre foodtrucks caros,e outras coisas...só fui na Bienal quando pequena mas seria interessante ir novamente agora adulta só tem um problema odeio tumulto haha

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Adorei seu passeio, eu ia amar poder ter ido na bienal esse ano! Infelizmente não pude ir esse ano, mas espero poder ir em breve!

    ResponderExcluir
  18. Oi Evandro, tudo bem?

    Adorei o fato de você trazer os aspectos negativos que você encontrou na Bienal, pois como você bem definiu, as pessoas focam apenas no lado maravilhoso e que todos já conhecemos. Também acho o preço da Bienal bem salgado, pois como você bem frisou, acabamos gastando muito dentro do espaço, ainda mais com comida. Ainda não tive a oportunidade de ir para um evento desse porte, mas tenho muita vontade. Inclusive terá Bienal aqui em PE e marcarei presença (ansiosa). Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Evandro é o novo herdeiro do Trono de Ferro, hora de todos aceitarem, rs. Eu havia combinado de ir na Bienal do Rio com minha prima que mora por aí mas não pude por motivos dê pé enfaixado por causa do cara do Uber apressando que não me esperou sair do carro, ela acabou indo sem euzinha e eu fiquei toda choros. Mas fui na de 2016 aqui em Sampa e olha, valeu o tempo todo caminhando lá, cheguei em casa acabada, cheia de livros e feliz. Perrengue com comida na Bienal é uma coisa mesmo, eu fui com o pessoal da facul e eles me avisaram para levar lanche na bolsa e foi o que fiz, vi muita gente reclamando que estava com fome mas que não queriam comprar no local. Gostei das fotografias e da sinceridade quanto as dificuldades de adentrar o local, é disso que gostamos. Sucesso hein, e partiu Bienal Sampa 2018, nessa eu vou nem que seja me arrastando, haha. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bem?
    Esse ano não pude ir na Bienal mas deve ter sido uma experiencia incrível para todos nos que amamos livros! Adorei suas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Uma ótimo evento,principalmente que tem o livro como estrela principal, acho que esse evento super chique. especialmente para o leitor, é a oportunidade de conhecer trabalhos importantes de grandes autores, um dia, ainda vou para a Bienal do Livro ...

    ResponderExcluir
  22. Oi Evandro, tudo bem? Que post mais incrível e completo. Realmente participar de um evento assim tão grande nos traz muitas experiências. Sejam elas positivas ou negativas. Um dos meus sonhos como leitora é participar da Bienal mas devido a distância ainda não foi possível =/ Imagino o quanto deve ter sido desgastante enfrentar fila para comprar ingresso na hora, acredito que comprar antecipado teria economizado tempo (risos). Uma pena algumas editoras ficarem tão escondidas, mas entendo o quanto os leitores ficam ávidos para estarem mais perto daquelas que admiram e são mais conhecidas. Um dos stands que vi fotos e gostei muito foi da Rocco bem criativo por sinal. Amei suas fotos, deve ter sido incrível aproveitar esse sol do RJ. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Esse ano eu queria muito ter ido à bienal, mas infelizmente não tive condições.
    Da última vez que fui faz tanto tempo e era um evento acho que de proporções bem menores. Foi em uma excursão da escola e na de SP.
    Vou tentar ir na do ano que vem e aproveitar as dicas que trouxe aqui.
    Também acho a entrada bem salgada, ainda mais se for participar em mais de um dia.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do que escreveu, porque já ouço falar muitas coisas positivas, mas nunca das negativas e é importante saber, principalmente para quem sai de uma cidade distante e tem que se preparar para tudo o que surgir. Eu não fui, planejei mas não deu muito certo. De qualquer forma, tava planejando e vi que o Riocentro realmente ficaria longe se eu me hospedasse em um lugar mais afastado dali, fiquei com um pouco de medo e realmente tira os nossos ânimos ter que enfrentar um longo trajeto pra ir num evento. Também fiquei curiosa para descobrir a criatividade das editoras. Parece que em algumas áreas estava muuuito lotado, mas o importante é que você conseguiu desfrutar um pouco da experiência.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo