slide-slick

Resenha: A Ilha Perdida (Série Vaga-lume - Ática)

em domingo, 15 de janeiro de 2017

Mais um tesouro da Vaga-lume que ganhei para minha coleção.  A Ilha Perdida, de Maria José Dupré está entre os títulos mais conhecidos dessa nostálgica série da Editora Ática, que eu simplesmente sou apaixonado.  Para quem ainda não sabe, no final de 2015 foram relançados 10 títulos da coleção, com visual reformulado, sem contar que, assim como O Escaravelho do Diabo que já chegou às telonas, outros títulos também tiveram seus direitos vendidos para adaptações cinematográficas.
Tudo começa quando Henrique de doze anos e Eduardo de 14 chegam para passar as férias na fazenda do padrinho, perto de Taubaté, no interior de São Paulo, onde corria o imenso e silencioso rio Paraíba.   Os primos Quico e Oscar não paravam da falar da misteriosa ilha que podia ser avistada do ponto mais alto da fazenda, e esperavam ansiosos pelo dia em que o pai os levaria até lá, como sempre prometia.  Ela ficava em uma das curvas do rio e era conhecida como "A Ilha Perdida",  era um lugar que despertava nas crianças o desejo de viver grandes aventuras.

Eis que Henrique e Eduardo, dois apressadinhos,  resolvem pegar uma canoa e se aventurar pelo rio, tudo isso escondido dos padrinhos e dos primos.  Claro que não podia dar certo, né?!  Eles acabam presos na ilha e enfrentam grandes desafios para sobreviver.  No pior deles, os dois meninos acabam se separando e Henrique se torna "prisioneiro" do velho Simão, um homem misterioso que vive isolado nas matas, cercado por animais.  Será que esses meninos conseguirão se reencontrar e voltar para casa?

Esse é um livro apaixonante, muito bem escrito por Maria José Dupré.  Além de ser uma leitura deliciosa, mostra como devemos respeitar os animais e a natureza (e claro, obedecer aos mais velhos).  Em uma parte bastante interessante da estória, Henrique presencia o julgamento de quatro macaquinhos acusados de uma falta grave.  Em outra passagem, presenciamos com tristeza, a morte de um dos animais moradores da ilha.  A autora soube equilibrar muito bem o ritmo da leitura, alternando entre momentos tensos, dramáticos e cômicos.  A narração é feita em 3ª pessoa, de forma dinâmica e fluída.  É o tipo de livro que o leitor precisa embarcar junto com os personagens na aventura e deixar a criança que mora dentro de si guiar seus passos.

As ilustrações são de Edmundo Rodrigues e contribuem para nos encantar ainda mais.  Por mim todos os livros deveriam ser ilustrados. heheh

Quem aí curte a coleção Vaga-lume?  Já leram algum livro?  Qual o preferido de vocês?  

Até a próxima aventura, pessoal!
http://www.aticascipione.com.br/produto/a-ilha-perdida-322
A Ilha Perdida
Autora : Maria José Dupré
Editora Ática
Coleção Vaga-me
Edição : 22ª - 1986
ISBN :  85 08 00091 x
128 páginas


66 comentários:

  1. Ola
    Que nostalgia! Tambem gostaria de ter minha coleção Vagalume em mãos, mesmo porque gosto bastante dos títulos. Sou apaixonada por todos e adorei poder ler suas impressões a respeito.
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que senti quando há dois anos encontrei uns livros em um sebo. Eu já li vários livros e gostaria muito de ter todos para relembrar. Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Olá! Eu li essa coleção e incentivo aqueles que não gostam de ler, que apreciem para que através destes possam ler outros. São histórias fascinantes.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa coleção, mas fiquei curiosa com a obra. Confesso que não achei a capa muito bonita, não é o tipo de capa que costuma me atrair, mas lendo a sua resenha fiquei curiosa pra saber como funciona as coisas nessa ilha, e principalmente como foi o julgamento dos macaquinhos. Dica anotada haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Brenna. Essas ilustrações foram muito famosas, tanto que na reedição eles utilizaram a mesma imagem da capa, claro que uma releitura para modernizar.

      Excluir
    2. eu também não tinha lido essa coleção, li ela por causa da escola e estou amando

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro nem a coleção na qual este se insere, mas ainda bem que gostaste tanto! :)

    Confesso que não e o tipo de leitura que me atraia la muito... Mas acho ótimo que para alem de ser uma leitura deliciosa, ainda traga esses princípios básicos relativos a natureza! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esses livros fizeram muito sucesso entre os anos 70 e 2000, até pq era indicado pelas escolas. As leituras, embora simples, é mais pela paixão pelos livros da série mesmo.

      Excluir
  4. Oi!
    Essa edição só me lembra da minha época do ensino fundamental, quando eu ia à biblioteca fuçar os livros. rsrs...
    Já devo ter lido algum livro da coleção, pena não ter tido a oportunidade de ler esse naquela época.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Crislane. Pois é, esses livros lembram mesmo essa época, foi lá que comecei a pegar amor pelos livros.

      Excluir
  5. Oie! Tudo bem? Acho que fui uma das poucas pessoas que não leu os livros da Série Vaga Lume, mas não nego que esse livro que você resenhou me despertou o interesse, com certeza vou procurar para ver se acho uma edição dele para realizar a leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muitas pessoas leram ou conhecem. Ainda circulam facilmente por aí, se tornam roteiros para filmes e alguns volumes foram até relançados.

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Saudosa editora ática mesmo! A coleção vaga lume marcou minha infância, sendo este um dos títulos que li na época! Foi muito bom relembrar a história e os ensinamentos desse livro por aqui, principalmente o de respeito a natureza. Simplesmente amei sua resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quantas coisas passam pela cabeça quando pegamos esses títulos nas mãos, quantas estórias...

      Excluir
  7. Olá!!
    Nossa, passou um filminho na minha cabeça agora... De quando eu passava o recreio na biblioteca da escola lendo vários livros da Coleção Vagalume!
    Acredito que essa coleção tenha inspirado muitas crianças a se tornarem leitores compulsivos, como eu! Rsrs
    Adorei a resenha, tanto quanto adoro os livros dessa coleção!! E esse com certeza é um dos melhores e mais conhecidos!!
    Um beijoo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é um dos mais conhecidos e também foi o primeiro a ser lançado. Obrigado pela visita, Amanda.

      Excluir
  8. Nossa! Esse livro tem um tempinho, viu?!
    Lembro que minha irmã tinha esse livro, e eu confisquei dela, mas eu era muito jovem, e sempre que iniciava a leitura, o deixava de lado. Apesar de nunca prosseguir com a história e ter me desfeito do livro, sempre quis saber como era quando eles chegavam na lha, o que acontecia e como eles finalmente retornava a aonde tinham partido. Mas não sei, apesar da curiosidade, e ter me apegado aos livros e a leitura, ainda tenho aquela vontade de deixá-lo de lado, ele não me instiga o suficiente a lê-lo.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, na época só as capas já davam asas à imaginação. Hoje com tantos lançamentos eles acabam ficando mesmo de lado. É mais uma questão de nostalgia mesmo. Eu adoro! Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Li alguns livros desta coleção e adoro! Este volume ainda não li, mas gostei de saber mais. Deve ser uma aventura fantástica, leve e envolvente. Tinha visto uma vez que iam relançar alguns livros, mas depois nunca mais vi nada a respeito. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, são estórias simples e aventuras fantásticas. Sem contar que percebemos como as coisas mudaram de lá para cá.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada dessa série, mas que só leio bons comentários sobre e por isso tenho uma certa curiosidade com os livros. Bom, esse livro eu ainda não conhecia, ,mas achei bem bacana a premissa e gostei de ver que mostra como devemos respeitar os animais e a natureza. Enfim,gostei da dica de hoje, espero um dia ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super legal essas aventuras, são super rápidos e sempre trazem uma boa mensagem no desfecho.

      Excluir
  11. Acho que sou uma das poucas pessoas que nuncs leu essa coleção durante a infância. Vejo muitos resenhistas citando. Espero ler em breve!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uns tempos para cá a coleção perdeu campo diante de tantos sucessos infanto-juvenis que aparecem todos os meses, sem contar nos valores que acabaram subindo bastante e já não é mais tão popular.

      Excluir
  12. Oi, acredito que apesar de muitos terem tido contato com essas obras durante a infância, eu mesma nunca li. E confesso que também não tenho o interesse em fazê-lo. Acredito ser ideal para crianças, principalmente pela história leve e divertida, os ensinamentos sobre respeitar a natureza e os animais... Mas acho difícil que eu na minha atual idade e gosto literário, irei realizar. Espero que tenha acabado tudo bem com os dois e que eles tenham aprendido a lição!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, é realmente uma questão de gosto, são leituras leves, normalmente aventuras. Quem não aprecia o gênero, realmente não vai curtir. Obrigado pela visita.

      Excluir
  13. Finalmente um espaço que voltarei acessar!!!
    Seguindo http://mosaicosdeumavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Evandro, eu realmente sou um apaixonado pela coleção, tenho uma boa parte deles aqui e fico extremamente encantado vendo outras opiniões sobre. Até hoje me lembro do livro Ilha Perdida, e me encantei por sua opinião, bem parecida com a minha. Este livor é cativante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uns 22 e queria muito reunir todos os livros. Enquanto isso, irei garimpando os sebos em busca de novos exemplares. Que bom saber que mais alguém por aqui curte tb.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A nostalgia bateu forte aqui!Eu tinha muitos livros da coleção Vaga-lume, mas eles ficavam guardados dentro de um armário que ficava encostado na parede e deu umidade e cupim, perdi todos! =/
    Lendo a sua resenha eu pude me lembrar mais ou menos da aventura dos meninos, quando eu li eu devia ter uns dez anos, faz muito tempo, quase vinte anos! hahahaha
    Que delicia, adorei e bateu uma imensa vontade de reler meus livrinhos da infância!
    Ahhh, e obrigada por ter seguido meu blog, estou seguindo você também!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Tamires. Poxa que coisa hein! Os primeiros que li tb eu era bem pequeno, e vendo as fotos da contracapa ficava desejando um monte de títulos. Obrigado por seguir.

      Excluir
  17. ooooi, como vai?
    Já ouvi falar muito bem dessa séria Vaga-Lume, eu li O Grito do Hip-Hop e gostei dms!
    Nunca li essa obra, mas bateu uma curiosidade grande! Voce narra a resenha com um amor que é impossivel nao querer ler 9e eu não gosto muito de Literatura Nacional, ein!)
    Parabens! Beijos ✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente adoro a coleção todinha, quero ler todos hehehe Muito obrigado pela visita, Débora.

      Excluir
  18. Nossa que saudade dessa série... Sozinha no Mundo foi meu primeiro livro dessa série. Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheh Eu tenho Sozinha no Mundo. Tem resenha aqui, olha. http://www.atraentemente.com.br/2016/06/sozinha-no-mundo.html

      Excluir
  19. Oiii
    meu deeeeeus que nostalgia de ver essa resenha ahhah esse foi um dos primeiros livros que li de verdade e acho que tenho até hoje em algum lugar, é uma história muito legal e divertida, adorei poder ver sua resenha e relembrar da minha infância

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim que me sinto, catharina, ao ler os livros da série vaga-lume. heheh obrigado pela visita.

      Excluir
  20. Evandra!
    que saudades da infância.
    Foi um dos primeiros livros que li e ainda lembro da adrenalina de acompanhar toda aventura.
    Obrigada pela visita feita ao blog.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh EvandrO, Hehehe Obrigado Rudynalva, sua presença aqui sempre é uma grande honra.

      Excluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu adoro os livros da série Vagalume, embora a maioria só seja encontrada em sebos (isso quando tem). Esse não cheguei a ler, mas tô rezando pra alguém relançar todos. Seria maraaaa <3.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nas livrarias também, Pamela, mas são bem caros. Embora até nos sebos tá difícil de achar por preços baixos, tive a sorte de encontrar alguns, mas agora só acho nos sebos acima de 15 reais, alguns chegam a custar 30.

      Excluir
  22. Oi, Evandro!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, já havia ouvido falar da coleção mas nunca li nenhum livro dela. Mas sempre fico curiosa porque muita gente elogia e indica. Adorei a resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros simples, mas que marcaram uma época, e acabaram virando relíquia pela junção do valor cultural e sentimental. obrigado pela visita.

      Excluir
  23. Olá!
    Que saudades, esse foi um dos clássicos da minha infância junto como escaravelho do diabo, me deu uma saudade de ler essa coleção; esse seu amor que mostrou na resenha é quase perceptível na pele, espero um dia conseguir reler toda a coleção.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma coleção maravilhosa, também espero conseguir reunir todos os volumes. Obrigado pela visita.

      Excluir
  24. Acredita que quando eu era criança, nunca li nenhum livro dessa série? Nem hoje, nunca tive interesse em pegá-los para ler.

    Para os jovens, com certeza deve ser uma otima leitura por todas as coisas positivas que você mencionou que o livro ensina... Mas acho que não tenho muita paciencia para livros dessa coleção, hoje em dia...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Priscila. Pois é, tem que estar no clima para ler, senão não vai ter graça mesmo. hehe Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  25. Nossa que livro antigo menina!
    Eu adorava essa coleção na minha epoca de escola... e cara ver uma resenha dessa serie aqui é muito legal mesmo... nostalgia me dominou kk
    Adorei a sua resenha e nao me recordo se li ou nao esse, mas amei a dica!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Um dos primeiros livros que li na vida foi O caso da borboleta Atíria da série Vaga-lume e a partir de então o amor só cresce por essa série!
    Desconhecia o fato de terem sido relançados 10 títulos e estou curiosa para saber quais foram.
    A premissa é bem legal e estou intrigada para ver como os animais e o meio ambiente são tratados na trama. Também acho que todos os livros deveriam conter ilustrações!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ainda não li, mas sempre quis. São legais essas edições que relançara, e pela primeira vez alteraram um pouco as características originais.

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?

    Acho que todo mundo da minha idade já leu ao menos um livro dessa coleção isso se não começaram a ler com ela como eu. Muito legal eles relançarem dez títulos mas ainda acho que podia ser todos. Rsrs.
    Acho esse livro muito legal e quando criança até escrevi um fanfic baseado nele. Eu seria como os meninos e ia explorar a ilha sem um adulto por perto.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Camila. Então ela também despertou em você algo além do gosto pela leitura, chegou até a escrever um fanfic. Eu tb sempre me colocava dentro da aventura.

      Excluir
  28. Oie!!!
    Por instantes fui transportada de volta à minha adolescência e às minhas leituras dessa Série Vaga-lume da Ática!
    Me recordo de ter gostado muito da leitura deste livro e de ter curtido o suspense quanto ao final das personagens!
    Realmente estais abrindo um baú de tesouros da nossa literatura infanto-juvenil!!!
    Amei a dica!
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  29. Que fofura de livro. Em se tratando da literatura infanto-juvenil sinto que falta isso em alguns blogs, e no seu eu vejo que tem. Faz muito tempo que li esse livro. Aliás, ele era leitura obrigatória na escola onde eu estudava. Então, imagina a minha reação: sou obrigada a ler isso. E, amei muito o enredo como um todo. Fiquei na época apaixonada pelo Eduardo e suas trapalhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muitas pessoas depois de adultas ignoram a literatura juvenil, sendo que essa ainda tem tanto a nos oferecer, mesmo que seja para relembrar um tempo tão bom. Obrigado pela visita.

      Excluir
  30. Amei conhecer esse livro. Parabéns, Evandro!

    ResponderExcluir
  31. Uma obra prima que foi a Coleção Vagalume da Editora Ática!
    Li praticamente todos os títulos.
    Recomendo para todos, jovens e adultos.As obras são atemporais.
    Destaque para Éramos seis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Acho que li no máximo a metade, mas ainda chego lá. Éramos Seis realmente é muito bom.

      Excluir
  32. Evandro
    Eu aprendi a ler com os livros desta coleção, esse livro foi minha primeira leitura, justamente com esta mesma capa. Nostalgia pura ler sua resenha. A Ilha perdida, O Escaravelho do Diabo, O Caso da Borboleta Atíria, Éramos Seis... são livros inesquecíveis e imperdíveis desta grande coleção.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber pra qual idade é esse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de uma coleção infanto-juvenil. Acredito que a partir de 10 anos. Atualmente muitos adultos curtem por conta da nostalgia da época em que a série fazia muito sucesso nas escolas.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo