slide-slick

Resenha: A Caverna Cristalina (Vol. III) - Capturados no Tempo - Christiane de Murville (Chiado)

em terça-feira, 22 de novembro de 2016

Finalmente cheguei à última página da grande aventura de A Caverna Cristalina, escrita por Christiane de Murville, e já sinto falta dessa turma que acompanhei atentamente nas páginas que compõem a trilogia completa.  Esse último volume chama-se Capturados no Tempo  e  foi lançado em 2015 pela Chiado Editora.

A rigor, é isso mesmo.  O que acontece fora é o que está dentro da gente.

No Volume I, depois de investigarem misteriosos desaparecimentos, Samuel e sua turma descobriram o fascínio das viagens no tempo em uma Caverna Cristalina, a Morada do Altíssimo, localizada  na vila de Igatu, na Chapada Diamantina, Bahia.    Já no volume II, Samuel tem que partir para resgatar alguns de seus companheiros que haviam se perdido em algum ponto do passado na espiral luminosa, passando por grandes perigos e aventuras.

http://www.atraentemente.com.br/2016/11/sorteio-trilogia-caverna-cristalina.html

Cada um penetrou, então, em um mundo sombrio, onde seus piores demônios pareciam estar e a morte estava entre eles, espreitando os viajantes dimensionais, 
com sua foice bem afiada.

O final inesperado e misterioso no livro anterior; recheado de descobertas e novas perspectivas, deixava claro que, se de algum modo um ciclo se fechava, podíamos esperar novas revelações na obra que viria a seguir.  Capturados no Tempo nos apresenta, já nas primeiras páginas, o caos em que a terra estava vivendo.   Tudo começa 4 anos após a estória do volume II.  O calor intenso e a falta de água que atingiam praticamente todo o mundo ameaçava a vida no planeta azul.  O lixo acumulado por anos e a poluição dos rios agravavam cada vez mais a situação.  

A atmosfera harmoniosa de alguns minutos antes deu lugar a um caos completo.
 
Muitos habitantes de várias partes do mundo, influenciados pelas palestras e reportagens sobre a Chapada Diamantina e a possível abertura de portais dimensionais, partiam em busca de refúgio na pequena vila.  Pessoas mal intencionadas  aproveitavam a situação para ter vantagens, saquear ou roubar.  Cada um queria garantir a própria segurança e tudo estava fora de controle.  Havia corte frequente no fornecimento de energia elétrica e até os celulares e a internet estavam sem funcionar.  Um clima de guerra havia tomado conta dos grandes centros urbanos e a violência se estendia a cada canto.  A falta de alimentos e remédios  havia se tornado real.


Tudo muda o tempo todo e nós também.


Samuel e seu grupo estavam decididos a voltar para Igatu, onde Noel, que se tornou um grande amigo, estava a espera de todos.   Eles queriam explorar novas possibilidades de futuro e uma possível solução para os eventos atuais,  porém um roubo misterioso atrapalha os planos do grupo na primeira noite na vila.  A bússola presenteada pelo pajé Acauã, usada para guiá-los através do tempo, desaparece misteriosamente do quarto de Samuel.  Começa então uma busca incessante pelo objeto sagrado, onde cada segundo pode significar um grande perigo para todos eles.  A noite de lua cheia, que propiciava a abertura de novos portais na Caverna, seria apenas o início de mais uma grande aventura pelo tempo.

Não era mais uma questão de se voltar ao passado de Igatu, de se caminhar para frente ou para trás na linha do tempo.  Agora, o que lhes diziam os amigos era que havia diversas realidades acontecendo ao mesmo tempo e no mesmo lugar, como se cada uma delas apresentasse uma variação possível das experiências vividas por todos.

Nesse volume, nossos amigos conhecerão diversas linhas de tempo diferentes e paralelas.   Em cada escolha feita ou evento ocorrido a linha do tempo se divide, tornando possível vários futuros que transcorrem ao mesmo tempo, com pequenas diferenças entre eles,  e que de alguma forma se interligam.  É como se existissem vários de VOCÊ vivendo vidas diferentes em incontáveis momentos possíveis do tempo.  A essência seria a mesma, mas essas diferenças se dariam devido às escolhas que fazemos na vida ou mesmo situações que fogem de nosso controle.  Imagine então, você se encontrar com outro VOCÊ e poder trocar experiências!

Céu e inferno agora estavam praticamente juntos, alternando-se de forma muito próxima, no mesmo espaço e tempo.

Tudo pode parecer complexo, mas a autora Christiane de Murville desenvolve o enredo de forma clara, justificando algumas explicações ao longo dos três livros, necessárias para o bom entendimento das informações apresentadas em Capturados no Tempo.  A autora merece todo o mérito pela criatividade e estudo profundo para nos presentear com uma aventura tão encantadora e inteligente, que faz parte do imaginário de muitos de nós, afinal quem não gostaria de viajar no tempo?

Só existe o presente! (...)  O ontem não existe mais, está apenas em sua mente, e o futuro também não, pois ainda não aconteceu. 

Depois do livro será impossível encarar o passado, presente e futuro da mesma forma.  A autora mostrou a experiência de viagens no tempo de uma forma que eu ainda não tinha visto ou pensado, mas absolutamente  interessante e coerente.  A grande verdade é que o livro termina e fica a vontade de saber esse assunto pelas pesquisas científicas ou outros movimentos místicos, o que, com certeza, farei.

 O caminho de volta para casa não se encontrava fora, mas dentro de si.

Se você acompanhou as resenhas ou já conhecia os livros e ficou curioso para ler essa estória, essa é a sua chance.  A Chiado Editora e a autora Christiane de Murville disponibilizaram a TRILOGIA COMPLETA para um SORTEIO aqui no blog.  Não perca essa chance de ganhar esse super presente para você ou mesmo presentear um(a) amigo(a) que curte esse gênero literário.  Participe AQUI.

A Caverna Cristalina - (Vol III) - Capturados no Tempo
https://www.chiadoeditora.com/livraria?top20
Autora: Christiane de Murville
Chiado Editora
Data de publicação: Abril de 2015
Número de páginas: 486
ISBN: 978-989-51-3278-2
Coleção: Viagens na Ficção
Gênero: Ficção

24 comentários:

  1. Nossa Evando sensacional afinal ler um livro de 1330 páginas naõ é pra qualquer um naõ neh RS você está de parabéns confesso que naõ sou muito fā de leituras de livros grandes assim está bjus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Rosilene. 1330 é o total dos três livros da série rsrs Esse tem "apenas" 486. Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Oi Rosilene, obrigada pelo seu comentário. Tenho também outro livro bem mais fininho, 144 páginas, que o Evandro também conhece.É o "A vida como ela é", que aliás vai sair em breve na França também, em francês. Tem resenha bem legal do Evandro sobre o "A vida como ela é" também. Abraço e ótimo dia!

      Excluir
  2. 1330 páginas de puro amor. Seja o livro que for, eu chamo de amor, porque livros são amores! Adorei a resenha, Evandro!
    http://www.okuuur.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Igor pela sua mensagem gentil. Sim, os livros foram também escrito com muito amor e fiz as ilustrações. Adoro desenhar, adoro essa parte!

      Excluir
  3. Vou participar do sorteio, amo livros <3 Adorei, vc tem um conteudo bem maduro, da gosto de ler!

    ResponderExcluir
  4. Que livro enorme em?A resenha está bem feita <3
    Vou participar do sorteio!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Evandro que maravilha!
    Amei a resenha do livro e boa sorte para quem for participar do sorteio!
    Parabéns ao ganhador ou ganhadora!
    Um abraço Keila
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a explanação que vc fez sobre o livro.
    O sorteio é uma maravilha à parte.
    Seu site é muito bom.
    Ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  7. Adoro as resenhas que você faz, você é muito detalhista para isso!
    Quero participar do sorteio, rs.
    Livros são sempre bem vindos por aqui kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, participe do sorteio sim, e boa sorte pra vc.

      Excluir
  8. Oi tudo bem?
    Excelente resenha. Super completa e instigante. Gosto de ler trilogias, mas sempre fico órfã quando acaba, pego amor mesmo.
    Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha fiquei curiosa em ler ele adorei.

    www.falamoda.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau! Que beleza de resenha. Já fiquei curiosa pra ler também, vou participar do sorteio.

    ResponderExcluir
  11. Primeira vez que venho aqui e já amei o blog.
    Já estou participando do sorteio! Espero que eu ganhe, hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Juliana. Fico muito feliz que tenha gostado e seja muito bem vinda por aqui. Desejo uma boa sorte no sorteio.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo