slide-slick

Como se tornar um escritor (Parte I) - Texto de Tiago F.C. Ramos

em domingo, 16 de outubro de 2016

Galera, hoje estreia por aqui um espaço super especial com a participação do Tiago C.F. Ramos, autor da saga O conto das lendas.  Confiram a resenha do livro Os dias esquecidos aqui no blog.  Vamos ao que interessa:  O Tiago trará nesse espaço dicas super legais para quem tem o sonho de entrar para o mercado literário.  Quem tiver dúvidas ou interesse no assunto, fique à vontade para participar, deixando suas considerações nos comentários.  Espero que gostem, agora é com você, Tiago.
 

 Como vão queridos? Vocês já devem me conhecer, pois já fui apresentado pelo Evandro.   Resolvi escrever sobre o que interessa a todos do blog: literatura. Vamos começar pelo que alguns querem que é escrever.   

Como muitos de vocês já sabem a arte da escrita é algo que pode assustar.  Pense em quantas coisas estão envolvidas nisso. Meu objetivo aqui é ajudar você a sair do mundo dos leitores e se tornar um escritor. Ousado?  Sim, mas não significa que seja inapropriado.   Eu já havia dito que o escritor nacional precisa ser conhecido — e reconhecido. Vamos começar?

https://www.flickr.com/photos/daniel_lumpen/439245062/in/photolist-EPffJ-7wZLXh-4BwgND-dQMfWV-Q6CCA-3dDujz-7MWnV6-7LpHCn-3dDujt-7Kp3zh-9Uou4v-GKEXd5-qoe5ic-omenNY-56GA6T-k83crz-9NxXJJ-ip57JK-j2T9Wj-taeDxF-qToCM1-ddB9Zz-4Za21v-qCKtVy-4Za2He-gaEDXY-8iaBNG-9M3iYg-cmJRrq-bhD9KZ-soVKPH-rjY5zn-r1Ki2g-5cAQVY-r3xgzy-rk4JhF-c7JmkA-9UrnFm-cNzNbs-ogQpf5-4eirkS-fiC4NC-57LDgD-3bJC2E-f96N5g-btP49C-abNYms-oBCCcc-dby6VF-bUDAyp
Como vocês viram eu escrevi matéria fantástica partindo do zero.  Sim, eu não tinha nada disso.  Pensem numa boa estória que vocês amem.  Pode ser o Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos, Harry Porter...  O que todos eles têm em comum?  São grandiosos.  Muita gente até inveja isso. “mas como ele(a) teve essa ideia e eu não?”.  Na verdade, você tem (acredite, você tem) uma grande ideia, só não sabe ainda. Não estou tentando ser otimista, sou bem realista.  Boas ideias sempre surgem na nossa mente. 

Quem nunca sonhou em ser um grande herói de aventuras? Já sonhou em ser a grande heroína de uma aventura pelos Sete Mares?  Você possui uma mente criativa e vasta.  O grande e terrível problema é que todos nós vivemos uma vida limitante.  Contas, crianças, trabalho... Cansou?  Nesse ponto da vida que suas ideias morrem. 

Marina Lima tem uma musica que diz: “sonhos são como deuses, se não acreditam neles, deixam de existir” (Admito que Perdi).  Se você quer escrever, deixe de se sentir incapaz.   Já pensou se J.K. Rowling deixasse de acreditar no Harry?  O brasileiro é muito inventivo, mas fomos educados a acreditar que tudo o que vem de fora é melhor do que o que temos aqui.  Isso não é verdade.  Se quer mesmo acreditar nisso, então contente-se com o básico. Essa coluna é para estimular o escritor brasileiro. A partir de agora, vou dar dicas de como escrever.   Até a próxima!

*Todo conteúdo da coluna é de inteira responsabilidade do autor TCF Ramos.

Se quiser mais sobre o tema de hoje, acesse:  



 Contatos do autor: 

http://www.facebook.com/WixPortugues
Tel :    21 975 54 4388
          21 975 54 3558

tcframos@yahoo.com.br
 

46 comentários:

  1. Olá!
    Ansiosa para ver as dicas! Acho que vai ajudar muita gente :D
    Parabéns pelo post.

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou ansioso com essas dicas, Mônica. Vamos esperar o que virá por aí.

      Excluir
    2. Logo sairá mais dicas. Estou fazendo ampla pesquisa para ajudar a todos. Caminho das pedras logo ali.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Cara, eu achei incrível esse espaço. E, com certeza, vou seguir a coluna de perto. Tenho muito interesse pelo assunto. Eu estou com uma deixa já fazer um tempo. Quero muito colocar a história no papel, mas só estou enrolado.Espero que, com as dicas, eu seja incentivado a dar continuidade ao meu projeto. Ah, qual será a frequência dos posts? Até mais.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro. Espero que as dicas sejam úteis e sirvam de incentivo para você dar mais esse passo. Ainda não definimos a frequência, mas já estou com o segundo post para colocar no ar.

      Excluir
    2. Olá. Estamos vendo isso. Seguirei seu blog e adicionarei nas dicas no site do meu livro. Obrigado Leandro.

      Excluir
  3. Olá Tiago! Acompanho o blog há algum tempo e achei super válido criar uma coluna para aqueles que têm vontade de escrever... eu mesma escrevo algumas coisas no blog, mas nunca tinha pensado em criar uma história de fato... Parabéns pelo post!

    Grande abraço, Roberta
    http://SORTEIO NO EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Roberta. Bora criar essa história de fato, menina. Quem sabe até colocar em capítulos no seu blog para testar. Já estou participando do seu sorteio e torcendo para que a sorte apareça. rsrs

      Excluir
    2. Estamos preparando mais surpresas como essas. Seguindo a página. Obrigado Roberta!

      Excluir
  4. obrigado, Antonio. Sempre visito seu blog também e gosto muito. Já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  5. bom, estou em uma fase em que preciso colocar tudo no papel.são muitas ideias, sentimentos...então estou na expectativa pra começar a escrever. aguardando o próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amora (que belo nome), estamos loucos para ver o resultado de seus trabalhos literários. Aqui é seu espaço e de braços abertos para todos. Se quiser mais dicas e orientação, siga o blog e a fã page no fim do artigo e aproveite para mandar mensagem. Será um prazer responder pessoalmente.

      Excluir
    2. Que legal, Amora. Não perca essas ideias, agora é a hora de você dividir esses sentimentos com seus leitores.

      Excluir
  6. Já seguindo também (e divulgando!). Isso mostra que nosso trabalho está no rumo certo. Fiquei muito feliz de ver seu comentário. Eu e Evandro temos nos esforçado bastante para criar conteúdo de qualidade, afinal, vocês merecem o melhor. Obrigado Antonio.

    ResponderExcluir
  7. Oi. Amei a ideia do post! Incrivel. Hoje em dias com o wattpad tem muito mais gente se aventurando pelo mundo dos livros e se tornando escritor. O primeiro passo é sempre começar né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Acho que depois da primeira linha a gente não consegue parar mais. Eu acho a wattpad muito legal, até para poder sentir como o leitor recebe nossas ideias.

      Excluir
  8. Exatamente. Vamos dar o primeiro passo e seguir assim. A ideia do post é exatamente estimular e ajudar quem deseja se tornar um escritor.

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bom?

    Essa iniciativa é muito bacana!
    Será de fundamental importância para as pessoas que querem escrever livros e adjacencias.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um privilégio que, através do AtraenteMente, o autor Tiago CFRamos possa ajudar e incentivar novos talentos.

      Excluir
  10. Oi!
    Que ideia sensacional! Esses posts serão muito úteis pra ajudar e estimular quem deseja viver da escrita, que não são poucas. Com certeza ajudará muitas pessoas a adentrarem nessa jornada.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa. Tomara que o Tiago realmente possa ajudar muita gente.

      Excluir
  11. Oie...
    Achei a ideia da coluna muito interessante. E concordo com muitos pontos citados, principalmente que qualquer um (todos!) pode ter uma grande ideia para um livro. Eu não tenho a pretensão de me tornar escritora - pelo menos não de livros... Ao menos não me vejo como uma, não sonho em ser uma...
    Mesmo assim, acredito que a coluna possa trazer muita coisa interessante :)
    Vou tentar acompanhar!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Já escrevi várias coisinhas, eu acho que me falta é disciplina, de todo dia pegar e fazer minhas histórias seguirem adiante. Tenho certeza que vou adorar sua coluna.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também falta essa danadinha de disciplina rsrs Obrigado pela visita, Daniele.

      Excluir
  13. Oi,
    Adorei o post, principalmente por dá dicas aos novos autores nacionais!!! Vou tentar acompanhar e quem sabe um dia criar coragem de escrever!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Adorei essa postagem é realmente muito importante ajudarmos os autores iniciantes e irei mostrar essa psotagem para alguns amigos, adorei o texto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá! O momento de transição, de o leitor deixa de ser apenas um leitor e passa ser um leitor escritor não é muito fácil. Lembro que quando escrever era apenas uma mera conjectura, por diversas vezes iniciei paginas que nunca saíram da primeira pagina. Mas sim concordo contigo Tiago, está tudo dentro da gente, esperando pra ganhar vida e linhas. Parabéns por seu trabalho, vai ajudar muitas pessoas que pensam em escrever e não sabe por onde começar.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Cristina. Espero que realmente os posts do Tiago possam ajudar muita gente a sair da primeira linha e nos brindar com belos textos e livros.

      Excluir
  16. Olá,
    Achei super interessante a coluna e o incentivo aos autores nacionais.
    Confesso que a um tempo atrás nunca tinha lido muita coisa de autoria nacional, somente o que nos era obrigado na escola.
    Mas de uns tempos para cá tenho lido muitas obras maravilhosas e encantadoras e me arrependo por não ter começado antes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Michele. Realmente a literatura nacional tem opções para todos os gostos. Que bom que está gostando. obrigado pela visita.

      Excluir
  17. Oie!!
    Nossa adorei essa coluna sabia? Tem muita gente que tem vontade de escrever, mas não sabe como começar e tudo mais, essas dicas vão ser muito muito valiosas.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Mayara, que bom que gostou. Torcendo para que a coluna possa ajudar muita gente por aí.

      Excluir
  18. Olá,

    Eu gosto de escrever, porém não tenho pretensão de ser publicada, pois o que escrevo é para mim (por enquanto). Achei as dicas básicas, mas essenciais no processo de escrita, espero que tenha mas posts deste tipo, pois adorei a ideia e assim posso pegar várias dicas bacanas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thayenne. Teremos outras dicas sim, estamos indo devagar para não ficar cansativo e também para dar tempo de todos assimilarem as dicas.

      Excluir
  19. Olá, otimas dicas. Estou entrando nesse mundo literário como escritor agora e vou anotar todas as dicas que você passar por aqui, assim minha escrita terá tudo que um leitor gosta.

    ResponderExcluir
  20. Ooi! Que bacana a ajuda que você está dando :) com certeza muita gente vai se interessar!
    Abraços e sucesso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ruhh Belle. A intenção é poder ajudar com as dicas do Tiago.

      Excluir
  21. Que bacana, essa ajuda do Tiago será de grande importância para mim e para muitos que almejam escrever um livro.
    Abraço,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, Cidália. Vamos aproveitar bastante da experiência do Tiago rsrs

      Excluir
  22. Muito nobre de sua parte, Tiago CFRamos, difundir ensinamentos sobre a escrita de contos (e/ou do que quer que deseje o atual sonhador, mas futuro autor😃). É um ganho formidável para (também e... neste caso) a nossa tão linda Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  23. Muito nobre de sua parte, Tiago CFRamos, difundir ensinamentos sobre a escrita de contos (e/ou do que quer que deseje o atual sonhador, mas futuro autor😃). É um ganho formidável para (também e... neste caso) a nossa tão linda Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Lourisinha Fernandes. O Tiago é um autor apaixonado pela literatura e sempre disposto a trocar conhecimentos e ideias com seus leitores.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo