slide-slick

Resenha: O corpo fala (ilustrado) - Ed. Vozes

em domingo, 31 de julho de 2016

O corpo fala - ilustrado - Gestos reveladores e sinais eficazes de Monika Matschnig é best-seller na Europa e foi publicado pela Editora Vozes no Brasil. O livro é um verdadeiro manual de sobrevivência, diante das falhas de comunicação que enfrentamos diariamente.  O estresse diário, agitação e nervosismo faz com que muitas oportunidades se desmoronem diante de nossos olhos.

O corpo não mente, eis a premissa da autora, baseada em diversos estudos mundiais.  Nenhum movimento do nosso corpo é por acaso, todo gesto, por mais simples que pareça, é carregado de significado.  Transmitimos de forma inconsciente através deles muitas informações, mesmo que as palavras digam o contrário.  A boa notícia é que podemos aprender a controlar e conduzir pela razão grande parte de nossos gestos e movimentos, tendo assim, grande vantagem nas situações em que interagimos.

Seguindo os conselhos da autora, e com um pouco de esforço, podemos impressionar positivamente desde o primeiro contato, seja nas entrevistas de emprego, encontros profissionais, relacionamentos diários e amorosos. É exatamente isso, é possível dá uma forcinha na hora da paquera e se sair muito bem!

O livro é dividido por assuntos, que por sua vez apresenta seus tópicos.  Podemos, por exemplo, avaliar se numa conversa a outra pessoa realmente concorda com nossos comentários ou, ao menos, está disposta a ouvir-nos.  Aprenderemos ao longo dos capítulos a interpretar a linguagem corporal e também emprega-la direcionando às necessidades nas diferentes áreas da vida.  Os assuntos são desenvolvidos com linguagem simples e possuem muitos treinos para colocar em prática na nossa rotina e mudar hábitos negativos.  Nos tornaremos capazes de analisar desde um aperto de mãos até um simples aceno, ou mesmo o que se esconde por detrás de um pequeno sorriso.

Quem nunca se encantou com alguém à primeira vista ou mesmo sentiu antipatia sem nem mesmo ter ouvido uma única palavra?  O primeiro contato é muito importante para formar opiniões e você pode aprender a se apresentar da melhor forma, de modo que cause uma boa impressão nas outras pessoas.  O corpo fala ensina algumas técnicas para esbanjar simpatia e conseguir ótimos resultados em suas relações.

"Antes de estender a mão para cumprimentar alguém, via de regra nós olhamos diretamente nos olhos.  Essa forma de contato visual tem muito significado:  pessoas que o evitam são vistas como tímidas e inseguras, ou transmitem a impressão de terem algo a esconder.  Em contrapartida, quem estabelece contato visual aberto e tranquilo desperta a confiança de seus interlocutores.  Um olhar de cerca de três segundos certamente é notado, e um de mais de quatro segundos é percebido como um sinal claro de interesse.  Todavia, contatos visuais ainda mais longos podem ser recebidos como uma ameaça, pois o interlocutor geralmente se sente invadido."

Outro capítulo muito interessante é sobre o chamado medo dos holofotes, aquela insegurança que bate quando precisamos falar em público, seja em pequenas reuniões, apresentações em colégio ou qualquer outro ambiente.  Devemos aprender a lidar com o nervosismo em situações estressantes.  E eu que sempre jurei que me agarrar a algum objeto, como uma caneta, facilitava o processo.   Ledo engano!

"Os erros estão aí para aprendermos com eles, e podem ser tudo, mas jamais são idiotas.  Só é idiotice quando alguém comete um erro com plena consciência dele - talvez por não querer admitir que não seja capaz de fazer algo, por exemplo."

Um tema extremamente curioso é entender a forma como homens e mulheres são diferentes ao tentar conquistar seu objeto de desejo.  É  incrível como muitos detalhes e características  masculinas e femininas estejam ligados a instintos primitivos, como reprodução, caça e sobrevivência.  São detalhes que se manifestam de forma inconsciente, mas são facilmente percebidos.  E, claro, podemos usar tudo isso a nosso favor nas próximas paqueras ou reacender a chama da paixão em nossos relacionamentos. Muitos gestos e sinais acompanham o casal desde os primeiros contatos até durante anos de convivência, sempre mostrando a verdadeira situação da relação.   Podemos influenciar positivamente no relacionamento através da linguagem corporal adequada a cada caso.

"Seja sincero:  quantas vezes você já não sonhou com um daqueles célebres beijos de Hollywood?  Quando ele olha profundamente nos olhos dela, enlaça forte o seu corpo com os braços, aperta-o contra o seu e os lábios finalmente se encontram, cheios de desejo.  Não precisa ter inveja!  Você não está perdendo nada, pois beijos como esses são mais encenação que realidade - e por isso são sinal de um bloqueio emocional."

Atualmente, além das qualificações específicas da profissão, as empresas valorizam a habilidade da boa comunicação, trazendo vantagem clara em negociações, apresentação ou mesmo na interação dentro da empresa.  De  nada servem os melhores cursos se não somos capazes de nos mostrar autoconfiantes e  de apresentar da melhor maneira os conhecimentos técnicos adquiridos.  Quando conseguimos empregar gestos e sinais adequados e interpretar os sinais vindos das outras pessoas, seremos convincentes e confiáveis e não haverá obstáculos para o sucesso profissional.

Há cerca de cinco mil gestos diferentes identificados no mundo todo.  

São movimentos de braços, mãos, cabeça, pernas e pés, além de pequenos gestos de olhos, sobrancelhas  e boca.  Através deles podemos nos comunicar, praticamente substituindo a fala.  Isso demonstra a grande importância dos gestos em nossa vida.

Com conhecimento e treino, você verá resultados imediatos e isso se tornará um hábito, trazendo inúmeros benefícios positivos para sua vida.  Basta praticar para você se sentir mais seguro e dominar as interações. Você pode treinar em qualquer lugar, com a família ou amigos, ao comprar pão na padaria ou com o vizinho na esquina.
Outra coisa bem legal é um pequeno teste, onde você poderá identificar facilmente o tipo de personalidade que possui.  Sem contar, que ao  classificar as pessoas com quem você convive segundo os 4 diferentes tipos de personalidade, você aprenderá a lidar com cada um de forma mais eficaz.  Confesso que me identifiquei totalmente com o meu resultado e foi inevitável e divertido classificar os conhecidos em cada grupo.

O corpo fala da Editora Vozes foi editado conforme o novo acordo ortográfico, tem páginas com qualidade fotográfica e figuras bem distribuídas. Um trabalho impecável!   Depois de tudo, não tenho como deixar de indicar esse livro para todas as pessoas, afinal, ninguém vive isolado e necessitamos das interações para conquistar nossos objetivos em qualquer campo de nossas vidas. Identifiquei em mim muitas qualidades, e também muitos sinais de insegurança e trabalharei  em cada um deles.  É um livro que nunca ficará jogado no canto da estante, pelo contrário, deve ser uma ferramenta de apoio no dia a dia.  Pode ser encontrado para venda em diversas livrarias e também no link da editora, logo abaixo.  Não deixem de conferir!

http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532645976&Título: O corpo fala - ilustrado: gestos reveladores e sinais eficazes
Autora: Monia Matschig
Tradução: Fernanda Romero  Fernandes
Editora Vozes
3ª Edição - 2014
Páginas :  200

38 comentários:

  1. Dificilmente um livro que trate do tema tem ilustrações eficazes. Esse, no entanto, parece ser bem mais do que um material sobre o tema, mas um verdadeiro manual que aborda o mesmo com mais seriedade e profundidade. Digo isso por causa dos muitos livro do mesmo tema que não foram um investimento muito bom. Esse eu compro e lerei sabendo que, desta vez, entenderei a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tiago. Eu também já li outros livros sobre o tema, mas não eram tão completos e tão bem ilustrados. Essa edição é muito bem trabalhada.

      Excluir
  2. Ficou muito contente de ler esta resenha, que até de ser muito boa ainda me ajudou a conhecer um livro interessante. Eu sou formado em Comunicação Social (Jornalismo) e no curso temos uma disciplina chamada Teoria da Comunicação, em que temos contatos com muitos autores que falam dessa questão do corpo por meio dos gesto se comunicar. Tenho certeza que a autora deste livro deve ter usado alguns desse autores que trabalha com a comunicação. Fiquei bem interessado de conhecer o livro, pois é um ramo que me interessa. Obrigado e Parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    http://meuniversolb.wix.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Leandro, o livro é baseado em pesquisa de autores e pesquisadores famosos no assunto. Tenho certeza que, com a prática, trarei mudanças significativas em minha vida.

      Excluir
  3. O livro é maravilhoso e bem ilustrado!
    Muito bom você compartilha-lo conosco.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito interessada pelo livro depois de ler a resenha. Muito bem detalhada! Sempre ouvi falar que os olhos são o espelho da alma.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é verdade, os olhos dificilmente mentem, o segredo é ficarmos atentos aos sinais. Esse livro tem muito a acrescentar nas nossas vidas.

      Excluir
  5. Obrigada pela dica. Entrou no topo da minha lista de leitura, um livro que realmente expressa o nosso dia a dia, nossa linguagem corporal. Amei 😍

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito legal!!! Adoro livros com dicas práticas assim. Fiquei muito interessada.

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OI Evandro
    Eu li este livro há muito anos e gostei muito da proposta desta nova edição.
    Ja coloquei na minha lista
    Bjs

    wwww.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada pelo livro, adorei o livro. Fiquei interessada.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou da dica, Raquel. Acho que pode realmente ser útil pra todo mundo.

      Excluir
  9. Fui obrigada a ler esse livro na faculdade.
    E como é interessante que após a leitura a gente começa a prestar mais atenção na postura do outro.
    É uma ótima leitura.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil não ficar mais atentos às pessoas e, até mesmo, não nos policiarmos quando conversamos. Obrigado pela visita, Aline.

      Excluir
  10. Eu já ouvi falar muito desse livro, mas nunca li. Parece bem interessante, gosto de desvendar sinais hehehe e realmente o corpo fala e muito! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal, Jéssica. Observando os outros e a gente mesmo, percebemos muitas coisas.

      Excluir
  11. Eu já li um livro com o mesmo título mas não era ilustrado, e lembro que tinha uns toques bem legais de coisas que nem prestamos atenção mas que dizem muito sobre nós. Esse aparentemente é bem parecido e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem vários títulos no mercado, mas já ouvi que nem todos são tão completos.

      Excluir
  12. Olá, ainda não li este livro mais pela sua resenha vi que é bem interessante e pretendo ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei, aprendi muitas coisas interessantes. É um livro que pode ser de uma utilidade enorme em nossas vidas.

      Excluir
  13. Muito boa tua resenha, super completa. Fiquei curiosa para ler o livro. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Danielle. O livro é cheio de dicas super interessantes.

      Excluir
  14. Que resenha incrível combinando com esse livro, essas ilustrações é de grande importância pois mostra os mesmos gestos com pequenas diferenças, certa vez minha professora de comunicação audiovisual disse que o tempo todo estamos nos rotulando para sermos bem aceitos kkk vou acabar achando que ela tem razão e ela disse mais todo mundo faz isso! Tipo não somos tão originais rsrs... dependendo da situação, do ambiente ou do círculo de pessoas com quem estamos! Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a pura verdade. Fiquei surpreso como me identifiquei com várias coisas que fala no livro. Como comecei a perceber os gestos que faço dentro de cada situação. Muito obrigado, pela visita.

      Excluir
  15. Oi!
    Não conhecia o livro é muito interessante, a resenha ficou ótima. É uma maravilhosa dica de leitura ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela indicação. Amei a resenha e vou comprar um para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Esse livro já li e recomendo, muito bom mesmo e sua resenha ficou ótima, parabéns

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha literaria , eu já ouvir falar muito bem sobre esse livro a resenha só aumento a vontade de comprar e ler . Adorei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, vale muito a aquisição. Não se arrependerá.

      Excluir
  19. É um assunto bem interessante aja visto que todos nós em mais grau ou menos grau temos problemas com a comunicação, ou interpretação da mesma, seja oral ou pelos gestos ... Gostei da indicação, é um livro que com certeza vale a pena ler ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Minda. Muitas vezes até somos mal interpretados por um erro de comunicação.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo