slide-slick

Resenha: A garota de treze - Lilian Reis

em terça-feira, 28 de junho de 2016



Quando ganhei esse livro de presente da autora Edna Guedes, fiquei com receio de não gostar da leitura.  A capa estilo 'diário de adolescente' me assustou um pouco, confesso.  E por mais que eu goste de livros infanto-juvenis, principalmente aventuras, um romance teen não estava em meus planos e parecia um pouco demais.   Bom, quer saber o que achei?  Leia a resenha até o final.
Um dia vc acorda e 'ops' 13 anos.  Foi isso o que aconteceu com  Lucinda, no livro A garota de treze de Lilian Reis.   Ela tinha os olhos verdes, espinhas, cabelos castanhos enrolados e compridos.  Sempre cheia de energia e ansiosa; exagerada como quase todo adolescente.  Se sentia madura, inteligente e era extremamente curiosa.

Só tinha um problema:  ela odiava estar com essa idade. Afinal nada de legal acontecia a uma garota de 13 anos. Os outros a viam apenas como 'mais uma'.  Não chegava nem perto das meninas super populares da escola.  

Os país eram divorciados.  A mãe, dona Bete, sempre ocupada com os próprios problemas, ou melhor, com os preparativos de seu segundo casamento.  Talvez para compensar a falta de tempo, fazia da vida de Luce, como era chamada, sempre cheia de regras.  O dialogo era a parte mais difícil da relação, não por falta de amor, talvez a falta fosse de 'jeito'.

Luce, dividia os melhores (e piores) momentos com Rafa, a melhor amiga.  Era com ela que trocava segredos e confidências.  Putz, essa Rafa é uma atração à parte, como me diverti com ela. Sempre falavam dos garotos, beijos e livros.  

Bruno, o amigo sempre presente, 14 anos, alto, cabelos castanhos, era apaixonado por Luce.  Mais maduro do que são os garotos nessa idade, acaba conquistando o leitor e fazendo com que, por muitas vezes, você torça para que tudo dê certo para ele no final.  Será que ela algum dia conseguirá vê-lo de um jeito diferente?

Como Luce só tem olhos para os caras mais velhos, desejando deixar de ser a BV, como era conhecida na escola, acaba entrando em muitas confusões,  com a ajuda de Rafa (óbvio).  A história então engrena, principalmente quando ela se apaixona de verdade por um garoto de 18 anos, virando seu mundo de ponta cabeça.  

Noah é um carinha que ela viu tocando em uma loja no Shopping e, desde então, não o tirou mais da cabeça.  Agora, será capaz de tudo para ser notada por ele. Quando as duas resolvem pular de fase e trapacear, não imaginavam que pequenas mentirinhas causariam tantas consequências e confusões. 

O desejo de ser adulta e o medo de não estar preparada; sentimentos confusos quando a mãe resolve se casar e mudar de casa; a relação com os pais; o amigo apaixonado; dúvidas e curiosidades dos adolescentes.  São tantos os temas abordados pelo ângulo de uma adolescente que começa a guiar seus próprios passos, que fica difícil não refletir junto.  Não é um manual de instrução (acredito que nem seja a intenção), mas é uma ótima oportunidade de discutir temas dessa fase da vida.  O livro é leve, divertido, bonito, mas não é fútil.

Por mais que eu goste de livros infanto-juvenis, principalmente aventuras, um romance teen não estava em meus planos.  PELAMORDIDEUS!  Que grande surpresa foi perceber que, depois de um tempo, eu estava totalmente envolvido com todos os personagens.  Lilian Reis escreve de um jeito simples e direto, narrando em primeira pessoa, dando todo um charme na proximidade da personagem com o leitor.  Sua escrita flui naturalmente, captando manias e referências de uma menina de 13 anos, que sonha ter 16.  Confesso que, por fim, até eu já sentia-me cúmplice de tanta trapalhada.  Eu adorei. 

Ficha Técnica:
A garota de treze

http://mundounoeditora.com.br/shop/a-garota-de-treze-kit/Autora: Lilian Reis
Ano: 2016
Páginas: 220
Idioma: português
Editora: Mundo Uno
 


As referências do mundo teen e também uma bem selecionada trilha sonora pode ajudar a entrar no clima da história.  Segue algumas músicas citadas na história.

 Passenger - Let her go



Demi Lovato -  Give your heart a break



 Daughtry - Life After You



OneRepublic - Couting Stars



Viva la vida - Coldplay



Titanium - David Guetta



Meghan Trainor - All About That Bass





40 comentários:

  1. Eu não faço parte do público alvo do livro, mas parece ser uma leitura extremamente fluída e gostosa. Sobre a capa, eu achei ela bem bonita (apesar de não gostar do gênero, amo as capas). Adorei a resenha. Um abraço, e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe. Eu passeio por todos os gêneros, e, fiquei feliz do livro ter superado todas as minhas expectativas. A capa é realmente muito bonita, o livro todo é muito bem planejado.

      Excluir
  2. Oi Evandro
    Confesso que antigamente gostava bastante de livros infanto-juvenis mas abomino um pouco os com cara teen ao invés de fantasia. Já tive duas grandes decepções nessa área e a última foi bem pior pelo fato de ter amado o primeiro livro mas abandonado o segundo por não sentir evolução no enredo (Minha Vida Fora de Série).
    Com relação a Garota de Treze, fiquei bem receoso em ler a resenha pelo título da obra e a capa. Já estava esperando algo bem extremamente teen e foi o esperado. Único detalhe que me animou um pouco foi saber que esse Bruno é maduro para a idade dele (detalhe incomum na nossa realidade).
    É bom recordar essa idade que a Luce vive, os temores da época e tals, mas esse tipo de livro não é muito minha praia. Acabo ficando sem paciência para esperar a evolução dos personagens. Já estou até receoso de ler esse livro por ter medo de que essa Luce não amadureça durante o enredo. :(
    Rafa parece ser uma personagem muito engraçada. Amo amigos assim! kkkk
    Quem sabe em algum momento onde eu esteja com a mente relaxa e aberto a sentir nostalgia acabe lendo esse livro.
    Parabéns pela resenha. Fico feliz que você tenha gostado do enredo mesmo ele também não sendo a sua praia, Evandro.
    Abraços.

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sobre a tracklist: AMEI DEMAIS VER PASSANGER NESSA LISTA!!!! *_* <3

      Excluir
    2. Pois é Bruno, o livro surpreende por Luce, por Noah, e, como não poderia ser diferente, nos remete a muitas coisas que vivemos. No início a autora nos situa no mundo da personagem, mas, aos poucos, a gente acaba se esquecendo que ela só tem treze anos. O fim nos faz esperar mais da história, talvez venha uma continuação. Pelo menos torço por isso. Eu tb gostei de ver Passanger no livro rsrs

      Excluir
  3. Eu me apaixono pela capa depois o conteudo rs otima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a capa é a primeira coisa que analiso tb, depois o títulos, por fim a sinopse. rsrs

      Excluir
  4. Que capa linda, gostei do conteúdo. Acho que é porque eu adoro ler histórias assim. Esse eu realmente quero comprar. Onde eu encontro Evandro?

    Beijos! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória. O livro pode ser comprado na Mundo Uno (vem com um kit, vc vai gostar) http://mundounoeditora.com.br/shop/a-garota-de-treze-kit/

      E também tem na Saraiva http://www.saraiva.com.br/a-garota-de-treze-9296709.html

      Excluir
  5. PELAMORDIDEUS, que resenha super! Amei Evandro. Obrigada! Você foi perfeito! Beijão. Lilian.

    ResponderExcluir
  6. A Lilian é boa mesmo. Mas confesso pra vc que não tenho mais paciência para histórias teen, quando meus filhos eram adolescente eu até lia bastante.
    Gostei da resenha percebe-se que vc realmente gostou. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu acabou se empolgando que até botou vds pra gente curtir hahaha Gostei! rs

      Excluir
    2. Pois é, Marcia. A gente vai lendo e vai passando um filme na cabeça (sou meio diretor, sabe! rsrs), e as referências musicais ajudou a se ambientar na história. Li ouvindo as músicas em cada parte.

      Excluir
  7. Adorei o post, amo livros estilo "diário de adolescente", hahaha. Também gostei da playlist! Muito bom

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ellen. Não coloquei toda a trilha pra não me estender d+ rsrs

      Excluir
  8. Apesar de não ser o estilo literário que eu ando lendo atualmente acho que o livro deve ser bem legal, até porque com essa playlist já ganhou uns pontos aí comigo kkk

    ResponderExcluir
  9. Independente de o público alvo ser para adolescente ou não, a história é muito gostosinha de se ler. Envolvente. Ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, concordo com você, Edna Guedes. É uma leitura muito agradável e não dá vontade parar.

      Excluir
  10. Cara, vc arrasou!!Quem ainda nao tem esse livro, vai querer compra-lo, urgentemente! Legal demais! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cacilda. Que bom que gostou. Mas realmente o livro é muito legal, mesmo pra quem não gosta do gênero, ele é um ótimo presente pra alguém.

      Excluir
  11. Eu amooo livros teens, acredita? Kkkkk
    Já amei a capa de cara e fiquei mega curiosa pra ler!
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  12. Há muito tempo eu deixei de ler livros com temática adolescente, mas esse parece ser realmente interessante. Principalmente porque parece mostrar, de forma bem clara, como a personagem vê o que lhe rodeia. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fábio. O livro aborda temas importantes, sem ser chato e sem querer ditar regras.

      Excluir
  13. Olá, Evandro.
    Passei dos treze há muito tempo, mas é legal ver que as preocupações da protagonista são as mesmas que muitas garotas nessa idade. Eu também já fui assim.
    Legal voceu ter gostado do livro e parabéns pela resenha.
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa, as preocupações são até antecipadas, mas algumas coisas, não mudam jamais. rsrs

      Excluir
  14. Olá, Evandro.
    Em nome da Mundo Uno Editora, muito obrigada pela excelente resenha! Colocar a playlist no final foi uma ideia sensacional.
    Adicionarei sua resenha na lista do site, ok? (http://mundounoeditora.com.br/a-garota-de-treze-resenhas/)
    Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eleonor. Fiquei muito feliz por ter gostado e tb por ter adicionado a resenha no site. Que legal.

      Excluir
  15. PELAMORDIDEUS. Vou comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk É um livro super gostoso de ler, Tiago. Você vai gostar.

      Excluir
  16. Olá Evandro!
    Eu nao sou nem um pouco preconceituosa e leio quase tudo (menos terror pq morro de medo...kkkk) e adorei a dica e o post.
    Amo capas lindas, adoro livros infanto-juvenis, para adolescentes e este acaba de entrar para minha lista
    Arrasou no post, como sempre :)
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Claudia, pelo carinho. Acho que você realmente vai gostar muito desse livro. Super recomendado.

      Excluir
  17. Evandro, mais uma vez a sua resenha me transporta p as páginas de um livro aguçando a minha curiosidade.
    Fiquei bem interessada em saber o que acontece com a Lucinda.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não tem ideia do que acontece no final, rsrs. Muito bom, Cidália. E, pelo que fiquei sabendo, terá continuação.

      Excluir
  18. Olá Evandro, tudo bem?
    Quando vi a história pensei igual a você,que fosse apenas um romance teen.
    Fico feliz em saber que não é bem assim e pode ser que eu leia em algum momento.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Esther. Acho que você não se arrependerá se tiver a oportunidade de ler.

      Excluir
  19. Gostei muito, e espero sinceramente uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora. Eu também desejo muito uma continuação. Foi uma estória que deixou saudade. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo