slide-slick

Resenha - Fim

em quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sinopse:  “Eles são cariocas que se conheceram na praia, foram companheiros de vadiagem em blocos de carnaval, viveram o desbunde doas anos 1960, as festas movidas a álcool, sexo e pó. Suas vidas testemunharam um país que virava de cabeça para baixo em costumes e valores: é esse o pano de fundo dos excessos, separações e arrependimento que compõem as histórias de Fim.
  Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro são figuras muito diferentes, mas partilham não apenas o fato de estarem no extremo da vida, como também no acanhamento dos horizontes. Sucesso, realização pessoal e serenidade estão fora de questão – ninguém parece capaz de colher no fim das contas mais do que um inventário de frustrações.  Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e melancolia. Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?”

Fernanda Torres surpreende em seu primeiro romance, depois de participações em colunas de jornais e colaborações na Revista Piauí.



No livro FIM, a autora/atriz desenvolve de forma magistral as histórias que circulam a vida de cinco amigos que viveram o primeiro carnaval da década de 60 de forma tão intensa, que os tornou irmãos.

O cenário é um Rio de Janeiro de praia, sol, sexo, drogas, amizade, cumplicidade (ou não...).  Como manter essa relação ao longo dos anos, quando a vida de um, chega a fazer parte da vida do outro?

Fernanda Torres dá vida a esses cinco personagens de forma tão natural, que assusta o quanto transita no universo masculino de forma tão espontânea e intensa.  Parece conhecer cada segredo, detalhe ou frustração que, quase sempre, procuramos esconder por detrás de uma dura couraça.  FIM mostra de vários ângulos a vida desses amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro

Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos — mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.


A história não segue uma ordem cronológica, mas uma sequência de acontecimentos lembrados a partir de seus últimos momentos: os amores, desejos, as amarguras, as brigas, ciúmes, os carnavais, traições, as decepções, etc..  É como se os momentos antigos se fizessem presentes como uma doce ou amarga lembrança. 

À medida que novos personagens são introduzidos, descobrimos através deles que existem diferentes versões para os mesmos fatos (por isso, até mesmo os personagens secundários se tornam importantes para o enredo) e a verdade vai se revelando ao longo dos capítulos.  Talvez esse seja o grande charme de FIM Nem tudo é como enxergamos e nem todos nos veem do jeito que somos.

Eu quis esse livro desde a primeira vez que vi e superou minhas expectativas.  O livro tem a alma da Fernanda e isso me atrai. Estou lendo pela segunda vez, e facilmente leria uma terceira, uma quarta...  

O tema nos induz a uma reflexão sobre valores e também sobre a importância de viver a vida em toda sua plenitude.  O humor tem sua presença de forma agradável, assim como o drama não é pesado.

Difícil não terminar a leitura sem se apaixonar por cada um nessa história.  Não existe vilão ou santo, apenas pessoas que amaram ou odiaram como todos nós!



Origem: NACIONAL
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Edição: 1
Ano: 2013  
Encadernação:  BROCHURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Comprimento: 1,20 cm
Peso: 0,26 kg
Nº de Páginas:  208

38 comentários:

  1. Olá!
    O livro dever ser ótimo para refletir, impossível não curtir! E a capa é muuito bonita.
    Adorei a resenha :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refletir, se divertir... tem um pouco de tudo. Esse livro é ótimo!

      Excluir
  2. Uma proposta muito legal essa das diferentes visões entre as personagens. Ótima resenha!
    Beijos!

    Nada Fessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante mesmo, Fernanda! Quando você acha que sabia de tudo, lá vem algo novo!

      Excluir
  3. Este livro parece ser ótimo!
    Te indiquei a um prêmio no meu blog espero muito que goste
    Um super beijo

    http://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, gostoso demais de ler. Obrigado pela indicação, fiquei super feliz, Jéssica. bjao

      Excluir
  4. Oi Evandro! Já tinha visto esse livro e achei a capa super linda! Não imaginava que era um livro cativante dessa forma! Adorei sua resenha

    Grande abraço
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu também adorei este livro, do começo ao fim, de todos os personagens e todos os momentos sejam eles tristes ou bem humorados. Fernanda Torres mostrou através desta obra que tem um enorme talento e merece figurar entre grandes escritores do Brasil.
    Só acrescentaria a descrição do Ribeiro que ele gosta de pegar virgens.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, pois eh, tem esse detalhe do Ribeiro!!! Bem lembrado. obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Esse livro parece bem interessante, um livro que gosto bastante e retrata quase a mesma época é Hilda Furacão, não tenho o costume de ler, mas abrirei uma exceção, vou procurar este livro para ler.

    Meu namorado também escreve, se quiser deixarei o blog dele abaixo do meu aqui.

    http://quedeunatelha.bogspot.com.br
    http://phelipealmeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow, leia sim, é muito bom esse livro, eu realmente gostei muito. Obrigado pela dica do blog do Phelipe, entrei e já to seguindo. Valew

      Excluir
  7. Adorei a capa e o conteúdo é melhor ainda.
    Ótima resenha Evandro!


    Beijo! ❤

    http://umtooquedemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história que te faz querer ler mais a cada página, nos sentimos íntimos dos personagens.

      Excluir
  8. Ah até baixei esse livro pra ler. Nunca li nada da Fernanda Torres.
    Assim que eu estiver "desagarrada" aprendi essa palavra com um carinha aí rs eu vou ler.
    Bjs
    http://www.mundoliterando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk sério que não conhecia "desagarrado"? Leia sim quando tiver "di boa" kkkk

      Excluir
  9. O Fim está na minha lista de leitura para ler da Skoob. Preciso colocar ele como prioridade!rs Ótima resenha.
    www.uberfashionblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar, leia sim. Adorei o jeito da Fernanda escrever.

      Excluir
  10. Olá,gostou muito da resenha,bem clara e fiquei curiosa para ler essa história.Desconhecia esse lado da Fernanda Torres e acredito ser uma história que prende o leitor,grata pela dica.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tania. Precisa conhecer esse lado da Fernanda. É um lado maravilhoso rsrs

      Excluir
  11. Evandro achei a capa linda,gostei muito da história é bem cativante, não sabia a que a Fernanda Torres tinha escrito um livro. Fiquei bastante curiosa pelo livro, Fernanda além de ser uma grande atriz é também uma grande escritora bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela atualmente lançou o terceiro livro já e com críticas bastante positivas. Eu super recomendo.

      Excluir
  12. Evandro adorei a sinopse do livro parece ser ótimo. Fala do dia a dia do jovem dos anos 60, e ate hoje jovens passam por isso. É uma viagem no tempo e na atualidade. Deve ser show o livro.. vou procurar p ler.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Amado parabéns pela resenha, este livro deu uma vontade de ler, eu gosto muito da Fernanda Torres, gosto muito de romance, vou ver se acho para ler, beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  14. top sua resenha a atriz adoro deve ser como todos dela mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fernanda parece maravilhosa em tudo o que faz em termos de arte. Eu sou fã.

      Excluir
  15. Olá Evandro!Este livro tem um pouco de tudo,é bem fascinante e parece bem divertido também,adorei conhecer este romance da Fernanda Torres e certamente é uma história com muitas aventuras desses amigos.Ótima resenha!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Maria José. É realmente um livro fascinante. Eu adorei.

      Excluir
  16. Oi,
    Depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro e de saber mais sobre a história. Eu gosto muito da Fernanda Atriz e acredito que vou gostar como autora também.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  17. Que bom ter superado sua expectativa,é uma história bem envolvente, esse ano pretendo ler mais e esse livro está na minha lista de desejos.abraços

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito do trabalho da Fernanda Torres, e com certeza essa leitura deve ser o máximo, inclusive eu ainda não havia tomado conhecimento sobre essa obra,já vou anotar, será a minha próxima leitura.
    Abraços Evandro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente ainda não conhece esse lado autora que a atriz Fernanda mostrou dominar magnificamente. Se tiver a oportunidade leia que você vai gostar muito.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo