slide-slick

Spharion - As aventuras de Dico Saburó

em domingo, 10 de abril de 2016

Nesse livro, Lúcia Machado de Almeida (famosa por outros sucessos, como o Escaravelho do Diabo, O caso da Borboleta Atíria, e de todas as aventuras de Xisto), nos conta uma história cheia de mistérios e reviravoltas que começa na cidade de Diamantina, famosa por suas minas de diamantes.
Nosso herói dessa vez é o jovem Dico Saburó.  Desde criança ele apresenta poderes paranormais, como mover objetos e até experiências de levitação.  À princípio visto como um pequeno endemoniado, mas aos poucos, os pais entendem que ele era apenas um garoto "sensitivo", de acordo com as explicações do pároco local, tendo como base a parapsicologia. 
Um dia, um crime misterioso acontece  em um dos locais de extração de diamantes.  Um minerador  é encontrado morto, com um importante centro vital do cérebro destruído e com uma misteriosa palavra desenhada com tinta azul em seu rosto: SPHARION FF.
Dina Saburó, irmã de Dico, é uma jovem com gênio forte, que acaba se apaixonando pelo jovem jornalista Pedro, que vem à cidade investigar os acontecimentos.  O lado romântico da história fica por conta desses dois.


Em meio à toda essa confusão, pequenas pedras de diamantes são roubadas, e a cidade agora está em risco com a estranha figura de um homem baixo, magro, discretamente vestido, usando óculos sem aro e um estranho cilindro na cabeça, que circulava pelos arredores.

Chega na cidade o famoso inspetor Pimentel, já velho conhecido do livro O Escaravelho do Diabo, pra ajudar a descobrir quem andava matando pessoas e roubando diamantes de pequeno valor.
E então, Dico, Pedro e o Inspetor Pimentel se unem numa implacável perseguição pra desvendar todo o mistério, correndo grandes riscos pra capturar o assassino que tem um terrível plano que envolve a cidade.  E Dico usará agora todos os seus poderes contra esse criminoso.
Ondas eletromagnéticas, diamantes, carbono 14, paranormalidade, antigos filósofos, alquimia e física avançada, são somente alguns dos assuntos que envolvem essa história.
Eu sempre quis  ler esse livro; o título e a capa sempre me encheram de curiosidade. Sempre achei que Spharion fosse o herói e, no entanto, é o grande vilão. A história tem um grande mistério, mas o final deixa muito a desejar.  A forma escolhida pela autora para explicar e trazer ao leitor a solução dos mistérios e nos mostrar o assassino, é rápida  e técnica, deixando pouco espaço para emoção.  O grande confronto tão esperado, também não se desenvolve com bom ritmo.  Talvez tudo tenha sido muito fácil!

Ano: 1994
Edição: 9ª
Número de Páginas: 126
Editora: Ática - Série Vaga-lume

(por Evandro de Oliveira)

22 comentários:

  1. Aiin agora fiquei na curiosidade por esse livro! Já disse a vocês que as resenhas são ótimas ne?! Vou me inspirar em vocês para fazer as minhas lá do blog kkkk, eu estou louca para ler o escaravelho do diabo, quero muito esse livro! E eu marquei vocês em uma Tag lá no blog:

    http://www.apenasgiz.com.br/2016/04/tag-mais-um-leitor.html?m=1

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Hellen! Eita elogio bom d+ rsr Ainda mais vindo de um blog que tanto admiramos e nos inspiramos, como é o caso do seu. Felicidade é pouco pra descrever o seu comentário pra nós!!! E quanto à tag, responderemos com prazer! valew pela indicação.

      Excluir
    2. Olá, a história mistura o sobrenatural e a realidade.

      Excluir
  2. Já quero ler! Parabéns pela resenha!
    olhosentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu tenho até alguns livros...mais super interessei em saber mais desse livro e tbm sobre a autora...Parabéns aqui tem valiosas dicas!cheiiiiro...
    www.btomporfavor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mari. Sempre tem um livro da Vaga-lume por aí. rsr

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha amei!
    Beijos
    https://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Jéssica!
      Se você gostou dessa, continue nos acompanhando, muitas novidades estão por vir, mais resenhas bacanas.
      Beijos

      Excluir
  6. Aff, odeio ler resenhas quando não tenho money pra comprar o livro, haha. Tô adorando o blog, sério!! Sucesso, viu?! Beijão ❤

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!! kkk Minha lista já tá maior que minhas posses. Tb tô perdido! Obrigado pela visita! Seguindo seu blog!

      Excluir
  7. Oioi! Eu adoro os livros dessa coleção, lembro que li esse livro quando era adolescente e lendo a resenha me lembrei do quanto gostei. Adorei o blog de vocês e estou seguindo!
    Beijinho

    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Roberta! Eu também adoro os livros da coleção. É um universo maravilhoso essa coleção.

      Excluir
  8. Adorei saber um pouco da história, confesso que pela capa eu não o leria, mas depois da resenha sim.
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que merecia uma capa melhor. rsrs Só fui entende-la depois de ler o livro. kkkk Eu achava que era um mergulhador.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo