slide-slick

Resenha : O Xangô de Baker Street

em sexta-feira, 4 de março de 2016


Nesse incrível romance de Jô Soares, figuras reais de nossa história e personagens famosos da ficção se encontram na cidade do Rio Janeiro em pleno século XIX, mais precisamente no ano de 1886.  



O misterioso roubo de um raríssimo violino Stradivarius, presente do Imperador D. Pedro II à jovial viúva baronesa de Avaré, Maria Luíza Catarina de Albuquerque, é o pontapé inicial para uma onda de crimes na cidade.

Na sequencia, uma pálida figura toda vestida de negro, chapéu e uma capa que chegava aos pés, assassina uma jovem prostituta com requintes de crueldade, o que se tornaria um ritual estranho e macabro, tornando-lhe o que viria a ser o primeiro Serial Killer do Brasil.



A cidade estava agitada com a visita da grandiosa atriz francesa Sarah Bernhardt, para uma longa temporada nos teatros do Rio de Janeiro.  No intuito de evitar que o roubo do violino chegasse aos ouvidos populares e não chateasse a Imperatriz, D. Pedro II evita o envolvimento da polícia e seguindo um conselho da atriz, chama o famoso detetive Sherlock Holmes, amigo intimo de Sarah, para um passeio às terras brasileiras.

Começa aí uma aventura da vida de Holmes que Conan Doyle jamais contou.  Sherlock Holmes, desembarca por aqui, acompanhado do seu fiel escudeiro Dr. Watson, no intuito de descobrir o paradeiro do violino e também se envolve na busca para capturar o misterioso assassino.  Basta saber se nosso herói terá sucesso por aqui, mas uma coisa posso garantir, esse Serial Killer se tornou muito conhecido na história (rsrsrs).

Tudo isso regado a muito humor e situações extremamente diversas, colocando o detetive em meio a sessões de candomblé, Pai de Santo, feijoadas e vatapás, corridas de cavalos, cannabis e muito mais.   O clima tropical faz, até mesmo, nosso querido detetive  se apaixonar loucamente por uma típica mulata brasileira.  

O livro mostra como surgiu a nossa famosa caipirinha e alguns segredos que a historia jamais permitiria revelar…  rsrs  

Com toda pompa que vivia a monarquia e os artistas boêmios retratados, você vai se divertir muito ao ver o outro lado da história e conhecer um pouquinho mais de personagens que você antes só via nos livros escolares.  Além dos já citados, você tem nessa história Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, José do Patrocínio, entre outros.  

A proposta de Jô Soares é muito interessante e muito bem desenvolvida.  O livro se tornou leve, bem humorado e com uma história e personagens simplesmente fascinantes.  Você vai se divertir muito e ajudá-los a resolver todo esse mistério, e com certeza se surpreender com seu desfecho.

A única reclamação que tenho é chegar ao fim do livro e querer mais.... 

Para os que se interessarem tem a adaptação feita para o cinema.  O filme tem direção de Miguel Faria Jr. e é uma produção luso-brasileira de 2001.

Lembrando que esta é uma obra de ficção e mesmo os personagens históricos apresentados são tratados de forma ficcional.

Título: O Xangô de Baker Street
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras

Ano: 1995
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 352 páginas

12 comentários:

  1. Olá, acabo de te indicar para responder uma tag !
    http://propositofeminino.blogspot.com.br/2016/03/respondendo-tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  2. Eu ri demais com o watson incorporando a pomba gira,hilário! tsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Márcia Lopes... E a caipirinha então?! Assisti ao filme tb, mas o livro tem detalhes que o filme não deu conta kkkk

      Excluir
  3. Olá novamente! Sim, estou explorando o blog.
    O primeiro livro de Jô Soares que li foi o mais novo dele, "As Esganadas", que sobre um serial killer também, um cara que só mata mulheres gordas. Achei a história hilária, e adorei o fato de que ele revela quem é o cara e quais são os motivos dele já no começo da história! Fica faltando os detetives sacarem tudo!
    Depois, li "O homem que matou Getúlio Vargas" e "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras", só falta ler esse. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bommm que tá explorando tudo rsrs adorei! Quero ler toda essa lista, principalmente esse As Enganadas. Deve ser ótimo pelo que diz.

      Excluir
  4. Amei a resenha kkk! Nunca tive muito interesse em ler esse livro, mas sua resenha mudou a minha opinião sobre ele. Parabéns pelo post :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito bom, Letícia. Você vai gostar. E por coincidência, hoje li em seu blog o post sobre Conan Doyle, o criador do nosso querido Sherlock Holmes.

      Excluir
  5. Nossa que demais, curti, Sherlock Holmes no Brasil, quem diria, hahaha, a história deve ser muito legal mesmo.

    www.vestigiodelivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, vou confessar aqui que tinha receio de ler um livro do Jô...admiro ele demais...e fica aquele medo de não ser tão bom assim...sei lá coisa da minha cabeça...mas depois deste post...estou procurando online pra comprar...bjs...espero mais dicas boas aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo, mas na dúvida, confira em formato digital pra ver se gosta. Mas posso acredito que vc vai se surpreender.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo