slide-slick

A grande Virada

em sábado, 20 de fevereiro de 2016


Valéria era uma adolescente de 15 anos.  Assim como acontece com muitos jovens, a relação com os pais era cercada de conflitos.  Ela gostava de jogar futebol na escola e era uma ótima jogadora, mas os pais sonhavam com outro futuro pra ela. 
A amiga Roseli e o namorado Rodrigo, fiéis companheiros de Val, acabam aceitando um “cigarrinho qualquer” de Silvio Maluco, que vendia drogas no bairro.  O que parecia algo inocente, acabou levando Valéria e Roseli à situações complicadas.   O namorado, sem conseguir afasta-las desse meio, acaba tirando o time de campo.
Uma grande tragédia ocorre na família de Val e ela se afasta ainda mais da mãe.  Esse foi só o começo para ela experimentar drogas mais fortes.  (imagina se fosse atualmente, com a quantidade enorme de drogas por aí).
Depois de altos e baixos, Valéria se dispõe a dar a Grande Virada, como bem diz o título do livro.  Resolve, com o apoio da mãe, se internar em uma clínica de recuperação para viciados.  Após uns meses, incentivada por Fernando, encarregado da recreação, consegue um teste em um grande time de futebol, o Portuguesa.
Quando tudo parecia bem, um fantasma do passado vem cobrar um acerto de contas com Valéria. 
O livro mostra que é possível, com muito esforço e dedicação, se livrar do vício com drogas; mas também mostra que nem todos conseguem.  O esporte é colocado como um incentivo à recuperação e um aliado importante, junto com outros acompanhamentos. 
O autor retrata a violência e a forma como o vício atinge todas as classes sociais.  É uma ótima opção de leitura, que serve de alerta para todos nós.

Editora: ÁTICA
Coleção: Vaga-Lume
Segmento: Literatura juvenil
N° de Páginas: 142

(por Evandro de Oliveira) 

10 comentários:

  1. Este livro fez parte de minha adolescência, o conheci através de um trabalho de escola. Enquanto meus amigos não gostavam de leitura, eu adorava, lia sem me sentir obrigado. História linda, marcante, jeito leve de tratar um tema tão complexo. Parabéns pela resenha Evandro, gostei muito!!

    turistteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valew Turistteiro. Esse livro é bem legal mesmo e com um tema legal de se discutir.

      Excluir
    2. Que bom saber que esse livro fez parte da infância de muitas pessoas.

      Excluir
  2. Esse ainda não li, mas gostei da resenha, vou procurar para ler.
    Parabéns pela resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, Letícia. Tem muitos da série vagalume que ainda quero ler.

      Excluir
  3. Também não li esse. Parece que além de entreter tem o compromisso de levar uma mensagem de incentivo. Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse não era um dos mais conhecidos, é uma história simples, mas trata de temas sérios, drogas, trafico, etc. Tem uma boa mensagem no final.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Os livros da coleção vagalume são realmente deliciosos de acompanhar. Obrigado pela visita.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo